Decoração Apartamento Pequeno – Dicas Para Decorar e Otimizar Espaço

Os apartamentos, sobretudo os novos, caracterizam-se por ter espaço reduzido. O grande problema disso é que nem sempre é fácil decorar áreas pequenas e torná-las funcionais e bonitas.

No entanto, saiba que seguindo algumas dicas é possível, sim, decorar apartamento pequeno e conquistar um resultado lindo e que torne os espaços mais práticos e fáceis de serem usados. Confira, a seguir, quais são esses truques.

Dicas para decoração de apartamento pequeno

O apartamento pequeno pode ficar lindo e ter um aproveitamento de espaço muito maior quando é bem projetado. Na dúvida, confira algumas dicas de decoração para salvar o ambiente caso ele seja menor do que o planejado:

Fuja de excessos

decoração apartamento pequeno

Lembre-se daquele ditado que diz que menos é mais. Se colocar muitos móveis ou acessórios nos ambientes, corre-se o risco de poluir visualmente esses espaços, passando a sensação de falta de funcionalidade e tamanho menor.

Por isso, compre somente os móveis essenciais para cada cômodo e evite sobrecarregá-lo com muitos acessórios ou objetos decorativos, garantindo um resultado mais harmônico.

Aposte em móveis multifuncionais

decorar apartamento pequeno

Móveis multifuncionais são aqueles que têm mais de uma função, ou seja, podem ser utilizados para mais de uma atividade. Um bom exemplo é a cama com gaveteiros ou espaços extras para armazenar roupas de cama ou objetos pessoais.

Também é possível investir no clássico sofá cama, além do pufe que pode desempenhar o papel de mesa lateral ou apoio para os pés. Outros exemplos tradicionais de móveis multifuncionais são o criado mudo, balcão e aparador.

Há uma dica infalível para saber se o móvel é multifuncional: ao comprá-lo, pergunte a si mesmo se a peça pode ser utilizada para outra finalidade na sua casa. Se a resposta for positiva, ele pode fazer a diferença na decoração do imóvel como um todo.

O motivo é simples: esse tipo de móvel otimiza o espaço interno do cômodo e, de quebra, elimina a necessidade de comprar outras peças, o que ajuda a economizar na decoração.

Escolha as cores certas

O segredo para conquistar uma decoração perfeita no apartamento pequeno é saber escolher as cores utilizadas nos cômodos. E aqui vai uma dica que nunca falha: tons claros, como o branco, são perfeitos para imóveis com espaço reduzido.

A razão disso é simples, as cores claras melhoram a iluminação dos ambientes e, consequentemente, dão a sensação que os espaços são visualmente mais amplos / maiores.

Portanto, se quiser que a decoração da sua casa seja mais luminosa e passe essa impressão de amplitude, use o branco como cor predominante dos ambientes, utilizando-o na pintura da parede. Nos móveis, prefira tons claros, como o bege.

Acha que tonalidades claras são sem graça? Então, não precisa desanimar! Dá para investir em tons vibrantes em acessórios, como tapetes, almofadas e eletrodomésticos / eletroeletrônicos, conferindo toques de cor e irreverência para a decoração.

Abuse da iluminação

apartamento pequeno

Quanto mais iluminado for o ambiente, melhor. Esta máxima é válida porque a luz ajuda a dar sensação de amplitude. Por isso, não menospreze esse detalhe ao decorar o apartamento pequeno.

Prefira a luz branca, que possui maior capacidade de iluminação. Além disso, não obstrua janelas, deixa-as livres para aproveitar ao máximo a luz natural, o que contribuirá positivamente com a decoração dos espaços.

Em ambientes de descanso, como o quarto e sala, é possível investir em um sistema de iluminação diferenciado que mescle luz branca e amarela, que é mais aconchegante é contribui para o relaxamento.

Utilize espelhos

O espelho é um grande aliado da decoração de apartamentos pequenos. Não é para menos, afinal, sua capacidade de reflexão ajuda a passar impressão de profundidade e maior luminosidade, proporcionando a sensação de amplitude de espaços.

Por isso, não deixe o espelho de fora de seu projeto decorativo. Procure inserir uma peça num local estratégico do cômodo, como em pontos com boa luminosidade, contribuindo positivamente com a decoração.

Existe a possibilidade de utilizar somente um espelho de médio a grande. Neste caso, a peça é mais imponente e torna a decoração moderna e sofisticada. Se o orçamento estiver curto, monte uma composição com espelhos menores, que são mais baratos.

Para isso, compre espelhos pequenos e, se possível, com diferentes designs. Na parede principal / de destaque do cômodo, faça uma composição com os espelhos, criando uma decoração original e diferenciada para o apartamento.

Outra excelente forma de investir nessa dica é comprar móveis com revestimento de espelho, como um guarda-roupa, criado mudo, aparador, mesa de centro, entre outros.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply