Cozinha viva e harmoniosa; inspire-se nessas ideias de cores e surpreenda-se com o resultado

Quer montar uma decoração de cozinha colorida, alegre e harmoniosa? Então, confira dicas e ideias nas quais você pode se inspirar.

Foi-se o tempo em que o branco era a única cor utilizada na cozinha. Hoje, esse espaço ganhou mais cor, garantindo um resultado mais vivo, alegre e irreverente.

Mas quais cores utilizar na decoração da cozinha para conquistar um resultado incrível? Aqui, indicamos algumas opções que funcionam muito bem nesse espaço. Confira!

Quais cores usar na decoração da cozinha?

Cozinha viva e harmoniosa; inspire-se nessas ideias de cores e surpreenda-se com o resultado

Na realidade, não há regras sobre o uso de cores na cozinha, dá para usar suas tonalidades favoritas sem problema algum. Só é preciso ter em mente alguns detalhes:

  • Cores claras contribuem para deixar o ambiente mais iluminado. Portanto, se sua cozinha for escura, tonalidades mais suaves são boas escolhas. Não abre mão de usar cores escuras? Então, combine esses tons sóbrios com outros claros e invista em um sistema de iluminação especial para a área;
  • Tonalidades sóbrias e fechadas tendem a deixar o ambiente mais escuro. Se quiser utilizá-las de forma predominante na decoração, a dica é caprichar na iluminação na área, especialmente se sua cozinha não tiver janelas.

Como usar cores na decoração da cozinha

cozinha em tom claro de azul

Quer ousar na decoração da cozinha, trabalhando com uma cartela de cores que foge do branco? Então, confira as dicas e ideias que separamos para lhe ajudar nessa tarefa:

Trabalhe com contrastes

Uma dica infalível de uso de cores na decoração da cozinha é trabalhar com contrastes, escolhendo uma cor neutra predominante com outra vibrante utilizada de maneira pontual.

bancada de cozinha amarela cozinha amarela

Você pode, por exemplo, utilizar o cinza ou preto de forma predominante na cozinha e dar toques de cor com o amarelo. Ele pode ser utilizado em móveis ou em um revestimento de um canto específico da parede.

Combine cores semelhantes

Outra dica para montar uma decoração de cozinha colorida é combinar cores semelhantes, ou seja, que tenham o mesmo matiz. Dessa forma, conseguirá um resultado mais harmônico e visualmente agradável.

cozinha colorida em vermelho e cinza cozinha em azul e cinza

É possível, por exemplo, utilizar diferentes tons de rosa ou combinar rosa com vermelho, garantindo um resultado encantador. Essas cores podem aparecer em revestimentos, móveis e eletrodomésticos.

Aposte em móveis e eletrodomésticos coloridos

Quer inserir cor na decoração da cozinha, mas tem medo de errar ou de enjoar dos tons facilmente? Em casos assim, a dica é apostar em móveis e eletrodomésticos coloridos.

decoração cozinha com móvel envelopado Passo a passo de como envelopar armário de cozinha

O motivo disso é simples: fica mais fácil personalizá-los posteriormente, se acontecer de enjoar de alguma cor que utilizar. Os móveis, por exemplo, podem ser repintados ou adesivados. Já os eletrodomésticos, como a geladeira, podem ser envelopados.

Use acessórios e utensílios coloridos

Outra forma simples de colorir e dar alegria para a decoração de sua cozinha é com o uso de acessórios cheios de cor. E quais são essas peças? Simples: são tapetes, cortinas, toalhas e caminhos de mesa, panos de prato, entre outros.

utensílios coloridos na cozinha

Também há opções de adornos, potes e demais utensílios coloridos, principalmente os que ficam visíveis em armários e prateleiras. Ao utilizá-los, dá para transformar a decoração de forma econômica, garantindo um colorido bonito para o ambiente.

Tenha plantas na área

As plantas ajudam a colorir a cozinha de maneira simples, rápida e econômica. Dá para posicionar vasos na bancada, em móveis e em janelas. Uma das formas de apostar nessa dica é montar uma horta em um vaso jardineira, que é mais longo.

pequena horta montada em balcão de cozinha horta em decoração de cozinha

Nele, dá para plantar temperos como manjericão, salsa, cebolinha, entre outros. Ao apostar nessa forma de colorir o ambiente, tenha o cuidado de manter as plantas sempre em bom estado, realizando regas e podas regularmente.

O mais interessante dessa dica é que além de colorir, a horta pode lhe ajudar a economizar na compra de temperos. Além disso, dá um aroma especial para a cozinha.

Use revestimentos coloridos

O uso de revestimentos coloridos é perfeito para transformar sua cozinha, dando mais alegria para a área. Dá para usar o revestimento em diferentes tons por todo o espaço ou em locais específicos, como no piso ou na parede da pia.

cozinha em tom laranja

O único ponto a ser considerado sobre essa alternativa é que ela exige uma pequena reforma, portanto, o custo acaba sendo maior.

Quer uma solução mais barata? Então, considere utilizar adesivos no revestimento da cozinha, principalmente se for em paredes. Assim, conseguirá repaginar o ambiente sem gastar muito.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário