A begônia maculata precisa DESSES CUIDADOS na hora de plantar e cultivar

A Begônia Maculata tem sido uma das plantas preferidas para aqueles que gostam de ter várias plantinhas espalhadas para a casa. Ela possui folhas verdes alongadas, assimétricas e com pequenas bolhinhas brancas na parte frontal que chamam muita atenção e marcam presença no ambiente.

begonia maculata

A planta necessita de muita atenção na hora de cultivar e plantar, portanto, se você está com alguma dúvida sobre como o processo deve ser feito, acompanhe para entender!

Cuidados para Begônia Maculata no Plantio e Cultivo

A planta Begônia Maculata é nativa das matas brasileiras, ela possui um visual exótico e encantador, conquistando assim o coração dos amantes de plantas na decoração. Sua folhagem faz toda a diferença no ambiente, trazendo um charme incomparável.

Cada folha da begônia é única, além de que, no inverno, é comum que ela apresente um cause cheio de flores brancas. 

Como plantar a Begônia Maculata

Para o seu plantio, a melhor época de realizá-lo é o outono, já que o clima estará mais ameno. 

O vaso ou cachepô deve possuir no mínimo 15 x 20 centímetros, é necessário que tenham furos no seu fundo para que a água consiga ser escoada.

A seguir, faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedras de construção, elas ajudam a facilitar o escoamento e proteger as raízes.

begonia maculata

Você deve preparar um solo com matéria orgânica, sendo uma parte de terra de jardim e duas partes de composto orgânico ou substrato, preencha o vaso até a metade e posicione a muda no centro. Após isso, preencha até a borda e afofe com as mãos, firmando a begônia.

O último passo do plantio é fazer uma rega generosa, observando se a água escoa rapidamente da superfície e sai pelos furos.

Como cultivar a Begônia Maculata

Além do plantio, é necessário estar atento ao cultivo da begônia!

  • Luminosidade

A luminosidade que a planta precisa é a meia sombra, o ideal é posicionar o vaso em um local que receba poucas horas de sol direto por dia (sendo de duas a quatro horas) ou onde não haja incidência direta, apenas luz. 

Ela é uma planta de baixa estatura, nas matas brasileiras ela está sempre protegida pelas copas das árvores.

  • Regas

O solo úmido é o ideal para a begonia maculata, faça regas de uma a duas vezes por semana. Esteja atendo às condições do substrato para não deixar o solo encharcado. 

É importante não molhar as folhas da planta, isso pode fazer com que elas manchem e apodreçam. 

  • Adubação

Se você está em busca de folhas maiores, a adubação é importante. O melhor adubo é aquele que o NPK seja equilibrado.

  • Vaso

Em apartamentos, busque colocá-la em aparadores próximos às janelas ou mesas de escritório. 

Conforme o crescimento da planta, faça a troca de vaso para proporcionar mais espaço e nutrientes. 

Tipos de Begônia

Existem diversos tipos de begônia, são pelo menos 1.400 espécies. Algumas delas possuem folhagens mais exuberantes, enquanto outras contam com lindas e delicadas flores. 

Para que você tenha ainda mais conhecimento, trouxemos abaixo uma lista das begônias mais procuradas no momento. Todas são lindas e podem deixar o seu ambiente ainda mais belo e aconchegante!

As begônias mais procuradas no momento, são:

Begônia Maculata

Com seu visual exótico, ela possui folhas verdes alongadas e assimétricas, que possuem pequenas bolinhas brancas na parte frontal.

begonia maculata

Begônia Metálica

Ela produz caules que formam uma touceira rala, com nós e entrenos destacados. Suas folhas são espessas e com aspecto recortado, de cor verde-escura com pontos prateados e nervação avermelhada.

begonia metalica

Begônia Rex

Para essa espécie, suas folhas recebem diferentes cores, formas e texturas. Sua folhagem é super ornamental, e podem ser de cor verde, bronze, rosa ou cinza. 

begonia rex

Begônia Cerosa

Recebeu esse nome pois suas folhas possuem aparência cerosa. Essa espécie possui uma variedade de flores nas cores branca, rosas e vermelhas, com folhas verdes e avermelhadas.

begonia cerosa

Begônia Asa de Anjo

Como o próprio nome sugere, ela possui folhas em formas de asa que podem ser completamente verdes ou com pontuações brancas. Já para suas flores, elas podem ser rosas, vermelhas ou brancas. 

begonia asa de anjo

Begônia Elatior 

Ideal para os ambientes internos, a begonia elatior possui flores grandes, sendo semelhantes as rosas. A espécie possui flores que variam sua cor do branco ao vermelho. 

begonia elatior

Depois das nossas dicas ficou ainda mais fácil de cuidar da sua begônia, lembre-se de tomar os cuidados necessários para que ela cresça de maneira forte e saudável. A begônia é muito delicada e exige atenção. É uma ótima opção para colocar nos ambientes da sua casa ou jardim trazendo ainda mais vida e aconchego para o local.

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário