Aprenda a cultivar e cuidar da Costela-de-Adão e evite esses erros

A Costela de Adão, conhecida também como Monstera, é uma planta que traz vida para qualquer ambiente, ou seja, é a planta perfeita para você ter em algum cantinho da sua casa! Ela é super charmosa, uma planta acostumada a climas tropicais com sua folhagem de origem mexicana. 

Ela é conhecida pelas suas famosas e enormes folhas verdes escuras entrecortadas num desenho que lembra o de uma costela. Diversas pessoas têm optado em fazer arranjos para enfeitar a casa, mas a planta se tornou tão popular que virou estampa para capas de almofadas, papéis de parede, roupas e muito mais!

Se você quer aprender como cultivar e cuidar da Costela de Adão, acompanhe as nossas dicas!

costela de adao

Como cultivar e cuidar da Costela de Adão

Como citado anteriormente, a Costela de Adão é uma planta tropical, e ela fica perfeita num jardim, dentro da sua casa, em um vaso grande ou pequeno ou na varanda. A planta é nativa da América Central, e pode ser de vários tamanhos, ela é conhecida também como Monstera Deliciosa e é a mais comum e encontrada.

A planta se adapta a diversos ambientes, já que pode sobreviver em um ambiente com pouca água, luz e temperaturas abaixo dos 18° C. Além disso, é uma planta considerada “despoluente” do interior, já que proporciona a filtragem do ar devido à sua extensa área superficial de suas folhagens, que são responsáveis por absorverem amônia e formaldeído – substâncias maléficas à saúde. 

Para as dicas de como cultivar e cuidar, as principais são:

Plantio da Costela de Adão

O melhor tipo de vaso para plantar a sua Costela de Adão, é um vaso com orifícios de drenagem, solo tufoso e bem drenado. 

A melhor época para plantar a Costela de Adão é no verão ou primavera, quando o clima está úmido e agradável para a planta.

costela de adao

Bastão de suporte

A Costela de Adão é uma trepadeira que usa suas raízes aéreas para se agarrar em grandes árvores, portanto, forneça bastões de suporte com musgos ou uma treliça. 

É importante ressaltar que a Costela de Adão não irá danificar suas paredes ou superfícies!

costela de adao

Como regar sua Costela de Adão

No geral, a terra da Costela de Adão deve ser mantida úmida. A planta deve ser regada com cautela – ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão.

Você pode borrifar água nas folhas regularmente para deixá-las mais bonitas e saudáveis.

Limpe sua planta

Manter as folhas da sua planta limpas é essencial – elas podem acumular muito pó, portanto, passe um pano umedecido com água nas folhas da Costela de Adão. Isso evita que a folhagem fique seca, além de retirar o pó acumulado.

Iluminação

Para a Costela de Adão conseguir se desenvolver, é necessário muita luz indireta. O recomendado é mantê-las longe do sol. Porém, uma estação onde é recomendado colocar a sua planta no sol é durante o inverno ou em dias nublados.

A luz solar direta em excesso pode queimá-la, portanto fique atento quando decidir colocar a sua no sol.

Crescimento e mudança de vaso

Eventualmente, a sua planta começará a crescer, e isso fará com que seja necessário transferi-la para um novo vaso, que seja maior em diâmetro e profundidade. Normalmente o crescimento e mudança de vaso acontece a cada dois anos.

Adubo

Fertilize a sua planta com adubo natural de duas a três vezes durante a primavera e verão. 

Espécies da Monstera

A Monstera é o gênero científico conferido a cerca de 60 espécies descritas da Costela de Adão, e a planta possui várias espécies! Conheça alguma delas:

Monstera dubia

Ela é a que mais se distingue da sua família devido ao seu caule mais comprido, base curta e folhagem mais alongada. Possui preferência por climas quentes, sombra e umidade.

Monstera Adansonii

Sua folhagem é perfurada com formas arredondadas. É comumente encontrada em volta de árvores e pode medir até dez metros de comprimento.

Monstera Acuminata

Conhecida também como planta telha, ela possui folhas grossas, arredondadas e cerosas – em um formato de coração.

Monstera Acuminata

Monstera Obliqua

A folhagem desta planta é altamente perfurada, o que faz com que exista mais espaço vazio do que folha.

Monstera Obliqua

Monstera Minima

Possuindo um rápido crescimento, ela é fácil de se cuidar e tem suas folhas vazadas.

Monstera Minima

Mini Costela de Adão

É uma espécie de trepadeira rizomatosa que atinge 40 cm de altura. Suas folhas lembram o formato da Costela de Adão.

Mini Costela de Adao

Costela de Adão Variegata

Possui um aspecto diferenciado, suas folhas são grandes e possuem recortes nas bordas, furos no meio e cor verde escura mesclada com verde claro.

Costela de Adao Variegata

Fique atento!

A planta é perigosa para cães e gatos, por isso, se você tiver um bichinho em casa, opte por outras opções de plantas como a Monguba, Areca-Bambu, Bromélia, entre outras.

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário