Conceito Aberto – As dicas de “Irmãos a Obra” na organização da sua casa

Confira, aqui, o que é conceito aberto e quais são as principais dicas dos Irmãos a Obra para adotá-lo em seu lar!

Quem já assistiu ao reality show Irmãos a Obra já deve ter visto que o conceito aberto é um dos queridinhos deles na hora de decorar e é uma forte tendência.

Ainda não sabe o que é conceito aberto? Então, continue a leitura e descubra do que se trata e dicas do programa para melhorar a decoração e organização de sua casa!

O que é conceito aberto?

Conceito Aberto - As dicas de "Irmãos a Obra" na organização da sua casa

Trata-se de um conceito de decoração e organização que tem menos divisórias de ambientes, portanto, tem menos paredes para dividir o espaço.

É o caso de imóveis com cozinha, sala de estar e sala de jantar juntos, tudo em um só espaço, sem divisórias. A delimitação dos espaços é feita com móveis ou acessórios de decoração.

Um detalhe importante: o conceito aberto abrange somente a área de convivência, portanto, sala e cozinha. Ele não se aplica às áreas de descanso (quarto), pois a ideia é manter a privacidade.

Quais são as vantagens do conceito aberto?

O conceito aberto na decoração e organização proporciona vantagens especiais que fazem valer a pena implementá-lo em seu lar.

casa com conceito aberto

Veja, a seguir, quais são as principais:

Espaço mais amplo

Uma das vantagens mais expressivas do conceito aberto é conseguir a impressão visual de que o espaço é mais amplo e maior do que realmente é.

Por isso, esse método de decoração e organização de espaços é perfeito para imóveis pequenos! Ele permite a integração dos ambientes e se tem a impressão de uma área grande, mais iluminada e arejada.

Mais dinamismo para a área

Quando o espaço é aberto, é possível torná-lo muito mais dinâmico! Dá para cozinhar enquanto assiste ao seu programa de TV favorito, bem como jantar e conversar com quem está na cozinha ou sala de estar.

Maior socialização

Com o conceito aberto é possível ter maior socialização no espaço, sem deixar as pessoas separadas em cada cômodo. Esse método integra áreas e pessoas, melhorando relacionamentos na própria família, por exemplo. Além disso, é perfeito para ficar de olho nos filhos enquanto realiza outras atividades, como cozinhar.

Como adotar o conceito aberto em sua casa ou apartamento?

Adotar o conceito aberto em seu lar é mais simples do que muitos pensam. A seguir, damos as principais dicas dos Irmãos a Obra para integrar ambientes e deixar a decoração incrível.

casa em conceito aberto

Confira:

Derrube paredes e tire divisórias

Seu primeiro passo é derrubar paredes e tirar eventuais divisórias que estejam na cozinha e sala. Mas atenção a um detalhe: algumas paredes são estruturais, portanto, não podem ser derrubadas.

Justamente por isso é muito importante contratar um profissional habilitado para realizar esse trabalho. Ele analisará a planta do imóvel e verificará o que é possível fazer para integrar os ambientes.

Se não tiver um profissional fazendo esse trabalho, há um grande risco de danificar a estrutura do imóvel, tendo muito mais gastos com consertos. Por isso, não deixe de consultar um profissional (arquiteto ou engenheiro).

cozinha conceito aberto

Escolha uma cor clara predominante

A cor clara dá sensação de amplitude quando utilizada de forma predominante em todo o ambiente. Por isso, essa dica é perfeita se quiser garantir uma harmonia visual e um espaço com a impressão de que é maior.

É interessante, por exemplo, manter a cor clara na parede e revestimentos de toda a área, utilizando móveis e acessórios de decoração para dar pinceladas de cor para o ambiente.

Faça divisões de ambientes de maneira inteligente

Quer evitar ar de bagunça, sem saber exatamente onde começa ou ter um espaço? Neste caso, recomenda-se fazer divisões de ambientes de maneira inteligente, usando móveis ou acessórios de decoração.

Uma boa dica é usar balcão na cozinha, delimitando o espaço com a sala de estar ou jantar. Também dá para usar aparadores e buffets entre a sala de estar e a de jantar.

Outra dica é abusar dos tapetes para limitar o espaço. Use um diferente na sala de estar e de jantar. Há, ainda, a possibilidade de usar luminárias ou itens de iluminação diferenciados em cada um dos espaços.

Trabalhar com cores também é interessante. Por exemplo, mantenha o branco predominante em todo o espaço e em cada área utilize um tom específico e suas variações. Uma sugestão é escolher tons de verde para uso em cada um dos espaços.

Para você entender – FAQ resumo sobre “Conceito Aberto”

Entenda mais sobre o “conceito aberto” e como aplicá-lo na decoração e organização da sua casa. Essas perguntas são as mais comuns entre as pessoas que buscam entender mais sobre esse assunto.

Como fazer conceito aberto?

Para fazer o “conceito aberto” na organização da sua casa você deve estar preparado para se desfazer de paredes e divisórias que separam os ambientes. A integração é a palavra-chave para colocar em prática o conceito aberto, transformando os ambientes em um único espaço.

Essa aplicação funciona, principalmente, para juntar sala, sala de jantar e cozinha, fazendo deste ambiente um só lugar.

Como fazer conceito aberto?

Como decorar conceito aberto?

Existem diversas formas de inserir uma decoração que faça sentido com o conceito aberto. Por exemplo, com a saída das paredes como divisórias, móveis baixos podem ocupar esse papel, demarcando os locais específicos de cada ambiente – lembrando que o conceito aberto não faz do local um só, ele apenas derruba as paredes e facilita a transição e a vivência entre as pessoas.

Outro fator importante para o resultado final é deixar todo o ambiente aberto com o mesmo tipo de piso e o mesmo nivelamento, pois assim você consegue dar harmonia e continuidade que o conceito aberto precisa.

E atenção com as cores: cada ambiente dentro do conceito aberto precisa ter sua característica própria, porém, elas precisam se conectar dentro de um conceito que seja único, por exemplo, as cores (que não precisam ser as mesmas, mas precisam fazer sentido).

Como decorar conceito aberto?

O que é cozinha de conceito aberto?

A cozinha de conceito aberto é quando esse cômodo da casa não está isolado do restante, separado por paredes e portas. Na cozinha de conceito aberto há a integração com outros ambientes da casa, principalmente a sala de jantar e sala de estar.

Essa cozinha também é conhecida como “cozinha americana” e tem como a característica mais forte a presença de um balcão central que pode ser no conceito de ilha ou conectado a uma parede.

O que é cozinha de conceito aberto?

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário