Início » Plantando » Como plantar manjericão? Dicas para o cultivo saudável e correto dessa hortaliça

Como plantar manjericão? Dicas para o cultivo saudável e correto dessa hortaliça

O manjericão conta com um aroma e sabor que se fazem indispensáveis em diversas receitas. Por causa disso, muita gente faz questão de plantar manjericão, mas para isso é preciso seguir algumas dicas para fazer o cultivo do jeito certo.

Dessa forma, você tem esse ingrediente maravilhoso à sua disposição em todos os momentos necessários.

Escolha o vaso

vaso com manjericão

Se você plantar o manjericão em vaso, precisa saber desde já que a planta costuma atingir aproximadamente 40 cm de altura. Há casos em que ela pode chegar até mesmo a 60 cm de altura.

Nesse sentido, o vaso ideal para essa planta tem que ter, pelo menos, 20 cm de diâmetro.

Mas, claro, você também tem a possibilidade de fazer o cultivo do manjericão diretamente no solo, no jardim da sua casa. Inclusive, fazer isso é até mesmo um investimento, considerando que o cheiro do aroma tende a afastar pragas, sendo ótimo para auxiliar no controle delas.

Pense bem sobre o local

pés de manjericão

Uma coisa que você precisa ter em mente quando for fazer o cultivo de manjericão, seja em um vaso ou diretamente no solo, é que essa é uma planta que gosta de tomar sol.

Isso quer dizer que se você escolher um local em que a planta possa tomar bastante luz solar ao longo do dia, tem chances de ela se desenvolver mais rapidamente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Em geral, o manjericão também se dá bem em locais sombreados, mas é bom ter em mente que, se você priorizar um lugar bem iluminado e com sol direto, terá sucesso facilmente.

O que o manjericão pode precisar é de 6 horas diárias. Isso é o suficiente para essa planta ter um bom desenvolvimento.

Faça a rega diária

rega de vaso com manjericão

Já comentamos que o manjericão é uma planta que gosta de tomar sol. Desse modo, você precisa regar o solo para evitar que ele seque.

Veja também: 8 truques que te ajudam a cuidar das plantas de um jeito que você nem imaginava

Tenha mais atenção ainda nas estações mais quentes, como no verão e da primavera.

Só tome muito cuidado para não acabar deixando o solo encharcado. Lembre que o que ele precisa é de água para poder ficar úmido. Se você exagera na quantidade, pode colocar em risco a qualidade do solo, que estará propenso a fungos e bactérias.

Adube a sua muda

Antes de tomar qualquer decisão sobre plantar manjericão, tenha consciência de que essa é uma planta exigente. Sendo assim, você deve procurar enriquecer o solo com matéria orgânica.

Ou seja, a adubagem não pode ser ignorada e deve ser feita de maneira regular, com compostos naturais, de preferência. O que será uma boa opção será escolher húmus de minhoca. Também dá para pensar em adubos feitos em casa.

Nesse sentido, você pode considerar aproveitar a borra de café, por exemplo. No mais, você também deve procurar manter o solo bem arejado e bem drenado.

Controle as pragas

pessoa cortando folhas de manjericão

O manjericão costuma sofrer ataques de cochonilhas, assim como também pode sofrer ataques de pulgões.

Se a ideia é prevenir esse tipo de ataque, é importante que você aplique repelentes naturais nas folhas e no solo, se for possível.

Caso perceba que a planta está sendo atacada, o que você pode fazer é remover as partes mortas. Ao fazer isso, você estará estimulando o crescimento das áreas saudáveis da planta.

Indo além, você pode adicionar a terra ao redor da planta até que 2,5 cm do topo da terra estejam levemente úmidos. Tome cuidado para não acabar encharcando a área.

Faça a colheita

manjericão em canteiro

Você tem a opção de começar a colher após, mais ou menos, 2 meses de plantio. Ou, se quiser garantir que ela terá se desenvolvido mais quando você fizer a primeira colheita, dá para aguardar o plantio completar 3 meses.

Isso porque, passado esse período de 2 meses, o manjericão tende a estar minimamente desenvolvido. Se você conseguir esperar mais um mês, a segurança de ter novas folhas em breve é maior.

Em geral, a colheita do manjericão é contínua, o que significa que você não precisa se preocupar tanto, pois não existe um momento exato para realizá-la, contanto que tenha um desenvolvimento aí. Sempre que for preparar uma receitinha especial em que queira adicionar a folha dessa planta, você poderá colher.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.