Decoração com Palete – Veja aqui o jeito certo de usar os pallets para decorar

Construir móveis com paletes de madeira é um simples gesto ecológico, fácil e barato que carrega não só uma contribuição econômica pessoal, mas também ambiental. A reciclagem tem se tornado um hábito cada vez mais comum em nossa sociedade. A maneira como tratamos o ambiente e como podemos manter o bem-estar dos animais diz muito sobre a nossa cultura e os nossos hábitos diários.

A versatilidade de paletes permite criar objetos interessantes. Como o palete é um material bem resistente, também é possível transforma-lo em diversos objetos como: cama, mesas, estantes ou mesmo um painel para sala onde você vai colocar a televisão.

Por isso, nós fizemos esse post com muitas dicas para reutilizar esse material e caprichar na decoração com paletes em vários ambientes da sua casa!

Um pouco sobre os pallets

A palavra pallet tem origem inglesa, que em bom Português é palete mesmo. Nada mais é do que um estrado de madeira (tem de metal e plástico também) utilizado na movimentação de materiais de larga escala ou em grande quantidade.

Ao reutilizar os estrados que iriam acabar no lixo, o meio ambiente é preservado graças à nova utilidade. Um jeito de evitar a compra de móveis e objetos novos, além de minimizar os danos à natureza por excesso de material descartado.

Na maior parte das vezes, a madeira usada para fabricar os estrados é o eucalipto ou pinus.

Geralmente, os paletes são tratados contra insetos de duas maneiras: com química (é bom fugir dos que apresentarem a sigla DB) ou tratamento térmico (mais seguro).

E antes de reaproveitar a peça é fundamental lixá-la e tratá-la contra pragas, fungos e bactérias. Felizmente, hoje já existem impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem componentes tóxicos.

Se a madeira não é impermeabilizada, passa a absorver a umidade, e acaba ficando torta ou apodrecendo.

Decoração para quarto com paletes

Na decoração com paletes para quarto você tem a opção de utiliza-lo tanto como base para cama, quanto como cabeceira. Para que a decoração com paletes para quarto fique mais rústica é necessário que você mantenha o palete ao natural, agora se você quer que a decoração do quarto fique mais moderna e divertida, tem a opção de pintar o palete.

Uma ideia de decoração com paletes para quarto que fica muito legal e diferente é fazer uma cama suspensa com a base em paletes, mas não se esqueça de contratar um profissional, assim você evita qualquer acidente.

A sua cama com base de paletes também pode ganhar rodinhas, assim, fica mais fácil move-la quando for necessário.

Para deixar o colchão um pouco mais alto, também podem ser usadas duas ou mais estruturas, ficando um espaço entre um e outro que pode ser aproveitado como um criado embutido. Também pode ser deixado mais espaço além do colchão, servindo também como criado embutido.

Mesa feita com pallet

A mesa de jantar feita de pallet tem estilo rústico, e ao mesmo tempo combina com modernas cadeiras. É uma idéia bacana para economizar com a mesa de jantar e ainda ter uma decoração diferente para o lar!

Pode ser feita em formato retangular ou quadrado, e usar o suporte de madeira em todo o projeto. Para deixar a superfície reta, uma base de vidro do mesmo tamanho deve ser colocada sobre a madeira.

Mesa de centro com palete

A mesa de centro quadrada e baixinha está em alta, e isso é uma tarefa fácil de criar usando paletes. Para deixar a sala mais colorida uma dica é apostar em cores para as mesinhas. O vidro ou espelho pode ser usado sobre a superfície para deixar o projeto mais elegante.

Para deixar o projeto rústico, mantenha a madeira na cor original; mas se a intenção é ter uma sala clean pinte a madeira na cor branca. O uso de vidro escuro sobre a madeira dá ainda mais destaque ao móvel.

Para deixar a mesa de centro na mesma altura dos sofás, a dica é posicionar pallets uns sobre os outros até alcançar a altura desejada. Os espaços livres entre as madeiras ainda podem servir para guardar revistas e livros.

Prateleiras e estantes com paletes

Para criar prateleiras com o suporte, corte-os no tamanho desejado (a largura deve ser do tamanho que você necessita) e instale mão francesa na parede para posicionar as prateleiras.

Instalar o palete ao contrário (a parte que fica apoiada no chão deve ficar a vista) na parede, faz com que a base de apoio vire prateleiras e pode até ficar na cozinha para guardar condimentos.

Já para estantes, os paletes foram colocados de pé e algumas madeiras foram instaladas ao longo da estrutura para criar estantes. Deixar a madeira sem pintura é uma alternativa para dar um toque rústico, mas nada impede que você pinte a madeira para combinar com o restante da decoração do lar.

Algumas dicas!

  • Limpe bem o palete antes de começar o reaproveitamento; observe se a madeira tem partes podres ou quebradas.
  • Também verifique a procedência dele, se não era utilizado para transportar materiais químicos, tais como agrotóxicos.
  • Caso esteja em dúvida quanto a procedência, evite a reutilização de móveis para quartos de crianças ou como móvel para guardar alimentos.
  • Analise também o odor do palete, e também a presença de pregos ou óleo.
  • A higienização deve ser feita com água, sabão e água sanitária.
  • Só depois da limpeza, as madeiras poderão ser usadas na forma original ou cortadas e remontadas. Em seguida, deverão passar por lixamento, pintura ou verniz.
  • Escolha um item por ambiente, para evitar que a peça perca destaque e sofisticação.
  • Na hora da definição de qual elemento da decoração substituir por um palete, tenha em mente que ele não deve ficar escondido; é preciso mostrar que o uso do objeto foi intencional, e não improviso.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply