Cozinha gourmet – Dicas e Imagens para você se Inspirar no seu Projeto!

Estando a culinária cada vez mais presente na vida das pessoas e em destaque nos principais canais de televisão, despertando em muitos a paixão pela cozinha, pela culinária e pela gastronomia, surgiu uma tendência muito interessante: a das cozinhas gourmets!

Neste artigo, você verá o que é uma cozinha gourmet e como construir e decorar uma em sua casa!

O que é cozinha gourmet?

Enquanto alguns veem o ato de cozinhar como uma simples tarefa ou como uma chata obrigação, outros encontram na cozinha um hobby, uma paixão, uma maneira de se expressar.

Surgiu a partir deste segundo grupo a necessidade de construir uma cozinha que valorizasse mais a arte da culinária, com eletrodomésticos mais potentes e desenvolvidos e mais utensílios, tudo isso em um ambiente aconchegante, ideal para receber os amigos e familiares e celebrar a magia da boa culinária.

Dicas para construir e decorar cozinha gourmet

Compre bons eletrodomésticos

De nada adiantará um bom chefe e bons convidados sem os equipamentos necessários para se produzir uma comida que atenda às exigências de paladares tão refinados.

Cozinhas gourmets são muito próximas de cozinhas profissionais em se tratando do nível dos equipamentos e dos eletrodomésticos.

cozinha gourmet em tons claros

De nada adiantará, também, uma cozinha tão potente sem ninguém para usá-la. Antes de ter uma cozinha gourmet é preciso ter paixão e conhecimento pela gastronomia. Saiba usá-la e apreciar os sabores mais íntimos da comida.

Planeje bem sua cozinha

Não só os eletrodomésticos devem ser pensados de maneira a potencializar o uso da cozinha: outros elementos como a bancada também devem ser bem pensados.

Para a bancada, por exemplo, opte por materiais mais resistentes e de fácil limpeza, como o mármore ou o granito.

cozinha gourmet com bancada

Para a bancada, em si, que servirá de suporte para a preparação dos alimentos, evite madeira, uma vez que é de difícil limpeza e manutenção, além de ser muito frágil, podendo ser danificada por facas muito afiadas ou panelas muito quentes, por exemplo.

Além disso, a disposição dos eletrodomésticos na cozinha também deve ser planejada a fim de garantir maior eficiência.

cozinha gourmet

Procure sempre deixar bastante espaço para a circulação, inclusive dos convidados.

Garanta a integração da cozinha com outros cômodos

A cozinha precisa ser aberta para algum outro cômodo, geralmente para a sala de jantar e para a sala de estar.

Isso permitirá uma maior sociabilidade entre o cozinheiro e os convidados, que poderão observar de perto a preparação dos pratos (além de poderem participar do processo).

cozinha gourmet integrada

Uma dica, inclusive, é colocar uma meia-parede ou, preferencialmente, um balcão, com algumas banquetas, separando os cômodos.

Embora bancadas de madeiras não sejam muito recomendadas em cozinhas gourmets, pode ser uma boa ideia que o balcão separando a cozinha dos demais cômodos seja, uma vez que dá à cozinha rusticidade, além de ser mais aconchegante.

Dê sua cara à cozinha gourmet

A cozinha gourmet deve falar a linguagem daquele que irá cozinhar nela.

cozinha gourmet moderna

Se você for vegetariano, por exemplo, invista em acessórios que facilitem o processo de cozimento e de consumo de pratos vegetarianos, abrindo mão de outros característicos de consumidores de carne.

Ideais de cozinha gourmet

Confira a seguir algumas ideias de cozinha gourmet para se inspirar!

Cozinha gourmet com ilha

cozinha gourmet com ilha

A “ilha” nada mais é do que uma bancada livre no meio da cozinha, dando ao cozinheiro a possibilidade de ele apoiar utensílios da cozinha, colocar itens de decoração, pensar em novos espaços de armazenamento e muito mais!

Cozinha gourmet no exterior

cozinha gourmet externa

A cozinha gourmet pode não necessariamente ficar dentro de casa: ela também pode ficar do lado de fora, integrada não à sala de estar, mas sim a uma varanda ou a um jardim!

Cozinha gourmet ampla

cozinha gourmet ampla

Optar por dar à cozinha gourmet bastante espaço pode ser uma boa ideia, pois permite que os convidados circulem livremente por ela, acompanhando e ajudando nos processos, além de dar ao cozinheiro maior liberdade para se locomover.

Cozinha gourmet a nível profissional

cozinha gourmet profissional

Você também pode dar à sua cozinha gourmet um nível de profissionalismo, investindo em equipamentos e eletrodomésticos de última geração, potencializando ainda mais o seu poder culinário. Ainda assim é possível mantê-la aconchegante investindo em um balcão com banquetas para os convidados.

Cozinha gourmet simples e rústica

cozinha gourmet rústica

Não pense que uma cozinha gourmet se limita a exageros e complexidades. Ela também pode ser simples, com toques de rusticidade, e bastante confortável, valorizando mais a interação com os convidados e a apreciação da boa comida.

Você já conhecia a ideia da cozinha gourmet? Alie essa tendência com as novidades para 2020 sobre a decoração desse ambiente tão importante!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply