Início » Decoração » Como escolher as cores para o quarto de bebê? Especialistas explicam e dão dicas!

Como escolher as cores para o quarto de bebê? Especialistas explicam e dão dicas!

Confira dicas que vão te ajudar a escolher as cores para o quarto de bebê perfeitas e tenha um visual incrível na área

Escolher as cores para o quarto de bebê nem sempre é tarefa simples! É preciso tomar uma série de cuidados para garantir um visual bonito e um espaço agradável para seu pequeno.

Precisa escolher as cores para o quarto de bebê, mas não sabe como? Então, confira dicas que vão te ajudar nessa tarefa, conquistando um resultado incrível no ambiente!

1. Prefira tons claros

Como escolher as cores para o quarto de bebê? Especialistas explicam e dão dicas!

Os tons claros e suaves são sempre as melhores escolhas para a decoração do quarto de bebê. O motivo é simples: eles são relaxantes e contribuem para que seu pequeno pegue no sono com maior facilidade.

Cores vibrantes funcionam como estimulantes visuais e podem dificultar que a criança relaxe. Portanto, procure evitá-las. O ideal é utilizá-las em áreas como a brinquedoteca ou um espaço de atividades fora do quarto infantil.

E quais tons claros que você pode utilizar na decoração do quarto do bebê? Há uma grande variedade de cores! Você pode apostar em uma decoração predominantemente branca, que deixa o espaço iluminado e agradável.

Se preferir, existe a possibilidade de trabalhar com o off white, que é um branco com fundo amarelado ou acinzentado. Há, ainda, a possibilidade de utilizar tons de bege claros.

O diferencial do bege é que ele é uma cor mais quente. Portanto, passa para o ambiente uma sensação extra de conforto e de aconchego, compensando bastante para deixar o espaço agradável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Gosta de decorações mais coloridas? Então, o ideal é investir em tons pastel, que são suaves, agradáveis e não funcionam como estimulantes visuais para a criança. Aposte em cores como o lilás, o verde-menta, o rosa, o azul e o amarelo claros.

Você também pode inserir poucos itens em cores mais fortes, desde que não fiquem próximos do berço ou caminha infantil. Desse modo, evita-se que esses poucos objetos funcionem como estimulantes visuais e interfiram no sono da criança.

2. Utilize cores neutras como base

quarto de bebê simples em tons neutros

Uma forma de decorar o quarto do bebê com maior praticidade e acertando na cor é escolher cores neutras como base, usando-as nas paredes e mobiliário. Então, insira cores coloridas esmaecidas e suaves em outros detalhes da decoração.

Mas como colocar isso em prática? Simples: pinte as paredes de branco ou use móveis e revestimentos nessa tonalidade. Depois, insira objetos decorativos coloridos no espaço, dando-lhe mais charme e um toque lúdico.

3. Ganhe harmonia com cores complementares

quarto de bebê com paredes em tom rosa

Quer ter um ambiente visualmente agradável? Neste caso, o ideal é usar cores complementares na decoração do quarto do bebê, que são tons que oferecem um contraste bonito entre si.

Se o espaço é predominantemente rosa, experimente inserir tons de verde no local, seja em acessórios ou objetos decorativos, ajudando a criar um contraste encantador, que foge do óbvio quando se fala em decoração de quarto infantil.

Outros exemplos de combos de cores complementares são o azul e o laranja, lilás e amarelo. Tenha o cuidado de usar somente tons mais claros, para não estimular visualmente a criança.

Aproveite para ler:
Dicas de organização do quarto infantil

4. Aposte no combo de cores claras e escuras

quarto de bebê claro com cortinas escuras

As cores claras ajudam a iluminar o ambiente e as escuras dão um toque de contraste e profundidade, além de garantir um visual mais elegante ao espaço.

Considere investir na cor clara de forma predominante e inserir toques de preto, cinza ou azul escuro no ambiente. Desse modo, o espaço ganha mais estilo e personalidade!

5. Considere o significado das cores

quarto de bebê em tons azuis

Se preferir, você pode escolher as cores considerando seus significados. O branco, por exemplo, transmite paz, tranquilidade e calmaria. Já o azul está diretamente associado à tranquilidade e relaxamento. O amarelo, por sua vez, remete à energia e alegria.

O ideal é que escolha as cores conforme o tipo de emoção, sentimento ou sensação que queira no quarto do bebê, garantindo um espaço bonito e agradável ao mesmo tempo.

6. Tenha em mente a iluminação

quarto de bebê com boa iluminação natural

As luzes naturais e artificiais podem afetar as cores utilizadas na decoração do quarto infantil; por isso, é interessante considerá-las. A luz natural realça normalmente determinadas tonalidades, enquanto a artificial suaviza sua aparência.

Pense em que tipo de iluminação deseja utilizar no espaço e tenha em mente essa informação ao escolher as cores. Se quiser garantir um espaço claro, aposte em tons mais suaves, independentemente da iluminação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.