Como plantar morango em vaso; o passo a passo correto para ter essas frutas deliciosas

Confira, aqui, um passo a passo completo de como plantar morango em vaso e tenha fácil acesso a essa fruta!

O morango é uma fruta que sempre faz sucesso. Não é para menos, afinal, é saborosa e vai bem em doces, sobremesas especiais e bebidas, como sucos e drinks.

O problema é que se trata de uma fruta com preço relativamente alto. No entanto, dá para cultivá-la em casa, em vaso, passando a ter morango sem gastar uma pequena fortuna nele.

Mas afinal, como plantar morango em vaso? A seguir, damos todas as dicas para cultivá-lo corretamente, garantindo frutas bonitas e saudáveis. Acompanhe!

Dicas para plantar morango em vaso

Como plantar morango em vaso; o passo a passo correto para ter essas frutas deliciosas

Recomenda-se que siga um passo a passo para ter sucesso no cultivo da fruta. Abaixo, você confere quais são as etapas essenciais e o que fazer em cada uma delas:

Escolha o vaso perfeito

Usar o vaso perfeito contribuirá para que a planta cresça de maneira saudável, dando frutos mais bonitos. O ideal é que o recipiente tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade.

Além disso, também é importante conferir a dimensão do vaso. Como se trata de uma planta pendente, não dá para deixá-la em um vaso muito pequeno.

Dê preferência para os que são amplos e plante as sementes na beirada do vaso. Dessa maneira, a planta terá mais espaço para se desenvolver e crescer, com chance de pegar e de gerar frutos bonitos.

morangos em vasos

Outro ponto importante sobre os vasos é que eles precisam ter furos para drenar o excesso de água de regas. Evite o uso de pratinhos embaixo do vaso, para assegurar o correto escoamento da água.

Prepare o substrato

O substrato é a terra utilizada para plantio do morango. Indica-se que seja rica em nutrientes e que use adubo orgânico ou fertilizantes na sua preparação.

Tais produtos são encontrados facilmente em lojas especializadas em plantas. Basta colocá-los junto à terra para garantir que a planta tenha todos os nutrientes necessários para que cresça forte e saudável.

plantar morango

Plante as sementes ou mudas

Existe a possibilidade de plantar sementes ou mudas de morango. Recomenda-se que sejam enterradas a aproximadamente 10 centímetros de profundidade, com espaço de cerca de 15 centímetros entre cada uma.

Vale lembrar que se recomenda o plantio na beirada do vaso, pois o morango se adapta melhor como planta pendente, tendo maior facilidade de crescimento e de desenvolvimento de frutos.

Mantenha o vaso em um local ideal

Escolher o local perfeito para manter o vaso é essencial, pois contribuirá para que a planta cresça corretamente, gerando frutos. O ideal é manter o vaso em um lugar de clima ameno, que receba incidência do sol direto durante quatro horas.

morangos em vaso suspenso

Dê preferência para o sol do começo da manhã ou final da tarde, pois é mais suave e evita o surgimento de folhas queimadas ou o comprometimento do desenvolvimento da planta.

Faça regas regulares

A rega é um dos principais cuidados que se deve ter com a planta. Nos primeiros dias, que é quando acontece a germinação, a planta está frágil. Nesse período, as regas devem ser feitas diariamente ou a cada dois dias.

Quando a planta atingir cerca de 15 centímetros, é possível espaçar as regas, realizando-as somente quando identificar que a terra está um pouco mais seca.

plantação de morangos em vasos

Um detalhe importante: não se recomenda o excesso de água ao regar a planta. A terra deve ficar úmida, mas não encharcada. Água demais pode apodrecer as raízes da planta, bem como pode levar ao surgimento de pragas e doenças.

Confira dicas extras sobre como plantar morango em vaso

  • O morango se desenvolve melhor se não entrar em contato com terra do jardim ou vaso. É justamente por isso que se recomenda seu plantio na beirada do vaso. Também dá para fazê-lo em suportes;
  • A planta é perene, portanto, vive durante todo o ano. No entanto, costuma dar frutos somente na temporada de outono / inverno, entre os meses de maio e agosto;
  • Depois da colheita de frutos, recomenda-se que siga os cuidados de rega e poda para manter a planta verde e saudável. Dessa forma, conseguirá ter novos frutos na próxima temporada de outono / inverno;
morangos plantados em vaso

Caso a planta fique doente ou com pragas, use defensivos naturais encontrados facilmente em lojas especializadas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário