Início » Pets » Dicas de Cuidado e Comportamento dos Gatos » Cuidados necessários com gatos: um guia completo

Cuidados necessários com gatos: um guia completo

Gatos são independentes, mas isso não quer dizer que não precisam de cuidados! Os felinos precisam de atenção e alguns cuidados especiais de seus donos. Não são como os cães, mas eles amam passar tempo com os seus humanos!

Além da comida, também precisam de carinho e chamego. Se você achava que ter um gatinho era super simples, veja aqui nesse artigo quais os cuidados necessários com os gatos:

Higiene do gato

Cuidados necessários com gatos: um guia completo

Os felinos são animais bastante higiênicos, se já observou um, certamente já o viu limpando as próprias patinhas. Assim como os cães, os gatos fazem fazem xixi e cocô. A grande diferença é que não precisa ensinar o local adequado.

Faz parte do instinto do gato fazer suas necessidades direto na caixa de areia. Assim que terminar, eles enterram. Contudo isso não é suficiente! Será necessário limpar a caixa de areia com frequência para evitar que o cheiro desagradável tome conta de sua casa. Também é preciso manter a caixa de areia sempre com bastante areia, caso contrário o bichano irá procurar outro local para suas necessidades.

Por mais que usem a língua para se limpar, não se dispensa o banho! Além disso, escovar os pelos ajuda a evitar o surgimento de bolas de pelo pela casa.

Cuidados com a alimentação do gato

É muito importante oferecer ração própria para felinos. Existe a versão seca e a molhada, mais conhecida como patê. Essa última é uma boa opção quando quiser fazer um agrado para seu amigo, já que é mais cara.

Diferente dos cachorros que possuem uma rotina com alimentação, os gatos precisam de comida no pote o dia todo. Não é necessário oferecer leite. Inclusive em alguns animais é um alimento super indigesto e causa diarreia.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Apesar da ração poder ficar o dia todo no pote, cuidado com a quantidade. Quando o gato come demais, ele poderá ficar obeso. Portanto é interessante ofertar apenas a quantidade necessária para manter o seu gato saudável, evitando o ganho de peso extra.

A água deve ser ofertada em abundância. Certifique-se de trocá-la várias vezes ao dia para garantir que esteja sempre fresca e deliciosa!

Vacinas e veterinário

Cuidados necessários com gatos: um guia completo

Gatos, assim como qualquer outro animal de estimação, precisam tomar vacinas para evitar ficarem doentes. Além disso, as consultas periódicas servem para prevenir problemas de saúde.

É muito importante cumprir todo o calendário de vacinas e levá-lo ao veterinário. Principalmente se o seu gato costuma dar umas escapadinhas para namorar. A melhor forma para evitar essas escapadas é através da castração.

Tenha um arranhador para gatos bem atraente

Não adianta se estressar com os arranhões, pois é da natureza do animal afiar suas unhas e, eles fazem isso onde acharem melhor. Portanto, comprar um arranhador é uma forma de fazê-lo parar de destruir o seu sofá ou tapete.

Há vários modelos e tipos, que poderá ser escolhido conforme a preferência do gato. Lembre-se de pegar um que seja maior que o felino. E, o material também precisa ser interessante, como o sisal ou algum tecido. Existem também vários outros brinquedos para gatos que você pode investir, veja aqui alguns deles.

Evite grandes mudanças

Cuidados necessários com gatos: um guia completo

Diferente dos cães que se adaptam facilmente aos lugares, os gatos não são nenhum pouco fãs de mudanças. Eles gostam das coisas de uma determinada maneira e dificilmente aceitaram de outra.

Em alguns caso, até mudar o sofá de lugar pode ser motivo de estresse. Imagine uma mudança de casa? Pense muito bem antes de tomar esse tipo de decisão morando com um felino.

Outros cuidados com os gatos

Além dos cuidados já citados aqui, é importante estar de olho em outros assuntos que não acontecem com tanta frequência, como por exemplo as pulgas.

Assim como os cães, os gatos também podem ter problemas com pulgas e carrapatos. É bom usar anti-pulgas, principalmente se ele costuma dar umas escapadinhas. Manter o ambiente o mais limpo possível é outra forma de prevenção.

Os gatos são conhecidos por serem preguiçosos, afinal, dormem em média 18 horas por dia! Mas os felinos são bastante inteligentes e costumam dormir quando os donos estão fora de casa. Por isso, sempre que estiver em casa, dê atenção ao seu amigo. Procure brincar, fazer cafuné e companhia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário