Início » Decoração » Cosméticos para cachorros – Cuidados necessários

Cosméticos para cachorros – Cuidados necessários

É natural que donos de animais de estimação se preocupem com a aparência de seus pets. Porém, também é preciso preocupar-se com a saúde deles. Afinal, muitos dos cosméticos utilizados, embora até melhorem de alguma forma a aparência, também podem colocar a saúde deles em risco.

Se você está querendo saber um pouco mais a respeito dos principais produtos cosméticos para cachorros, mas também se conscientizar sobre os cuidados necessários e os principais riscos que esses produtos podem oferecer aos pets, confira este artigo bastante informativo que preparamos!

Principais cosméticos para cachorros

Não são poucos os cosméticos para cachorros disponíveis no mercado hoje em dia. Há desde itens mais básicos, como shampoos, a itens mais extravagantes, como esmalte e piercing. Confira a seguir alguns dos principais cosméticos para cachorros. Em seguida, falaremos de alguns cuidados que você precisa ter na hora de comprar e de aplicar o produto em seu pet.

Sabonete

O sabonete é, talvez, o produto cosmético mais básico. Embora muitos donos utilizem sabonetes de marcas semelhantes àquelas em que usam em si mesmos, essa não é uma prática recomendada.

É importante ter um sabonete próprio para cachorros. Isso porque muitos produtos que para não são danosos podem vir a ser para os animais. Também é importante escolher um sabonete compatível com o tipo de pele do seu animal, especialmente se ele tiver alguma alergia ou ferida.

O sabonete para cachorro é usado principalmente para remover a gordura e as impurezas da pele e do pelo do pet. Além disso, também umedece e hidrata os pelos do cachorro, tornando-os mais brilhantes e cheirosos.

Tártaro em cachorros: o que fazer para evitar? Veja aqui!

Shampoo

Outro produto bastante básico é o shampoo. Ele serve como uma espécie de complemento para o sabonete, pois também ajuda a hidratar e limpar a pele e especialmente o pelo do cachorro.

Também é importante não utilizar shampoos destinados a humanos. Além disso, é preciso avaliar qual o tipo de shampoo é mais recomendado para os eu cachorro. Isso porque cada animal tem um tipo de pele, que pode ser mais ressecada, oleosa ou descamada.

Hidratante

Para garantir ainda mais hidratação, os donos podem recorrer a hidratantes de pele e de pelo para seus cachorros. Há hidratantes específicos para determinadas regiões, como hidratantes para as patas. Por estar sempre em contato com o chão, as patas dos cachorros tendem a ressecar. Nesse sentido, o hidratante pode ajudar a evitar rachaduras.

Pasta de dente

Pouquíssimos donos de cachorros investem em pasta de dente. Isso porque poucos sabem que doenças bucais também afetam animais. Investir em uma pasta de dente própria para cachorros é uma maneira de evitar essas doenças, além de garantir um hálito melhor para o cachorro.

A importância de investir em uma pasta própria para animais é óbvia: tais pastas são geralmente formuladas de maneira que, ainda que o pet as engula, não causarão mal algum, ao contrário das pastas feitas para nós, seres humanos.

Condicionador

Combinar o já mencionado shampoo com o condicionador é uma ótima maneira de garantir a maciez e o brilho dos pelos do cachorro. Obviamente, todas as precauções já mencionadas, como a de pegar um produto voltado para os animais, são imprescindíveis.

Perfume

Há uma grande variedade de perfumes e essências voltadas para cachorros. Há até produtos de luxo, como valiosas essências suíças.

O perfume ajuda a manter o pet cheiroso. Os donos podem tanto manter um único perfume, como uma característica do pet, quanto alternar o perfume de tempos em tempos.

Aqui também é muito importante procurar produtos voltados para animais, pois alguns perfumes podem desencadear reações alérgicas e colocar a saúde do pet em risco.

Protetor solar

Outro produto bastante importante, mas pouco utilizado por tutores de cães, é o protetor solar canino. Ele serve, assim como o protetor solar para humanos, para proteger a pele do cachorro contra os danos causados pela exposição ao sol.

Seja para passear com o cachorro, seja para deixá-lo livro no quintal em um dia de sol, passar o protetor solar próprio para cachorros é fundamental para evitar doenças como manchas e câncer de pele.

Esmalte

Esse é um produto dispensável, pois não é essencial para a proteção da saúde do pet. Porém, sem dúvidas é um produto que pode dar uma boa levantada na aparência do cachorro! Além, é claro, de diferenciar bastante o seu pet dos demais!

Há diversas opções e tonalidades de cores de esmalte para cachorros no mercado. Mesmo sendo apenas um produto acessório, é fundamental optar por uma boa marca.

Cuidados necessários

Veja aqui como deve ser a tosa do cachorro!

Agora que você já viu os principais produtos cosméticos para cachorros, é importante ter algumas coisas em mente antes de sair por aí comprando.

A primeira observação é a de que alguns pets podem apresentar reações alérgicas a determinados produtos. Nesse caso, convém sempre optar por itens neutros, pois as chances de desencadear uma reação alérgica é menor.

Além disso, é sempre muito importante se atentar à procedência do produto. Confira a marca, veja qual é o histórico dela etc. É importante optar sempre por produtos que foram testados e que são aprovados por algum órgão regulamentador.

Sempre que você testar um produto novo em seu cachorro, fique atento a possíveis efeitos colaterais que possam surgir nas próximas horas. Caso algum apareça, não hesite em levar o pet para uma clínica veterinária de confiança.

Também é importante mencionar que, enquanto alguns produtos são desnecessários, servindo apenas para embelezar o cachorro, outros são imprescindíveis, pois garantem a saúde e o bem estar do pet. É o caso, por exemplo, do protetor solar, que previne contra câncer de pele, e a pasta de dentes, que garante a saúde bucal do cachorro.

Comente