Decoração com tapetes – Tendências 2022 para sua casa

Tapetes são peças perfeitas para decorar ambientes, ajudando a torná-los ainda mais bonitos. Mas, não é só isso: eles também deixam o espaço mais aconchegante e melhoram sua acústica e conforto térmico.

Quer utilizar a peça em seu lar, mas não sabe como? Uma forma simples é seguir tendências de decoração com tapete. Aqui, você conhece as principais para 2022! Confira!

decoração com tapete tendências 2022

Tendências 2022 em decoração com tapetes

Para 2022, há tendências em decoração com tapetes para todos os gostos e orçamentos. A seguir, listamos as principais! Conheça quais são e adote as suas favoritas:

Comfy

O comfy é a tendência do conforto! A ideia é escolher um tapete que seja macio ao toque e que passe sensação imediata de aconchego, tornando o ambiente muito agradável.

Para investir nessa tendência é só usar tapete shaggy, que é a versão com pelo alto. Quanto mais fofo, melhor! Essa alternativa fica perfeita na sala e quarto. Mas, também dá para usar versões próprias para banheiro.

Natural

A tendência do natural é uma das mais fortes em decoração com tapetes 2022! Trata-se de uma opção voltada à valorização de materiais naturais na decoração. Como resultado, tem-se um ambiente muito mais acolhedor.

Para investir nessa tendência é simples, basta escolher tapetes de sisal, juta e demais materiais naturais. Outra forma é comprar tapete com cores que remetam ao natural, como o bege e tons terrosos.

Sobreposição

A sobreposição de tapetes também é uma tendência para 2022! Não há muitas regras para apostar nela, mas o risco de erro é reduzido se sobrepor um tapete neutro com outro mais chamativo.

Uma dica infalível é utilizar uma peça básica por baixo, com tom neutro ou de fibra natural, e outra mais ousada em cima, dando destaque a ela. O tapete superior pode ser colorido, estampado, com franjas, enfim, que traga detalhes que o diferenciem.

Divisão de ambientes

Possui um ambiente amplo que abriga mais de um espaço? Exemplos clássicos disso é a sala de jantar e estar no mesmo ambiente, bem como o quarto e home office no mesmo cômodo.

Uma forma de ajudar a reforçar a divisão desses espaços é usando tapetes, solução que é tendência para 2022! O segredo para investir nela é simples: basta usar tapetes diferentes em cada área.

Uma boa opção é escolher um tapete na cor idêntica ou semelhante da decoração da área. Por exemplo, suponha que tenha um ambiente integrado com sala de estar e de jantar.

Na sala de estar, a cor predominante é o bege. Na sala de jantar, o verde escuro. Neste caso, é só escolher um tapete bege ou em tons terrosos para a sala de estar e um verde para a de jantar. Assim, garante-se uma harmonia visual na decoração.

Tapete redondo

Outra tendência em decoração com tapete para 2022 é o modelo redondo. Mas, é preciso cuidado ao adotá-la porque ela é um pouco mais difícil de usar. O motivo disso é simples: nem sempre é possível distribuir proporcionalmente móveis sobre tapetes redondos.

O ideal é colocar o tapete redondo sob móveis que deseja dar destaque na decoração, como um sofá ou poltrona mais imponente, um rack ou mesa com design autoral.

Na parede

A tendência do tapete na parede é ideal para quem deseja fugir do óbvio! Para adotá-la, basta utilizar peças artesanais, com design manual, transformando os tapetes em obras de arte. Inclusive, essa é uma tendência que funciona muito bem para quem gosta de decorações com toque mais artesanal.

Estampas

O tapete estampado também surge como tendência para 2022, principalmente os que possuem estampas geométricas. Outra padronagem que está em alta é a rústica, com linhas e desenhos que lembram artes primitivas.

Quer apostar nessa tendência, mas sem ousar muito na estampa? Então, considere os tapetes com padronagens de listras e Chevron, porque a possibilidade de erro é reduzida!

Tapete colorido

A tendência do tapete colorido é uma alternativa para dar alegria e irreverência para a decoração. O melhor? É simples adotá-la, é só escolher uma peça que tenha uma cor semelhante ou idêntica a outra já utilizada na decoração.

Mas, atenção a um detalhe: em quartos, prefira usar tapetes claros. Cores vibrantes funcionam como estímulos visuais e devem ser reservadas para áreas como a sala.

Deixe seu comentário