Como Plantar Orquídeas: Diferentes Espaços para Cultivar

À partir de uma muda é possível cultivar uma das mais belas flores em casa, as orquídeas. Estudos apontam que as orquídeas foram as primeiras plantas de floração que evoluíram no planeta terra.

Todavia, essa obra prima da natureza possui diversos tipos, são elas:

  • Orquídeas Cattleya Violacea, Cattleya Aclandiae, Cattleya Loddiglossa;
  • Orquídeas Phalaenopsis Lilás, Phalaenopsis branca e Phalaenopsis amarela;
  • Orquídeas Dendrobium em rosa e amarelo, Dendrobium Kingianum, Dendrobium amarela;

Existem mais de 30 mil espécies de orquídeas no meio ambiente. As chamadas orquídeas brasileiras são: Orquídea Cattleya Júlio Conceição, Orquídeas Cattleya Labiata (Rainha do Nordeste) e a Orquídea Cattleya Intermédia.

Como e onde plantar as orquídeas?

As orquídeas são flores que rendem muito assunto, afinal, com todas essas espécies, fica impossível não querer conhecer todas as elas. De uma beleza única, singular, rústica e elegante, essa planta pode ser cultivada em vasos, árvores ou casca de árvores. Confira à seguir:

Como plantar orquídeas em vasos?

Como Plantar Orquídeas: Diferentes Espaços para Cultivar

O plantio das orquídeas não é tão difícil como parece, a única coisa que você precisa ter, é muita paciência, uma vez que a planta demora cerca de 1 ano para florescer.

Essas flores ficam bonitas em qualquer lugar, seja no jardim, varanda, sala de estar, sala de jantar ou qualquer outro cômodo da casa. Eis uma boa razão para começar agora mesmo a cultivar essa charmosa planta.

  1. O primeiro passo, é escolher um vaso que tenha furos no fundo e nas laterais, a ventilação é extremamente necessária para o desenvolvimento da flor;
  2. O vaso pode ser de madeira, plástico ou barro, não importa;
  3. No fundo do vaso, adicione um pouco de brita lavada, pedaços de tijolos ou pedras, isso serve para melhorar a drenagem;
  4. Não esqueça que o vaso precisa ser proporcional com o tamanho da orquídea, você pode medir a planta com o fundo do vaso, sempre deixe 2 dedos de sobra nas bordas;
  5. Adicione um substrato, geralmente o mais usado é a casca de pinheiro;
  6. Algumas pessoas, gostam de colocar um suporte de madeira para que a orquídea fique ereta;

Deixe o vaso em um lugar ventilado e sombreado, devem ser regadas de vez em quando, só quando estiverem secas da umidade natural delas.

Jamais use pratos com água para deixar embaixo da orquídea, essa planta não gosta de água parada na raiz.

Como plantar orquídeas em árvores?

Como Plantar Orquídeas: Diferentes Espaços para Cultivar

Por ser uma planta rústica, a orquídea pode ser plantada em qualquer lugar, inclusive em árvores, essa forma se assemelha muito com o seu habitat mais natural.

É indicado dar preferência as árvores que possuem muitas folhas no verão, pois elas protegem as orquídeas dos raios solares. Além disso, árvores que possuem troncos que descamam, não são apropriadas.

O plantio nesse caso, é muito simples.

  1. Coloque a muda de orquídea em uma fibra de coco e amarre com um cordão para proteger e manter ela úmida para enraizar. É ideal não usar artigos que sufoquem a raiz, por isso, é mais indicado fibras naturais, tecidos e meia calça;
  2. Amarre a orquídea na árvore (tronco), utilize um arame ou barbante;
  3. Não é necessário regar.

No entanto, nem todas as espécies de orquídeas conseguem se desenvolver nas árvores, apenas as orquídeas epífitas podem ser cultivadas dessa forma, pois as espécies consideradas terrestres não possuem raízes que possam aderir aos troncos.

Como plantar orquídeas em casca de árvores?

Como Plantar Orquídeas: Diferentes Espaços para Cultivar

É uma combinação rústica e elegante para qualquer ambiente plantar as flores na casca de árvore. O procedimento é muito fácil:

  1. Pegue a casca da árvore e faça 2 furos no fundo, se for muito duro, você vai precisar de uma broca;
  2. Peque a muda da orquídea e faça uma amarração na raiz com o musgo (Sphagnum), ele manterá a planta úmida para se desenvolver. Use um tecido de fibra natural para envolver a raiz e o musgo e amarre com barbante;
  3. Coloque a orquídea com essa amarração dentro da casca de árvore.

Lembre-se de deixar em um lugar ventilado, assombreado e regar somente quando há necessidade. Para testar se a planta precisa de água, coloque a mão na raiz, se perceber que ela ainda tem umidade natural, não regue, pois pode ocorrer o apodrecimento da mesma.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply