Copo-de-leite – Características, Significado e Cultivo desta flor exótica

Muito bonita, a flor do copo-de-leite é muito utilizada na decoração de interiores e em jardins. Porém, lembre-se de sua toxicidade! Não sabia?

Descubra agora as características desta linda planta para identifica-la, qual o significado da flor e os cuidados para o cultivo!

copos-de-leite brancos em jardim

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIA?]

Copo-de-leite: exótica e harmônica

O copo-de-leite é uma planta bastante conhecida, principalmente por ser uma excelente opção de flor-de-corte. A planta em si mede cerca de 35 centímetros e pode alcançar até 1 metro e meio de altura.

Sua folhagem do copo-de-leite chama a atenção por ser verde brilhante e incrivelmente ornamental, além de ter um caule dilatado para acumular reservas nutricionais para a sobrevivência. Suas flores verdadeiras são aquelas existentes nas inflorescências – pequeninas e que atraem polinizadores.

A formação em espécie de copo protege as inflorescências eretas e vistosas.

Embora em sua origem o copo-de-leite seja branco, hoje em dia é possível encontrar variedades híbridas. Por isso, você encontra essa flor em outros tons:

  • Copo-de-leite rosa
copos-de-leite rosas
  • Copo-de-leite vermelho
copos-de-leite vermelhos
  • Copo-de-leite laranja
copos-de-leite laranjas
  • Copo-de-leite amarelo
copos-de-leite amarelos
  • Copo-de-leite roxo
copos-de-leite roxos

Outras cores também podem ser encontradas com maior facilidade agora graças a seleção e cruzamento de espécies.

O copo-de-leite traz a sensação de equilíbrio e acolhimento em um ambiente, sendo o seu plantio em vasos bem adequado.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CALÊNDULA?]

Essa é uma flor tóxica, por isso deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais, ok? O contato da planta com as mucosas – os lábios ou a língua – pode causar irritação, salivação em abundância, além de problemas respiratórios e de deglutição.

Qual é a origem da planta copo-de-leite?

O copo-de-leite é uma das flores conhecidas por sua elegância. Você sabe a origem dessa planta?

Ela é originária da África do Sul e hoje em dia é comum encontrá-la em várias partes do mundo.

Significado da flor copo-de-leite

O copo-de-leite tem como significado mais comum a de ser a síntese do arco-íris do erótico e do pensamento na pureza. Por isso, você pode reparar o quanto o copo-de-leite é uma flor muito escolhida para arranjos em casamentos.

O copo-de-leite representa a pureza e a inocência, associando-se ao sagrado e à paz. Simboliza a calma e a tranquilidade. Seu espádice amarelo no interior do copo-de-leite também tem significados – remete à felicidade, iluminação espiritual e prosperidade.

Como cuidar de um copo-de-leite?

copos-de-leite coloridos

O solo ideal para o copo-de-leite é o comum misturado à matéria orgânica. Lembre-se de manter a terra úmida, mas não encharcada – e isso vale para qualquer lugar que a planta for cultivada!

Plante o copo-de-leite em locais bem iluminados, especialmente se a temperatura ambiente for bem baixa.

Coloque o vaso à meia-sombra ou proteja a planta nos canteiros com alguma cobertura durante os períodos mais quentes do ano, está bem?

O melhor jeito de cultivar o copo-de-leite, para obter o máximo de sua beleza paisagística, é no plantio em grupos e em locais úmidos. Isso não impede que o copo-de-leite seja plantado em vasos, é claro.

Quanto tempo dura um copo de leite?

A planta se adapta bem ao clima tropical e tolera temperaturas baixas. No entanto, climas muito quentes, como os presenciados no Brasil, podem ser intoleráveis a ela.

Por isso, ela pode durar vários anos se for cuidada e em temperaturas adequadas.

copos-de-leite brancos em vaso

Como adubar a planta copo-de-leite?

A época mais propícia para floração é entre janeiro e agosto. Se você cuidar bem do copo-de-leite, a floração pode acontecer durante o ano inteiro.

Rústica, o copo-de-leite não exige muitos cuidados, mas suas pétalas são sensíveis.

Para adubar o copo-de-leite, procure espalhar uma camada fina de adubo em cima do solo. Essa camada pode ser feita com serragem, palha, lascas de madeira ou seixos.

Você possui essa planta em seu jardim ou casa? Comente com a gente qual é a sua variedade preferida abaixo!

1 comentário

  • QUERO COMEÇAR A CULTIVAR EM MAIOR QUANTIDADE, MAS NAO TENHO EXPERIENCIA ALGUMA SOBRE O ASSUNTO , SE PUDER ME AJUDAR ,FICARIA MUITO AGRADECIDA

Deixe seu comentário