Crisântemo – Cultivo da “Flor Dourada”, Significado e Características

O crisântemo descreve uma planta de origem asiática bastante tradicional e que é considerada no Brasil como a rainha das flores de corte.

Muito difundida, o crisântemo vem sendo cultivado há mais de dois mil anos e é uma planta nobre na China, por exemplo.

Descubra como cultivar o crisântemo em sua casa ou jardim, quais é o significado dessa planta e as características dela para fácil identificação!

crisântemos coloridos em vaso

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

Como plantar crisântemos?

O florescimento dos crisântemos acontece naturalmente no inverno, por isso se percebe que o desenvolvimento dessas plantas acontece bem em dias curtos.

A estação ideal para plantar os crisântemos é na primavera justamente por esse motivo do florescimento.

crisântemos coloridos em balde

O plantio do crisântemo exige um solo fértil, bem drenado e regado. Solos duros podem prejudicar o crescimento das raízes, enquanto que muito encharcado pode apodrece-las.

A planta gosta de sol, por isso prefira plantar os crisântemos em locais em que há pelo menos seis horas de luz solar direta. Na realidade, quanto maior a quantidade de sol recebida, mais resistente será o crisântemo.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CRAVINA?]

crisântemo laranja

Em dias extremamente quentes, cuidado para as flores e folhas não se queimarem – garante um pouco de sombra! Lembre-se que o plantio dos crisântemos fica muito bem em bordaduras, maciços, jardineiras e vasos.

Ao plantar cada muda, deixe um espaço de alguns palmos entre cada uma, pois conforme o crescimento, elas poderão competir pelos nutrientes presentes no solo.

Qual é o significado do crisântemo?

O crisântemo pode simbolizar a simplicidade e a perfeição. Para os budistas, essa flor traz felicidade e alegria para um lar. É justamente na Ásia que existe um ditado popular que menciona que “se queres ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos”.

No Brasil, a planta significa “beleza na vida e na morte”, pois suas flores são utilizadas para representar a vida e a morte, o sol e a chuva.

Por causa desse significado, você notará que essas flores são frequentemente usadas no Dia de Finados e em feriados santos.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CINERÁRIA?]

No México, os crisântemos são usados como símbolo de uma declaração explícita de amor.

As cores dos crisântemos também podem alterar o seu significado:

  • Crisântemo amarelo: amor frágil e desdenhado, fortuna.

crisântemo amarelo

  • Crisântemo branco: sinceridade e verdade.

crisântemos brancos

  • Crisântemo vermelho: declaração de amor, paixão e amor.

Como identificar um crisântemo?

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CULTIVAR COPO-DE-LEITE?] crisântemos rosas

O crisântemo é uma planta que possui mais de cem espécies – são mais de 800 variedades disponíveis no mundo todo!

Por ser uma planta herbácea, o crisântemo pode chegar até no máximo um metro de altura. Seus caules são ramificados e pubescentes com folhas ovais, com recortes irregulares e estando presentes em várias partes das hastes de maneira isolada.

O nome “crisântemo” vem do grego e significa “flor dourada”, mas isso não quer dizer que suas flores se apresentem nessa tonalidade.

Do tipo capítulo, suas inflorescências são apicais ou axilares, com discos centrais em tom amarelo e pétalas de várias cores – inclusive de formatos diferenciados, algumas dobradas, outras simples.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CAMÉLIA?]

crisântemos coloridos

Além dos crisântemos branco, vermelho e amarelo, você ainda encontra variedades em laranja, rosa, roxo e azul.

Você pode notar que o crisântemo é uma flor de estilo campestre e que pode ser bastante atrativa na decoração paisagística.

Comente conosco o que você acha dessa planta como opção para jardins e ambientes internos e tire outras dúvidas!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply