Como usar as cores frias na decoração da sua casa?

É bem claro que uma cor nos ambientes faz toda a diferença, não é? Você percebe a sensação distinta entre um ambiente em tons avermelhados e um em branco, por exemplo.

Toda cor possui seu próprio poder, significados e harmonias no lar. Mas você sabia que existe um grupo peculiar de tons que podem harmonizar ainda melhor?

Estamos falando das cores frias! Essa paleta é surpreendente e a tendência é usá-la na decoração por transmitir tranquilidade, relaxamento e ideia de amplitude ao espaço.

Confira aqui quais são e como usar as cores frias na decoração da sua casa!

Cores frias: Quais são?

De acordo com o círculo cromático, as cores frias são o verde, azul e roxo. O azul é a única cor primária nessa combinação, então entende-se que foi ela a responsável em gerar as demais.

cores frias e cores quentes

Dentro destas três cores frias principais, é claro, existem muitas variações que prometem dar muita elegância à decoração.

Veja alguns exemplos de cores frias que você pode usar em sua casa:

  • Verde,
  • Verde água,
  • Verde folha,
  • Verde esmeralda,
  • Verde menta,
  • Azul,
  • Azul royal,
  • Azul bebê,
  • Roxo,
  • Lilás,
  • Violeta.
sala de jantar com cor violeta banheiro em cores frias cozinha em cor fria diferentes tons de azul no banheiro roxo, azul e branco em quarto verde quase cinza na decoração

Os tons de verde estão relacionados com saúde, esperança e vitalidade, ao meio-ambiente e à ecologia. Assim, eles trazem boas energias.

Os azuis são cores calmas e tranquilas, simbolizam o infinito e o céu, favorecendo o exercício intelectual e criativo. 

Já o roxo significa magia, mistério e espiritualidade, geralmente associado também (juntamente com o lilás e violeta) à maturidade, empatia e extroversão.

Seja qual for o espaço que queira transformar, aposte nas cores frias para deixá-lo elegante e moderno.

Como usar as cores frias na decoração? Dicas!

As cores frias podem expandir o ambiente, tornando-o aparentemente maior do que ele é de verdade, além de proporcionar aqueles conhecidos e já citados aqui efeitos calmante, tranquilizante e relaxante.

Você pode usar essa ideia a seu favor com o azul para uma sala pequena e deixá-la com um aspecto maior, enquanto o verde ficará incrível em um ambiente para relaxar e descansar.

Só tome cuidado com o excesso das cores frias para não deixar o ambiente muito impessoal, ok?

Dicas:

  • Use o azul para ambientes formais, como escritórios, além de quartos infantis, pois graças ao efeito calmante,
  • Verde é uma cor que traz boas energias, então que tal incluir na cozinha ou na sala de estar? 
  • Azul bebê é tão fácil de combinar que pode ser utilizado em espaços variados, como banheiros,
  • O roxo pode servir para dar aquele estímulo no lado espiritual, por isso aparece com frequência nos quartos, mas nada impede de colocar essa cor fria em outro ambiente.

Veja essas fotos e inspire-se para decidir como quer incluir as cores frias em seu lar:

azul na sala banheiro com tom verde água cor verde folha na decoração cor verde na decoração cozinha azul cozinha roxa lilás em parede decoração poltrona verde água quarto com parede verde roxo na decoração do quarto

Notou como as cores combinam com os demais adereços dos espaços? Independentemente de qual ambiente for, uma cor fria é charmosa e não necessariamente precisa ser a cor de mais destaque.

Use-as sabiamente, lembrando que as cores frias caem muito bem em detalhes, como estampas de almofadas, roupas de cama, quadros, azulejos, etc.

Você pode desde usar um tom só de cor fria como combinar vários tons da mesma cor, assim como usar com outra cor que contraste, tendo em mente para não poluir visualmente o ambiente.

Você usa cores frias em sua casa? Comente conosco se tem alguma opinião sobre a decoração.

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário