Decoração de Banheiro – Veja dicas par deixá-lo lindo

O banheiro costuma ser um espaço que não recebe muita atenção na decoração da casa, mas montá-locom cuidado é essencial para garantir um ambiente funcional e bonito.

Só que não é todo mundo que sabe exatamente como decorar banheiro. Acredite, essa tarefa é mais simples do que parece. Para lhe ajudar, selecionamos algumas dicas que tornarão esse processo mais simples. Confira!

Dicas para decoração do banheiro

Ao decorar seu banheiro, você deve levar em consideração alguns aspectos para obter o melhor resultado final possível:

Atente ao revestimento

Paredes e pisos podem receber um revestimento especial, como ladrilhos, pastilhas e porcelanato, que dão mais charme para a decoração do banheiro. Trata-se de um detalhe que exige uma reforma e um gasto maior, mas a transformação do ambiente é significativa.

Aposte em louças especiais

Vaso sanitário e pia precisam ser funcionais, mas não sem graça. Há diversos modelos que trabalham com design moderno e dão sofisticação para a decoração, sendo ótimos investimentos para atingir um resultado diferenciado.

Invista em móveis para banheiro

Todo banheiro precisa de um gabinete, ao menos, para esconder tubulações e oferecer um espaço para armazenar materiais. Além disso, se houver área disponível, invista em um pequeno armário, prateleira ou nicho para apoiar materiais de higiene, deixando-os acessíveis.

Ao investir nos móveis, é importante saber escolhê-los. O primeiro passo é conhecer exatamente qual a área disponível no banheiro, para comprar móveis que caibam nela. Portanto, meça o espaço e considere essa informação no momento da compra.

Além disso, é importantíssimo investir em móveis confeccionados com materiais de qualidade, afinal, eles serão instalados em uma área úmida, o que aumenta a chance de danos em longo prazo.

É possível escolher gabinete e armários feitos em metal ou madeira, desde que tenham tratamento para evitar deformações ou oxidações / ferrugens. Outras opções são as peças em MDF, que possuem valor mais acessível.

Utilize objetos decorativos e acessórios

O banheiro ganha muito mais charme se a decoração envolver o uso de objetos decorativos e acessórios. É possível, por exemplo, utilizar tapetes antiderrapantes junto à pia, bem como apoiar sobre ela ou móveis bandejas com sabonetes e mais produtos de higiene.

Detalhes como vasos, arranjos florais e velas perfumadas também fazem a diferença na decoração, ajudando a criar um ambiente mais aconchegante e agradável, seja para os moradores ou visitas.

Quais as melhores cores?

O tamanho do banheiro influencia muito na escolha da melhor cor. Por isso, preparamos algumas dicas preciosas considerando a área disponível:

dicas para acessórios para o banheiro

Banheiro pequeno

Uma informação importante é que cores claras tendem a ampliar visualmente o espaço, dando a impressão que ele é maior, enquanto tonalidades escuras e vibrantes provocam sensação de redução da área.

Portanto, as melhores cores para decorar banheiros pequenos são as claras, como branco, off white, bege e tons pastel. Tais tonalidades ainda ajudarão a melhorar a iluminação da área e contribuirão para criar um ambiente agradável e confortável.

O banheiro da sua casa é pequeno e você gosta muito de cores sóbrias ou vibrantes, tanto que deseja utilizá-las nesse espaço? Então, invista em uma tonalidade clara de forma predominante e adote esses tons em outros detalhes da decoração, como em móveis, acessórios e objetos decorativos.

Banheiro grande

Um dos benefícios do banheiro grande é que não há restrições no que se refere à cor, podendo utilizar desde tonalidades claras até escuras e vibrantes, tudo depende da sensação que os donos da casa querem transmitir.

Cores claras, por exemplo, contribuem para passar sensação de bem-estar e aconchego, enquanto as vibrantes tornam a decoração alegre, irreverente e jovial. Já as tonalidades sóbrias são associadas com ambientes modernos, sofisticados e elegantes.

Há, também, outra dica especial: se o tamanho maior do banheiro for um incômodo, utilize cores vibrantes ou escuras na decoração, o que ajudará a reduzir visualmente o espaço.

Como decidir a decoração do banheiro?

Ainda na dúvida sobre como decidir a decoração de seu banheiro? Uma dica infalível é apostar em estilos decorativos, porque eles guiarão a escolha de móveis, revestimentos, objetos e acessórios. São vários os estilos de decoração disponíveis, como o clássico, minimalista, retrô, rústico, moderno e industrial.

Se preferir, consulte um profissional especialista no assunto, como um arquiteto / designer de interiores, para desenvolver um projeto que seja adequado ao perfil dos moradores da casa.

Deixe seu comentário