Como decorar uma cozinha pequena – Dicas de decoração (+20 ideias)

A decoração de uma cozinha pequena é uma tarefa difícil, mas não impossível. Seguindo algumas dicas de decoração é possível transformar um espaço limitado muito usual e aconchegante.

Para saber como decorar uma cozinha pequena sem gastar muito com a ornamentação confira, aqui, as principais dicas de decoração com várias fotos de cozinhas planejadas para inspirar na construção da melhor cozinha para a sua casa.

Como decorar uma cozinha pequena – 11 dicas de decoração

O alto valor dos móveis de cozinha e de serviços de decoração pode parecer um empecilho para muita gente que quer organizar e decorar a casa. Contudo, com algumas dicas simples é possível transformar uma ambiente otimizado sem gastar muito dinheiro com a ornamentação.

Antes de começar vale a pena fazer o check-list sobre quais móveis para cozinha pequena são indispensáveis. Afinal, móveis planejados te ajudam a aproveitar espaço.

1 – Use tons claros de parede e móveis

O primeiro truque para dar a dimensão de grandeza nos ambientes é usar uma decoração clara. Prefira móveis claros e lisos e eletrodomésticos também de cor clara. Os armários podem ser confeccionados sob medida, e o interessante é que não pesem o ambiente. Para isso, opte por portas transparentes de vidro, ou até sem porta alguma.

Os tons pastéis como azul, cinza e tonalidades de verde e amarelo são algumas das alternativas viáveis. Para quem gosta de tons fortes, as cores devem estar predominantemente nos móveis: cadeiras, mesas e prateleiras.

Os amantes do minimalismo também podem optar por um ambiente clean, nesse caso, a ornamentação de cozinha pequena deve ficar focada em objetos simples dispostos em ganchos, prateleiras e na modernidade dos móveis.

[VEJA TAMBÉM: Móveis para cozinha pequena que não podem faltar!]

2 – Use pisos claros

O piso também deve ser bastante claro. Uma boa dica é usar o porcelanato, que ainda dá brilho. Quanto mais brilho (inclusive nos móveis), melhor para ampliar o seu espaço. Assim como o piso, as cores das paredes também devem seguir os tons mais claros. É claro que em alguns detalhes você pode usar outras cores mais fortes, mas essas tonalidades devem ficar restritas a partes pequenas da decoração da sua cozinha pequena.

Alguns materiais como mogno escuro, a combinação do xadrez preto e branco ou o mármore verde labrador, são boas opções e fáceis de limpar e encerar.

O famoso piso de xadrez não é muito recomendado para cozinhas pequenas, pois podem dar a impressão de que o ambiente é ainda menor. No entanto, no caso de ambientes integrados, a solução pode ser uma alternativa.

2 – Não economize na iluminação

A iluminação é primordial, janelas amplas que tragam bastante luminosidade ampliam o ambiente e dão a sensação de espaço na cozinha.

É quase obrigatório ter lamparinas sobre a bancada da cozinha ou acima das prateleiras, o que, inclusive, dá destaque para os objetos decorativos e até ajuda a esconder a bagunça nos dias em que a louça ficou acumulada na pia.

3 – Bancada americana

A famosa bancada americana é uma das principais estratégias de cozinhas planejadas pequenas, e a mais ideal para cozinhas de apartamentos. Essa técnica ajuda a ampliar o ambiente e ainda dá muito conforto para quem gosta de cozinhar ao mesmo tempo que conversa com as visitas.

No entanto, para esse tipo de ambiente algumas regras de decoração são imprescindíveis. A primeira, é manter o piso de cores iguais, pois a mudança drástica de decoração de um ambiente para o outro não favorece o visual.

E outro detalhe importante é que pisos da mesma cor favorecem para que o ambiente pareça um pouco maior. Para ganhar espaço, coloque portas de correr, pois poupam espaço ao abrir os armários, além da praticidade.

Uma outra dica válida para quem tem uma cozinha pequena com balcão, é usar a parte de baixo do balcão para fazer um pequeno armário ou gavetas fundas. Nele , coloque os aparelhos que precisam estar sempre à mão como facas de cozinha, garfos, colheres e utensílios culinários.

Aliás, uma cozinha americana pequena já tende a aproveitar espaço, muito mais, se tiver armários planejados e pequenos armários para ajudar a guardar a bagunça.

como decorar a cozinha

4 – Use e abuse das prateleiras e ganchos

Certamente você já olhou para o tamanho do espaço e se perguntou: onde colocar o microondas numa cozinha pequena? e a batedeira? e o liquidificador? Esses utensílios que são usados com frequência ficam muito melhor acomodados em prateleiras, já que evitam que fiquem tomando espaço das bancadas que serão usadas para cozinhar.

As prateleiras podem ser simétricas na horizontal, quando ajudam a dar um tom de amplitude no ambiente. Outra ideia é dispô-las de forma assimétrica, o que ajuda a dar um tom mais descontraído para o ambiente.

Usar ganchos e suportes também pode facilitar bastante a funcionalidade dos seus objetos. Pendurar frigideiras, espátulas e escumadeiras na sua parede fica bastante prático, além de dar um charme especial ao ambiente como um todo. As prateleiras também podem ser bastante funcionais, você pode armazenar copos e até jarras ali, que podem ser usados com mais facilidade.

Para te ajudar a dispor os móveis confira, também, o texto de como organizar os móveis numa cozinha pequena. 

5 – Mesas dobráveis

Quem não quer um ambiente integrado com o tradicional estilo de cozinha americana, mas ao mesmo tempo, não pretende abrir mão de uma mesa, então a melhor solução é colocar uma mesa dobrável.

Em lojas de móveis é possível conferir diversos tipos de dobras e estilos. A mais prática é aquela em que a mesa pode ser recolhida para dentro do armário, liberando espaço no corredor, guardada.

6 – Móveis metálicos e espelhados

Os espelhos são a técnica de decoração mais simples para ampliar pequenos ambientes. Numa cozinha que não dispõem de muito espaço, essa estratégia também funciona.

A mistura de móveis brancos com metalizado está super em alta e dão a sensação de que o espaço é maior. As cores claras em geral são a melhor opção para fazer uma decoração de cozinha pequena.

7 – Azulejos coloridos

Uma cozinha monocromática não é nada confortável, e por mais que possa ajudar a ampliar o ambiente, pode enjoar a decoração. Uma boa dia para quem quer deixar o ambiente mais harmonioso é utilizar de azulejos coloridos em ambientes estratégicos – pode ser na bancada, na frente da pia ou do fogão.

O azulejo colorido substitui o papel de parede, que não é uma boa pedida para cozinha – já que o excesso de calor, umidade e gordura pode trazer rápidos danos para o papel de parede, dificultando até na hora da limpeza do ambiente.

7 – Móveis em madeira

Os móveis em madeira funcionam muito bem para quem gosta de ter uma cozinha pequena e bonito, com um tom um pouco rústico. A madeira, no entanto, precisa ser de uma tonalidade clara – devido a necessidade que todo ambiente pequeno tem de ser altamente iluminado.

Os móveis em madeira podem ser a mesa, um balcão ou alguns objetos espalhados sobre prateleiras ou pendurados na parede.

cozinha americana

 

8 – Dê personalidade ao ambiente

A decoração de uma casa em geral, assim como uma cozinha pequena sempre requer um pouco de ousadia e criatividade. É possível tornar o ambiente aconchegante com pequenos truques como você pode observar.

Com essas pequenas dicas, você vai ver o quanto sua cozinha pode ficar bonita mesmo sendo uma cozinha pequena. Não deixe de colocar alguns objetos que transmitam ao ambiente um pouco de sua personalidade. Gosta de patchwork? Que tal um tapete decorado no meio da cozinha? Ou um caminho de mesa no balcão?

Nada é proibido na decoração e design de interiores, basta ser criativo e respeitar os limites do ambiente.

9 – Mesclar peças modernas e antigas

O estilo Shabby Chic está em alta, ele consiste na mistura de móveis e objetos antigos com modernos. Nesse caso, a decoração deve ficar mais focada na escolha dos móveis do que de objetos para compor o ambiente.

10 – Mármore e granito é melhor do que inox

As pastilhas, mármore ou granito são melhores opções para as bancadas de cozinhas pequenas do que as bancadas de inox, isso porque tão mais personalidade no ambiente e ainda favorecem a decoração.

11 – Móveis embutidos

Os móveis embutidos, como fogão na bancada, forno embutido na parede, ajudam a economizar espaço, otimizando o espaço do ambiente. Na verdade, essa prática é uma dos primeiros passos para a construção de uma cozinha planejada.

Como organizar uma cozinha pequena

Mantenha sempre a sua cozinha organizada. Não deixe por cima do balcão ou da pia coisas que você não usa ou usa muito pouco, como batedeiras, liquidificador e até um espremedor de frutas, se você por acaso tiver um!

Deixe todos esses materiais guardados no armário para quando precisarem ser usados. Também mantenha a pia sempre limpa. A dica é lavar a louça logo após as refeições para não deixar elas acumularem.

Viu como pode ser fácil decorar uma cozinha pequena? Essas são algumas dicas para quem mora em apartamentos pequenos, flats, ou até casas e que preferiram por reduzir o espaço de sua cozinha. Com elas é possível dar uma outra cara ambiente, apenas usando a decoração como uma grande aliada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply