O palete na decoração pode deixar QUALQUER AMBIENTE incrível! 5 dicas para não errar

Confira cinco dicas para usar palete na decoração, reduzindo a possibilidade de erro e garantindo um ambiente encantador!

Usar palete na decoração ajuda a transformar o ambiente, deixando-o criativo e personalizado. O melhor? A um custo acessível, pois o material normalmente tem preço baixo.

Dá para comprar móveis de palete prontos ou para usar esse material para confeccionar o seu, economizando ainda mais. Quer usar palete na decoração, mas tem medo de errar? Então, este artigo é perfeito para você!

Continue a leitura e confira cinco dicas para usar palete na decoração de seu lar, garantindo um ambiente incrível e encantador!

1. Aposte em paletes preparados e tratados

O palete na decoração pode deixar QUALQUER AMBIENTE incrível! 5 dicas para não errar

Decidiu comprar móveis de palete prontos para usar na decoração de seu imóvel? Tenha o cuidado de escolher alternativas com versões preparadas e tratadas do material.

O motivo disso é simples: tais versões possuem melhor acabamento, bem como menor risco de infestações por pragas, como cupins e demais insetos. Assim, o móvel durará por muito mais tempo.

Se optar por montar seu próprio móvel de palete, a dica é ter cuidado na escolha do material. Prefira as versões que parecem mais novas e inteiriças, pois são de boa qualidade.

Paletes rachados, ocos, quebradiços, manchados, com mofo ou madeira porosa não são as melhores escolhas, pois não durarão muito tempo e exigirão mais manutenção.

Curiosamente, os paletes normalmente são tratados contra infestações por insetos e podem trazer essa informação no próprio material. Os que possuem o carimbo HT ou KD-HT sofreram tratamento térmico e podem ser usados sem problemas. Já os que possuem carimbo MB foram tratados com pesticida forte e seu uso não é seguro.

2. Atente-se ao acabamento

sofá de palete com rodinhas

 

O acabamento é fundamental se quiser garantir um móvel de qualidade e que agregue valor à decoração de seu lar. Por isso, sempre confira se é bem-feito, considerando diferentes detalhes.

É importante que a madeira tenha sido lixada, o que garantirá uma superfície lisa e sem farpas. Portanto, é uma alternativa mais segura, principalmente se tiver criança ou animais de estimação em casa.

Outro cuidado inerente ao acabamento é verificar se há pregos ou grampos soltos, o que também ajudará a reduzir o risco de acidentes. Caso vá montar seus próprios móveis, tenha o cuidado de lixar os paletes e tirar eventuais pregos e grampos soltos.

3. Invista no palete pintado para personalizar a decoração

É comum encontrar móveis com a cor natural da madeira, que são ótimas alternativas para decorações rústicas. No entanto, as versões pintadas também são excelentes dicas de compra para personalizar sua decoração.

Há móveis de paletes em vasta cartela de cores e para não errar na escolha da tonalidade é simples, basta escolher um tom neutro, como o branco, preto, cinza ou bege.

Prefere uma decoração colorida? Então, trabalhe com contrastes! Se a cor predominante no cômodo for o branco, escolha um móvel numa tonalidade vibrante, o que ajudará a dar toques de cor ao ambiente.

Outra dica é escolher uma tonalidade que seja igual ou semelhante a outra utilizada no cômodo, o que dará uma unidade visual e harmonia para a decoração.

4. Prefira móveis de paletes com rodízios

mesa de palete com rodinhas

Se possível, dê preferência para móveis de paletes com rodízios, pois são mais fáceis de movimentar pelo imóvel. Assim conseguirá realizar limpezas com maior praticidade, bem como remanejar os itens com comodidade sempre que quiser.

Não há necessidade de que todo o móvel tenha rodízios, somente em parte dele. Se não quiser que a peça tenha mobilidade durante o uso, verifique se o móvel tem travas ou coloque-o sobre um tapete, complementando a decoração em grande estilo.

5. Não se prenda a um local de uso

palete na decoração

O palete se destaca por ser um material muito versátil, com ampla possibilidade de uso. Há quem o utilize na sala ou no quarto, em móveis como mesas de apoio e de centro, sofás e camas, mas eles não se resumem a esses cômodos e usos.

É possível utilizá-los como pufes, sapateiras, caixas organizadoras, armários, nichos, entre outros. Além disso, podem ser um aliado no jardim, no cultivo de plantas. Em ambientes internos, é um suporte de vasos criativo e original.

palete usado na decoração

A dica é sempre abusar de criatividade e fugir do óbvio! Dessa forma, conseguirá uma decoração muito mais bonita e original, encantando moradores e visitas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário