Como plantar e cuidar de violetas: dicas simples para a violeta florir e deixar o seu jardim mais belo

Confira, aqui, dicas de como plantar e cuidar de violetas, contribuindo para que cresçam saudáveis e bonitas!

As violetas são plantas pequenas, delicadas e vistosas, que possuem boa capacidade de adaptação a ambientes internos. Além disso, podem florir durante todo o ano e se destacam por terem preço acessível, seja de compra, plantio ou manutenção.

Como plantar violeta?

Como plantar e cuidar de violetas: dicas simples para a violeta florir e deixar o seu jardim mais belo

Plantar violeta é mais simples do que muitos pensam! O plantio pode ser diretamente no chão ou em vaso e não há muitos segredos. É preciso que o solo seja leve, com boa drenagem, para evitar o acúmulo de água.

Se optar por plantar no vaso, escolha um com sistema de drenagem e um substrato de boa qualidade. Veja um passo a passo para plantar violeta no vaso:

  1. Escolha um vaso com sistema de drenagem;
  2. Prepare o vaso com terra e substrato arenoso adequado para plantar violeta;
  3. Plante sementes ou uma folha sadia de violeta, sem afundar muito;
  4. Faça a rega tomando o cuidado de não deixar a terra encharcada.

Onde deixar a violeta?

Recomenda-se mantê-la próxima de janelas, mas protegida da incidência solar direta, pois os raios solares podem queimar as folhas e flores da planta. E como saber se o local que pretende deixá-la é ideal? Basta acompanhar as características da violeta.

Se a planta não receber luminosidade suficiente, ela não floresce e produz folhas com caules muito longos. Caso receba excesso de luz, terá uma aparência atrofiada, com folhas frágeis e caules muito curtos, além de folhagem pálida.

De maneira geral, as violetas que têm folhas verde-escuras com talos longos precisam de níveis de luz mais elevados. Já as que possuem folhagem verde-clara demandam níveis mais baixos de luminosidade.

Qual a temperatura ideal para manter a violeta?

como cultivar violetas

Manter as violetas numa área com temperatura ideal também é um dos principais cuidados quando estão no jardim ou no vaso. Se o clima não for perfeito, há um prejuízo ao crescimento e florescimento das plantas.

Sempre que possível, escolha um lugar fresco no verão e protegido contra o vento e frio no inverno. Normalmente, parapeitos de janelas são bons locais para manter as violetas, pois recebem sol e calor de forma indireta, por meio do vidro.

Como regar a violeta?

A violeta é sensível ao excesso de água, pois tem raízes muito finas. A água em demasia pode fazer com que a planta apodreça. Por isso, recomenda-se a rega com cuidado, sempre verificando se a terra está seca.

Caso apresente qualquer sinal de umidade, deixe para fazer a rega em outro dia. De maneira geral, recomenda-se a rega com intervalo de um ou dois dias, para evitar que a terra fique encharcada.

Ao realizar a rega, tome o cuidado de não molhar a folha. Quando isso ocorre com frequência, as folhas ficam moles e pode haver um comprometimento do desenvolvimento da planta.

É preciso adubar a violeta?

violetas em vaso

A indicação é que faça a adubação, sempre considerando o pH numa faixa entre 5,8 e 6,5. O substrato deve ter misturas ricas em matéria orgânica, abrangendo 50% de sólidos, 25% de ar e 25% de água.

Se usar um adubo químico, o NPK 4-14-8 ou os que são específicos para violetas são os ideais. O uso deve ser a cada três meses, no mínimo, para ter bons resultados no desenvolvimento das plantas.

O que fazer quando as violetas estão morrendo?

Não sabe o que fazer quando estão morrendo as violetas? Seu passo principal é averiguar a possível causa desse problema. Verifique se a terra está seca e, em caso positivo, faça a rega.

Analise se há proliferação de fungos ou pragas que podem prejudicar o crescimento e floração da violeta. Na maioria dos casos, recomenda-se o uso de biofungicidas para eliminar o problema, a limpeza ou aplicação de venenos, como o acaricida.

Dicas extras para cuidar da violeta

violetas
  • Evite o uso de água com cloro nas regas, para evitar danos à planta;
  • Dê preferência para vasos de barro, que evitam o acúmulo de água;
  • Faça a poda da violeta, dica que costuma ser mais indicada quando o cultivo é diretamente no chão, conseguindo eliminar caules e folhas problemáticas;
  • Evite utilizar prato debaixo do vaso, pois não possibilita o escoamento da água da rega. Com isso, a terra pode ficar encharcada, o que prejudica o crescimento da planta, podendo fazer com que morra.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário