Como Decorar uma Cozinha – Dicas para Você Deixar o Ambiente Lindo!

A cozinha é aquele ambiente teoricamente usado para as tarefas domésticas associadas à culinária da família. Até antigamente era somente isso. No entanto, hoje esse espaço não só abriga os equipamentos mais importantes para preparar as refeições, como também abraça a interação e um período de lazer entre os moradores.

A nova perspectiva do uso da cozinha fez com que muitas mudanças e aprimoramentos neste ambiente fossem exigidos pelos membros da família. O resultado? Uma decoração única, diferenciada e sem perder o objetivo ainda primário da cozinha: cozinhar.

Como decorar a cozinha: posição dos móveis

como decorar a cozinha

O posicionamento dos móveis influencia muito na decoração geral da cozinha. Isso se deve justamente pela circulação que eles geram, levando-se em conta o tamanho deste cômodo.

De toda forma, o que se tem como objetivo é garantir que as atividades culinárias sejam executadas apropriadamente e que tragam prazer para quem as pratica. Para que isso ocorra, deve-se posicionar os móveis com consciência.

Veja algumas orientações básicas pensando-se em cozinhas com limitação de espaço, ou seja, cozinhas consideradas pequenas:

  • Procure dividir a área de sua cozinha em três unidades imaginárias: (1) área de armazenamento de alimentos, (2) a de preparo dos alimentos e (3) a de cozimento dos alimentos,
  • Se possível, instale a geladeira, o fogão e a pia em locais próximos – isso faz com que não só o espaço seja otimizado como também a preparação dos alimentos,
  • Disponha os utensílios também próximos aos locais que forem necessários.

Para isso, use e abuse de prateleiras, armários e ganchos para pendurar e organizar panelas, talheres e demais objetos.

  • Com ambientes pequenos, a mesa pode atrapalhar se não for colocada em um local adequado.

Se esta mesa da cozinha for a mesma em que há as refeições, é interessante que ela seja disposta junto à parede ou aos armários já que ela não irá interferir na circulação de pessoas.

dicas de coração de cozinha

Se há espaço de sobra, instale uma ilha – de madeira, granito, metal ou de material sintético, você escolhe. É uma forma de não só ter uma mesa sempre pronta, mas também um móvel em que um de seus extremos tenha a possibilidade de guardar utensílios.

  • Condimentos e temperos podem ser facilmente colocados em gavetas verticais. Geralmente estreita, a gaveta vertical tem sua composição por cestas de metal para segurar os frascos,
  • Bancada com nichos é um móvel indispensável para quem tem pouco espaço na cozinha e precisa guardar o que mais precisa o mais perto possível.

Se preferir, essa bancada pode ficar justamente colada à ilha central.

De acordo com os arquitetos, o espaço de circulação de uma cozinha é estipulado em no mínimo 60 centímetros, porém recomenda-se que esse número dobre para 120 centímetros (uma forma de duas pessoas caminharem lado a lado).

Dicas de decoração para cozinha

cozinha decorada

Algumas dicas de decoração podem turbinar sua cozinha e transformar totalmente este ambiente. Para tanto, basta ter um pouco de criatividade e fazer uso de espaços que até então você não imaginava como úteis!

Conheça algumas das melhores alternativas para decorar sua cozinha e organizá-la de maneira funcional:

  • Iluminação: além da sugestão de instalar uma luminária que contraste com a cozinha, uma outra dica maravilhosa é a luz direcionada.

Na realidade, é uma iluminação pontual, ou seja, que aponta para diferentes direções – pontos específicos, que necessitam de maior atenção, destaque. Se você não quer gastar muito, mas quer decorar a cozinha nesse sentido, que tal utilizar garrafas de vidro como luminárias?

  • Nicho na parede: se você tem uma parede livre, que tal criar um nicho nela para abrigar quadros ou livros de receita?
  • Decoração verde: bem-estar, cor e vida ao ambiente – cultivar plantas na cozinha é uma grande tendência.

Isso também oferece a manutenção do oxigênio, que estará sempre renovado no cômodo. Procure por espécies de plantas que mais se adaptam ao seu espaço, em especial por conta da necessidade de luz natural e a temperatura ambiente.

Se o seu gosto é por flores, é também possível decorar a cozinha com elas. Utilize o parapeito da janela, por exemplo. Begônias e violetas são opções delicadas e de muito fácil cultivo!

Se quer ervas sempre disponíveis para suas receitas, há também a possibilidade de plantá-las no parapeito da janela da cozinha. As mais fáceis de manter são: manjericão, cebolinha, hortelã e alecrim.

Sensação de amplitude:

A cozinha pode ser decorada de modo a surtir aquele efeito ilusório de que ela é maior do que o real. Para isso, opte por cores claras na parede (deixe tons fortes e escuros para algum móvel, objeto ou utensílio), assim como:

  • Prateleiras de vidro,
  • Superfícies vazadas de divisórias,
  • Vidros translúcidos,
  • Espelhos decorativos,
  • Mosaicos de vidro,
  • Pastilhas nos detalhes.

Se for necessário, contrate um profissional para que se possa aproveitar cada centímetro de seu ambiente. A decoração de cozinha não precisa ser tão desafiadora como você imagina, basta ter em mente que tudo em excesso polui visualmente e tira a praticidade do local.

Depois, é só partir para a organização do espaço! Boa sorte!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply