Cuba para banheiro – Qual o melhor formato? E qual o material mais indicado?

A cuba para banheiro é um item essencial nesse ambiente, tornando-o funcional e prático. Mas não é só isso: ela também pode dar estilo e personalidade à decoração, ajudando a diferenciá-la.

Curiosamente, existem diversos tipos de cuba de banheiro, considerando formato e material com o qual foi fabricada. Aqui, você conhece quais são esses tipos, qual o melhor formato e qual material é mais indicado. Acompanhe e descubra!

cuba para banheiro de embutir

Tipos de cuba para banheiro

Há vários tipos de cuba para banheiro e conhecê-los é importante para saber qual escolher. A seguir, listamos quais são os principais e mais utilizados atualmente:

Cuba de apoio

Trata-se de uma versão moderna e fácil de instalar porque a cuba fica apoiada na bancada. Assim, garante-se economia de espaço, maior leveza e modernidade ao ambiente.

Cuba de semiencaixe

É um tipo que parte da cuba é instalada internamente e o restante fica visível. É uma alternativa para ambientes menores, que têm bancada estreita / pouco espaço para instalação.

Cuba de sobrepor

Esta é uma cuba que somente a parte superior (borda) fica visível na bancada. Por isso, acaba liberando mais área para uso, sendo uma alternativa para quem deseja economizar espaço e dinheiro (seu preço tende a ser mais acessível).

Cuba esculpida

A cuba esculpida pode ser feita com granito, mármore e porcelanato, combinando com o material da bancada. É uma opção muito moderna, que dá sofisticação imediata para a decoração do banheiro.

Cuba de embutir

Esta cuba é embutida na bancada, colada na parte inferior. Destaca-se por ter preço muito mais acessível do que as demais e pela fácil manutenção. Normalmente vem com um gabinete, que serve para guardar produtos e esconder a peça.

Cuba de parede

Trata-se de uma cuba que dispensa a bancada e é fixa na parede, com ou sem coluna. Costuma ter preço acessível e ser muito compacta. Por isso, geralmente é indicada para lavabos.

Cuba para banheiro: qual o formato ideal?

É possível encontrar cuba para banheiro com formato retangular, quadrado e redondo. Ao encontrar essas alternativas, é comum ter uma dúvida: afinal, qual o formato ideal?

Na realidade, depende de diversos fatores, como seu projeto decorativo e espaço disponível. Se o projeto tiver formas arredondadas, a cuba com essa característica é a melhor escolha. Caso tenha linhas retas, o ideal é a cuba quadrada ou retangular.

No que se refere ao espaço disponível, quanto menor for, mais compacta deve ser a cuba. O motivo disso é simples: assim, a cuba não consumirá boa parte da área livre disponível, tornando o ambiente mais funcional.

De modo geral, a cuba de semiencaixe e de sobrepor são boas alternativas para áreas pequenas, bem como a cuba de embutir e de parede, pois são menores.

Caso espaço disponível não seja um problema, dá para investir em cubas maiores, como as de apoio e esculpidas. Inclusive, essas alternativas são perfeitas para modernizar a decoração do banheiro.

Outra dica que pode lhe ajudar a escolher o formato perfeito é a limpeza. Cubas com formato arredondado costumam ter limpeza mais simples porque o escoamento da água ocorre com facilidade. Já as quadradas e retangulares podem acumular resíduo nos cantos.

Cuba para banheiro: qual o material mais indicado?

Existem cubas de banheiro feitas com materiais como cerâmica, porcelana, mármore sintético, vidro, metal, madeira, acrílico e granito.

As de cerâmica e porcelana são as mais comuns, apresentando boa durabilidade e impermeabilidade. Além disso, suportam muito bem a umidade e são uma alternativa para quem procura uma cuba de baixo custo.

Outra boa opção para quem deseja economizar é a cuba de mármore sintético, que consegue unir a beleza do mármore original a um preço acessível e boa durabilidade.

Já a cuba de vidro não é indicada para banheiros com uso frequente no dia a dia, porque esse material é mais frágil e suscetível a quebras. Portanto, se gostar muito dele, considere utilizá-lo somente em lavabos.

Sobre a cuba de metal, ela combina muito bem com decorações industriais. Mas, prefira usar a de aço inox, porque ele não enferruja. Demais materiais metálicos podem oxidar, ficando com manchas ou ferrugens.

A cuba de madeira é uma alternativa para decorações rústicas, mas se lembre que esse material é caro e mais suscetível a danos. Só o utilize se puder comprar madeiras tratadas e impermeabilizadas.

As alternativas de acrílico unem beleza, preço baixo e durabilidade. Em contraposição a de granito se destaca por ser uma das mais caras, embora bastante durável.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário