Cor para quarto – Qual a cor mais indicada para os mais diferentes tipos de quarto

Confira, aqui, qual cor para quarto é a mais indicada e veja dicas para lhe ajudar na decoração desse ambiente!

Escolher a cor para quarto nem sempre é tarefa fácil, afinal, há uma grande variedade de tons que podem ser utilizados nessa área, seja na parede, no revestimento ou na decoração.

Mas esse processo de escolha pode se tornar muito mais fácil, reduzindo a possibilidade de erro, se considerar as cores mais indicadas para quartos. E quais são essas tonalidades? A seguir, listamos as principais e damos dicas de decoração para essa área. Acompanhe!

Qual a cor para quarto mais indicada?

Cor para quarto - Qual a cor mais indicada para os mais diferentes tipos de quarto

De maneira geral, recomenda-se o uso de cores claras no quarto, pois elas ajudam a conseguir um ambiente mais agradável e propício ao descanso.

Cores vibrantes, por exemplo, não são indicadas para esse ambiente porque são estimulantes visuais, podendo interferir na qualidade do seu sono.

E quais cores claras são as mais recomendadas para o quarto? Abaixo, indicamos as principais e explicamos o porquê são as melhores escolhas:

Branco

O branco é uma escolha à prova de erros! Ele ajuda a tornar o quarto mais iluminado durante o dia, dando a impressão de que é maior, além de ser uma tonalidade neutra.

Na prática, isso significa que combina facilmente com qualquer outra tonalidade que utilize na decoração, sem muito trabalho e com menor possibilidade de erro.

A cor branca funciona como uma tela, permitindo que insira outras tonalidades no ambiente com maior praticidade. Assim, conseguirá dar toques de cor ao espaço e transformar a decoração.

quarto em tons claros

Tons terrosos

Os tons terrosos numa escala mais clara são excelentes alternativas para o quarto. Um ótimo exemplo disso é o bege, que dá uma sutil aquecida ao ambiente, de modo a torná-lo ainda mais agradável e aconchegante.

Se quiser ousar um pouco mais dá para escolher tons terrosos um pouco mais fechados, seja na escolha dos móveis ou do revestimento utilizado em paredes e pisos. A diferença é que se tem um espaço mais acolhedor, o que é perfeito para boas noites de descanso.

Tons de cinza

Os tons de cinza, principalmente os mais claros, também são perfeitos para a decoração do quarto. Eles são ideais para quem deseja algo diferente do branco, mas que não seja uma cor mais vívida ou muito escura.

Inclusive, dá para combinar o cinza com o branco, trabalhando com uma parede só numa cor e o restante do quarto com outra, de modo a criar uma decoração muito atual e criativa.

quarto em tons de cinza

Tons pastel

Os tons pastel possibilitam criar uma decoração colorida trabalhando com tonalidades claras. Nessa lista entram tons como lilás, rosa, verde, azul e amarelo claros, garantindo um ambiente mais alegre.

Essas tonalidades podem ser utilizadas na pintura da parede, bem como no revestimento (como papel de parede), móveis e acessórios, transformando a decoração do quarto.

Quarto infantil e quarto adulto: qual cor usar?

Depois de conhecer as cores mais indicadas para a decoração do quarto, uma dúvida costuma ser comum: afinal, qual usar no quarto infantil ou no quarto adulto?

Na realidade, não existe uma regra, você pode escolher a cor ou as cores que preferir. O importante é que a decoração esteja alinhada com o gosto decorativo do dono do quarto. Assim, é muito mais prazeroso permanecer no ambiente.

Mas se mesmo assim quiser seguir recomendações baseadas em quarto infantil e adulto, de maneira geral os tons pastel são os mais indicados para quartos infantis. Não é para menos, pois garantem um resultado mais lúdico e divertido, o que tem tudo a ver com as crianças.

A única recomendação que se faz nos dois casos é que tente evitar cores vibrantes, especialmente no quarto infantil. Como elas são estimulantes visuais, podem fazer com que seu bebê tenha dificuldade em pegar no sono.

quarto infantil neutro

Como usar cores na decoração do quarto?

Agora que você já sabe quais são as cores mais indicadas para quarto, é importante saber como usá-las. As tonalidades são aliadas no acabamento de paredes, podendo aparecer em pinturas e revestimentos. Neste caso, elas funcionam como base da decoração.

Elas também podem aparecer em móveis e acessórios de decoração utilizados no ambiente. Caso queira usar alguma cor vibrante no quarto, isso é possível, mas tente inseri-la como pinceladas na decoração, de modo que não seja a tonalidade predominante. Dá, por exemplo, para escolher uma almofada ou objeto de decoração numa tonalidade vibrante.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário