Decoração de Apartamento – Dicas Para Aproveitar o Espaço

Os apartamentos estão cada vez mais compactos e isso faz com que muitas pessoas tenham dificuldade em decorar o ambiente de forma confortável e adequada para o seu cotidiano, isto é, com a mobília certa para cada cômodo sem atrapalhar a circulação.

É bem provável que o tamanho médio dos apartamentos vá diminuindo com o tempo. A boa notícia é que você tem possibilidades de transformar seu apartamento em um espaço maior, mais funcional e aconchegante com certos macetes e dicas.

Como aproveitar o ambiente do apartamento da melhor maneira?

como decorar um apartamento

Certas atitudes podem amenizar esse problema de limitação de espaço. Os apartamentos pequenos são realidade de muitos indivíduos e esse é o foco de hoje, afinal os apartamentos grandes não exigem tantos cuidados, pois já terá espaço de circulação de sobra (basta saber dosar a quantidade de móveis e de objetos decorativos para não poluir demais o ambiente).

Antes de partir para uma decoração mais completa, é interessante que você confira algumas dessas dicas para acertar na praticidade e funcionalidade do seu apartamento:

Invista nos móveis inteligentes:

Os móveis inteligentes (ou chamados também de multiuso) são aqueles que foram desenvolvidos para otimizar o espaço. São exemplos simples os sofás retráteis e reclináveis, mesas laterais que viram mesa de jantar, cama suspensa que vem com uma escrivaninha acoplada e posicionada no espaço entre o colchão e o piso, entre outros.

Dê preferência para as cores claras:

As cores claras são as melhores opções pela sensação de amplitude que promovem em um ambiente. É claro que isso não exclui o uso de tons mais escuros, porém estes são mais indicados para móveis ou objetos decorativos.

Os tons claros também não sobrecarregam a decoração, de modo que você pode usar uma cor mais vibrante sem se preocupar.

apartamento decorado

Papel de parede:

Quando há uma intenção muito grande de recorrer aos tons fortes, o papel de parede se torna uma válvula de escape. Para dar sensação de cômodo mais amplo, use listras verticais ou estampas/figuras pequenas.

Faça uso de espelhos:

Um truque já bem conhecido, mas ainda infalível: os espelhos na decoração ampliam espaços, isto é, eles conseguem dobrar a profundidade de um ambiente, tanto em posição vertical ou na horizontal, quando postos em uma parede inteira.

Espelhos menores podem ser usados, é claro. Coloque-os em conjunto para dar leveza ao local.

Móveis embutidos mudam o aspecto do cômodo:

Os embutidos liberam espaço no ambiente e estão em alta na decoração. Um exemplo é a sala de jantar, onde a indicação é usar um painel de TV ao invés de um rack – assim, se obtém aquele espaço abaixo da televisão, já que o painel ficará acoplado à parede.

Mais um exemplo bem popular são as luminárias suspensas que substituem os abajures.

Dicas de decoração de apartamento

Um apartamento bem decorado faz toda a diferença quando você chega de um longo dia de trabalho, principalmente se foi você que teve a capacidade e a criatividade de estruturar os ambientes para que eles ganhassem irreverência, beleza e conforto necessários para sua vida.

Veja algumas dicas para decorar se apartamento que são simples de serem adotadas:

  1. Aproveite-se da luz natural – a luz do sol ajuda a passar aquela impressão de ampliação do espaço,
  2. Escolha cortinas (para quartos e sala de estar) que tenham cores semelhantes às das paredes ou à cor predominante do estilo do ambiente,
  3. Se precisar usar estantes, opte por uma alta: isso dará a impressão de que o teto é mais alto e ampliará a visão,
  4. Quando for usar algum balcão, como no caso da cozinha, opte por um integrado em todo o comprimento do cômodo, pois passará a ilusão de que o local é mais comprido do que realmente é,
  5. Móveis da mesma cor que a parede se misturam ao visual de decoração do apartamento e irão alargar o espaço,
  6. Deixe o teto livre, sem muita poluição visual: a cor dele, em especial, também deve ser clara para também dar aquela ideia de teto alto,
  7. Os quadros podem ser um complemento incrível para a decoração. Não esqueça deles já que eles podem ser colocados em qualquer ambiente,
  8. Inicie a decoração de seu apartamento através da instalação dos móveis principais, isto é, dos móveis que mais preencherão espaço.

No caso do quarto, por exemplo, comece pela cama. A partir dela, você terá uma noção sobre como irá posicionar os próximos móveis.

  1. O piso laminado dá uma visão longitudinal ao ambiente,
  2. Mesas de vidro são ótimas alternativas para modernizar e dar aquela sensação de mais espaço do que realmente há.

Basta saber como aperfeiçoar os detalhes e aproveitar os cantos existentes nos ambientes para que a decoração de apartamento se torne do seu gosto! Aproveite as dicas para ver que essa tarefa não é tão complicada como parece. Tudo é uma questão de usar boas ideias e adaptações quando forem necessárias!

Deixe seu comentário