A cozinha merece SUA atenção; detalhes exclusivos darão um novo ar ao ambiente

Confira dicas de decoração para cozinha e aproveite para adotá-las no seu lar, conquistando um resultado incrível!

A cozinha é um dos principais ambientes da casa, tanto que é utilizada para preparo de refeições e lanches. Também dá para receber visitas para cozinhar juntos, tendo uma experiência especial.

E que tal transformar sua cozinha, garantindo uma decoração muito mais bonita, de modo a encantar moradores e visitas? Há dicas preciosas que ajudam a conquistar esse resultado. A seguir, listamos as principais. Acompanhe!

1. Troque os puxadores dos móveis

A cozinha merece SUA atenção; detalhes exclusivos darão um novo ar ao ambiente

Pode parecer um detalhe pequeno e sem importância, mas não é! A troca dos puxadores ajuda a dar aparência nova para o ambiente, além de transformar os móveis sem gastar muito.

E como adotar essa dica? O segredo é escolher puxadores com design que tenha a ver com o estilo decorativo da cozinha e com o móvel. Dessa forma, conseguirá uma unidade e harmonia visual.

Além disso, atente-se às cores dos puxadores. Os tons neutros (branco, preto, cinza e marrom) e metalizados (ouro, prata e bronze) são à prova de erros. No entanto, nada impede que utilize puxadores coloridos.

cozinha em tons de azul e banco com puxadores coloniais

As versões em tons vibrantes são bons investimentos quando se quer dar toques de cor para o ambiente. A dica é trabalhar com contrastes (se o móvel for branco, escolha um puxador numa cor vibrante) ou com tonalidades semelhantes.

2. Invista em móveis com design diferenciado

cozinha americana com cristaleira

Quer mudar a decoração da cozinha e pode gastar um pouco mais nesse processo? Uma dica é investir em móveis com design diferenciado, como armários, buffets, cristaleiras, entre outros.

Se estiver em dúvida sobre qual móvel escolher, pense em algo que a cozinha precisa no momento. Uma prateleira? Um armário pequeno? Uma torre quente? Assim, elimina-se a possibilidade de adquirir uma peça que não terá uso.

Outro cuidado a se ter é escolher um móvel com design diferenciado, mas que converse / combine com o restante da decoração da cozinha. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de erro.

3. Faça uma horta na cozinha

pequena horta montada em balcão de cozinha

Plantas dão charme, colorido e alegria para a decoração. Caso tenha espaço na cozinha, considere fazer uma horta com temperos que deixarão o ambiente mais bonito e perfumado.

Dá para comprar vaso jardineira, que possui comprimento maior, e plantar nele diversos temperos como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, hortelã, entre outros.

Coloque o vaso em pontos específicos da cozinha, como numa bancada que receba luz solar ou no parapeito da janela, do lado de dentro do imóvel, principalmente se for apartamento.

Além de transformar a decoração, a pequena horta também funciona como um hobby (afinal, cuidará das plantas) e dá para economizar com temperos, podendo colhê-los diretamente do vaso.

horta em decoração de cozinha

Ao adotar essa dica, tenha o cuidado de sempre cuidar da horta, pois plantas mortas não contribuem com a decoração. Faça o processo de rega, de poda e de limpeza do vaso com frequência.

4. Adesive

envelopar armário de cozinha

Outra dica que ajuda a dar cara nova para a decoração da cozinha é adesivar móveis e/ou eletrodomésticos. Ao adesivar dá para mudar a cor da peça de maneira rápida, sem muito trabalho e sem custo alto.

Dá para usar adesivo neutro, que é ideal para quem deseja modificar as peças, deixando-as elegantes e sofisticadas. Prefere algo mais lúdico e divertido na cozinha? Então, experimente os adesivos coloridos e estampados!

decoração cozinha com móvel envelopado

5. Use quadros

cozinha decorada com quadro sobre bancada

Há quem pense que quadros só combinam com decoração de quartos, salas e corredores, mas isso não é verdade! Dá para usá-los na cozinha, conquistando um resultado incrível.

A dica é colocá-los em alguma parede de destaque e optar por quadros que tenham a ver com o estilo da decoração e com o ambiente. Por exemplo, considere quadros que tenha imagens de temperos, de comida e de utensílios domésticos utilizados na área.

Outra boa opção são os quadros com bebidas ou com frases divertidas. Se tiver habilidades com desenho ou lettering, considere pintar uma das paredes com tinta para lousa e faça sua arte nesse espaço.

quadros na decoração da cozinha

6. Capriche na iluminação da cozinha

A iluminação merece um destaque especial na decoração da cozinha, pois contribui para se ter um ambiente claro e agradável. Para isso, não pense somente na iluminação central do cômodo.

cozinha com boa iluminação

Uma boa dica é instalar spots e arandelas pela área, ajudando a criar um ambiente melhor iluminado.

Outra opção é apostar em móveis com luzes embutidas ou instalar pendentes, ajudando a clarear espaços específicos do cômodo e áreas de trabalho.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário