Decoração com cortinas e persianas – Tendências 2022

Cortinas e persianas são excelentes acessórios para utilizar na decoração de seu lar! Elas transformam o ambiente, dando-lhe muito mais charme e estilo.

Quer investir nessas peças? Então, confira aqui quais são as principais tendências 2022 para decoração com cortinas e persianas e adote a sua favorita!

tendencia 2022 cortinas e persianas

Tendências cortinas para sala

Seguir tendências em decoração com cortinas e persianas facilita a escolha das peças e aumenta as chances de montar um ambiente incrível. A seguir, indicamos quais são as principais tendências do segmento:

Natural

A busca pelo natural é uma forte tendência em decoração com cortinas e persianas, ajudando a criar um ambiente aconchegante e muito mais bonito.

Para investir nessa tendência é simples, basta escolher cortina ou persiana que tenha elementos que remetem ao natural, à natureza.

Uma excelente forma de fazer isso é optar por cortinas confeccionadas com tecidos naturais, como o algodão, linho e sarja. No caso da persiana, escolha uma alternativa de madeira ou com material com efeito amadeirado.

Também dá para adotar essa tendência ao escolher cortinas e persianas numa cartela de cores que lembrem o natural. Para isso, basta optar pelo off white, areia, bege, tons terrosos e verdes.

Um dos grandes diferenciais dessa tendência é que ela proporciona uma maior sensação de aconchego para o ambiente, tornando-o ainda mais agradável, seja para moradores ou visitas.

Conforto

Entre as tendências cortinas para sala, podemos citar o conforto. Neste caso, basta escolher peças que são fabricadas com materiais macios ao toque, que passam maior sensação de acolhimento.

O veludo é um excelente exemplo de material com essas características, mas também dá para escolher cortinas de algodão e tecidos leves como a seda e o voil. Todos esses materiais dão uma impressão de conforto ao ambiente, deixando-o muito agradável.

Duas cores

A tendência da cortina com duas cores é uma alternativa para quem deseja fugir do básico! A peça vem com folhas de duas cores, normalmente semelhantes, para garantir um resultado mais harmônico.

É o caso da cortina com folhas bege e marrom, bem como da que combina tonalidades da mesma cartela, como o cinza claro e o cinza escuro, ajudando a criar um efeito degradê.

Acessórios

O uso de acessórios para cortina é uma forte tendência em decoração para 2022! Mas, quais são esses itens? São peças que ajudam a prender as folhas da cortina de tecido, possibilitando mantê-las abertas para aproveitar a luz natural!

Ótimos exemplos de acessórios com essas características são os ganchos, abraçadeiras para cortinas e fivelas. Outras opções de acessórios são as ponteiras, que vão na ponta do varão e garantem um acabamento mais bonito à cortina.

Há, ainda, acessórios que são meramente decorativos e ajudam a tornar a cortina ainda mais especial, personalizando-a. É o caso do pingente para cortina, que pode ser de metal, com cristais, franjas, entre outros detalhes.

Cortina com bandô

O bandô é um tipo de painel de cortina normalmente de tecido utilizado como acabamento na parte superior da peça. Trata-se de um detalhe que diferencia a cortina e lhe dá um acabamento personalizado.

A peça pode ser posicionada estrategicamente no varão, ajudando a criar um resultado encantador e muito mais criativo na decoração. Mas, atenção a um detalhe: o bandô é mais indicado para quartos e salas.

Persiana na cozinha

A persiana costuma ser associada a decorações de salas e escritórios, mas também dá para utilizá-la na cozinha e é justamente essa opção que está em alta para 2022!

Na cozinha, é interessante utilizar a persiana numa cor clara, para reforçar a ideia de limpeza que esse ambiente precisa ter. Mas, também dá para escolher a cortina numa cor que seja semelhante a outra utilizada na área, garantindo uma unidade visual.

Como escolher cortina?

Pretende adotar uma dessas cortinas para sala modernas, mas não sabe ao certo como escolher a melhor para você? Existem algumas dicas que ajudam a acertar na aquisição:

  • Meça a área em que pretende colocar a cortina e compare as medidas do espaço com as da peça. Assim, garante-se uma cortina que caiba perfeitamente na área. Se quiser que a peça fique franzida, escolha uma cortina com o dobro da largura da área;
  • Nos quartos e salas, prefira cortinas grandes, que vão do teto ao piso, porque elas dão impressão de pé direito alongado. Na cozinha, escolha cortinas pequenas;
  • Se quiser maior privacidade e bloqueio da luz solar, compre uma cortina blecaute.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário