Início » Infantil » Cuidados fundamentais ao montar o quarto do bebê

Cuidados fundamentais ao montar o quarto do bebê

Separamos alguns cuidados importantes que você deve tomar ao montar o quarto do bebê. Confira as dicas e coloque em prática! Acesse agora e confira.

Para os pais, montar o quarto do bebê é uma das tarefas principais que antecedem o nascimento do filho. Mas, nem sempre é um trabalho simples, principalmente para os marinheiros de primeira viagem.

No entanto, esse é um processo que se torna mais simples quando se tem alguns cuidados e se segue dicas preciosas! Veja a seguir mais detalhes e saiba como montar um quarto infantil incrível para seu filho!

organizar quarto de bebê

Organize o quarto com antecedência

Quanto mais cedo o quarto estiver pronto, melhor. Assim, dá para o bebê se instalar no cômodo assim que chegar em casa, evitando ficar exposto a situações que podem comprometer seu desenvolvimento.

O recomendado é começar a montar o quarto a partir do segundo trimestre de gestação, o que dá tempo de sobra para cuidar de todos os detalhes e comprar móveis para quarto infantil com calma.

Certifique-se da integridade física do cômodo

Um quarto com boa estrutura física é fundamental para abrigar o bebê, garantindo-lhe segurança e um ambiente adequado para seu desenvolvimento e descanso.

Por isso, verifique se o cômodo está com a pintura em dia, inclusive se instalações elétricas estão funcionando corretamente e piso está adequadamente nivelado. Em caso negativo, providencie os consertos.

quartos de bebê

Simplifique

Um dos principais cuidados a serem tomados é simplificar a área para a criança e seus pais. Procure investir em móveis fundamentais para o quarto de bebê, como berço, cômoda e guarda-roupa, sem exageros na quantidade.

A cômoda, inclusive, pode funcionar como trocador, facilitando o trabalho dos pais na hora de arrumar o bebê ou trocar fraldas, além de deixar um espaço extra para organizar roupas infantis.

Outros móveis para o quarto de bebê que têm de entrar na lista de aquisições são a poltrona de amamentação, que proporciona maior conforto à mãe na hora de alimentar a criança, além de um sofá ou cama, que oferecerá um lugar aconchegante para acompanhantes, babás ou os pais inseguros que preferem passar a noite no quarto do bebê.

Ao comprar os móveis para quarto infantil, lembre-se de um detalhe: qualidade é fundamental. Ela determinará a maior vida útil do móvel, fazendo o investimento valer mais em longo prazo, e aumentará a segurança do bebê, já que apresenta boa resistência e melhor acabamento, minimizando o risco de acidentes domésticos.

Atente à iluminação

Além escolher os móveis para o quarto adequados, tome cuidado também com a iluminação do ambiente, que deve ser diferenciada. Como os bebês passam a maior parte do tempo deitados, fuja da iluminação direta, que incomoda as crianças. As iluminações indiretas são sempre recomendadas, sobretudo por darem ao local uma maior sensação de conforto.

Decore com estilo

Uma decoração estilosa faz a diferença. Para obtê-la, aposte nos acessórios de decoração. Invista numa cortina que corte um pouco da luz natural excessiva, ruídos e ventos, para evitar que o bebê adoeça.

Lixeiras coloridas e estampadas, que devem ter seu conteúdo removido diariamente, baús e cestos para guardar itens do bebê também são ótimas opções para organizar o local, mantendo-o mais funcional, e complementar a decoração do quarto.

quartos lindos de bebês

Escolhendo as cores do quarto infantil

Tome cuidado e evite usar móveis e acessórios com muita cor. O excesso de informação na decoração do quarto pode trazer ao bebê confusão visual.

Ademais, caso queira reutilizar os móveis para quarto infantil e seus acessórios para economizar numa transformação do cômodo, fuja de decorações temáticas, que impossibilitam a reutilização de tais itens posteriormente.

Em paredes, invista em tons neutros, como o branco. Caso queira uma decoração colorida, deixe para trabalhar com diferentes tons em elementos decorativos, como nos acessórios.

Ao utilizar cor, sempre prefira tonalidades claras, como o azul, rosa, amarelo, lilás e bege. Dá para escolher pêndulos para cortinas com cores claras, bem como brinquedos e itens do enxoval coloridos que ajudarão a tornar o ambiente ainda mais especial.

Ao apostar nos acessórios coloridos e não nos móveis ou decoração das paredes, é possível adaptar o quarto quando a criança crescer, diminuindo significativamente os gastos com reformas e móveis novos, já que os antigos poderão ser reaproveitados.

Instalando os móveis

Instale o berço longe de janelas ou porta, para evitar que o bebê fique na direção de correntes de vento e adoeça. Para quartos pequenos, organize os móveis junto às paredes, deixando o centro livre para circulação, de modo a tornar o cômodo mais funcional.

Coloque em prática essas dicas e crie um ambiente favorável para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê!

Comente