Cores para casas de madeira – Como escolher?

A casa de madeira é charmosa, mas dá para deixá-la ainda mais bonita investindo em uma pintura especial. A tinta formará uma camada de proteção sobre o material, evitando danos provocados pela exposição direta ao sol e chuva.

Na hora de pintar, uma dúvida costuma ser comum: como escolher a cor para casa de madeira? A seguir, damos dicas que você pode colocar em prática para acertar na escolha. Confira!

fachada casa de madeira

Qual a cor ideal para pintar casa de madeira?

Há quem pense que só é possível pintar casa de madeira com uma determinada cor, mas não é verdade! Na realidade, você pode escolher a tonalidade que quiser, desde que conheça suas vantagens e desvantagens.

Cores claras, por exemplo, são menos suscetíveis desbotamentos. Por isso, costumam ser as mais recomendadas e normalmente indicadas como ideais para pintura do lado externo da casa de madeira.

Quer apostar nessa opção de cor clara? Então, considere uma paleta com tonalidades como o branco, off white, bege, cinza claro e tons pastel (lilás, amarelo, rosa, verde e azul claros).

Gosta de uma cor escura ou sóbria? Então, considere tonalidades como o preto e cinza grafite. Mas, tenha em mente que essas cores desbotam mais fácil, especialmente se expostas frequentemente ao sol e chuva.

Outras opções para casas de madeira coloridas, principalmente quando se fala na fachada do imóvel, são cores como o verde, vermelho, azul, entre outras.

O único ponto negativo de cores mais vibrantes é que é mais fácil enjoar dessas tonalidades rapidamente. Portanto, só as utilize se realmente gostar delas.

Quais as cores mais usadas para pintura externa de casas?

As cores claras costumam ser as mais usadas para pintura externa de casas, seja as de madeira ou alvenaria. O motivo disso é simples: possuem fácil manutenção e não exigem repinturas periodicamente como cores mais escuras e vibrantes.

Além disso, há um risco reduzido de enjoar de cores claras e elas possibilitam brincar com outras tonalidades em detalhes da decoração da fachada. Portanto, são as mais versáteis.

Quais cores usar no lado interno da casa?

Não sabe qual cor escolher para o lado interno da sua casa? Então, saiba que dá para escolher qualquer uma que esteja alinhada com seu gosto e projeto decorativo do imóvel.

De maneira geral, as cores claras, principalmente a branca, são as mais utilizadas. Isto se deve ao fato de exigirem uma menor manutenção e menos trabalho para pintura. Mas, dá para ousar e escolher outras tonalidades sem problema algum.

Somente tome cuidado com um detalhe: em áreas de descanso, como o quarto, recomenda-se escolher uma cor clara, porque ela não tem ação estimulante.

Ao escolher uma tonalidade clara, cria-se um ambiente mais propício ao descanso, contribuindo para que se tenha boas noites de sono. Por isso, procure utilizar cores suaves nesse ambiente.

Além disso, as cores claras também são mais indicadas para áreas úmidas, como a cozinha e a lavanderia. Essa recomendação é feita porque essas tonalidades ajudam a reforçar a ideia de higiene.

Gosta muito de cores mais vibrantes? Não precisa desanimar, dá para utilizá-las sem problema algum. É possível tanto fazer projetos decorativos supercoloridos ou trabalhar com toques de cor vibrante pelo cômodo, mantendo todo o resto numa tonalidade neutra.

Um ótimo exemplo de como fazer isso é escolher móveis e acessórios coloridos, como tapetes, almofadas, objetos de decoração, entre outros itens de decoração para a casa.

Como deixar uma casa de madeira moderna?

Um dos segredos para deixar uma casa de madeira moderna é ter um cuidado especial com a decoração. Na fachada, tente utilizar elementos que remetem a algo mais atual, como metais e esquadrias mais modernas.

Já no lado interno, é interessante trabalhar com móveis que tenham design moderno, bem como com objetos de decoração com essa característica. Se quiser ter maior praticidade, escolha um estilo decorativo para lhe ajudar a conquistar esse resultado.

Normalmente, estilos decorativos como o minimalismo e o industrial dão uma maior sensação de modernidade à decoração e são excelentes alternativas para montar seu lar.

O minimalismo trabalha com o conceito de que menos é mais, utilizando somente o básico e essencial no ambiente. Seus móveis possuem linhas limpas e são mais compactos.

Já no estilo industrial, as cores sóbrias e o uso de metal são marcantes. Também se deixa tubulações visíveis, valorizando a parte construtiva.

Deixe seu comentário