Decoração de Jardim – Veja como Decorar o Quintal de Sua Casa

O jardim é um espaço que faz a diferença na decoração, dando mais vida e alegria para o ambiente interno, além de torná-lo mais fresco em dias de calor. Mas, nem todo sabe por onde começar a montagem e decoração do jardim.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui dicas especiais para estruturar e decorar um jardim, assim como informações sobre cuidados e manutenção, para garantir um espaço bonito sempre.

Dicas de decoração de jardim

Para que seu jardim fique bonito, é preciso se organizar e saber exatamente o que você quer fazer. Busque muitas inspirações e siga as nossas dicas:

Faça um planejamento

decoração jardim poda

Pode parecer bobagem, mas não é: ter um planejamento faz a diferença na montagem do jardim, porque é possível cuidar de cada detalhe para garantir um melhor resultado.

Por isso, verifique a incidência da luz do local, para saber quais plantas poderão ser utilizadas. Ademais, analise a necessidade de instalar um gramado, para garantir melhor acabamento à área.

Inclua nesse planejamento se deseja, ainda que em longo prazo, instalar um sistema de iluminação ou móveis no jardim. Assim, será possível deixar o espaço necessário para esses detalhes, evitando ter de remanejar toda a área.

Escolha as plantas perfeitas

Há dois pontos essenciais que devem ser considerados no momento de escolher as plantas: a luminosidade do jardim e a frequência de manutenção. No primeiro caso, opte por plantas que se adaptam melhor à quantidade de luz disponível no espaço.

Já no que se refere à frequência de manutenção, analise quanto tempo terá disponível para rega e poda. Se for pouco, escolha plantas de baixa manutenção, que exigem menor cuidado.

Mas, como saber a capacidade de adaptação da planta à luminosidade e sua necessidade de manutenção? Os produtores tendem a fornecer essas informações diretamente na embalagem das plantas, mas também é possível contar com a ajuda de atendentes em lojas especializadas.

Utilize grama ou pedras no solo

jardim externo

Grama e pequenas pedras são elementos perfeitos para cobrir imperfeições do solo e tornar o ambiente melhor decorado. Além desses recursos, também é possível utilizar seixos e cascalhos para garantir um bom acabamento.

Um detalhe importante a ser notado é que a pedra e o seixo também podem ser aplicados em bordas decorativas ou na instalação de caminhos paisagísticos, criando cenários bonitos e diferenciados no jardim.

Instale móveis no espaço

Mesas, bancos e cadeiras são excelentes exemplos de móveis que podem compor e complementar a decoração do jardim. Para garantir um resultado mais bonito, prefira as versões confeccionadas em madeira ou ferro.

Caso os móveis fiquem expostos diretamente à luz solar e chuva, escolha opções que receberam tratamento contra desbotamentos ou oxidação. Assim, será possível preservar as peças por mais tempo.

Aposte em vasos

Os vasos decorativos fazem a diferença na decoração de espaços verdes, dando mais personalidade à área. Neste caso, a dica é abusar da sua criatividade, investindo em peças com tamanhos, cores, texturas e estilos diferentes, para conquistar um resultado diferenciado.

Trabalhe espaços verticais

decorar jardim

Ao montar uma área verde, é comum fixar a atenção no solo e se esquecer que a parede também é um ótimo espaço a ser utilizado, o que pode ser feito adotando um jardim vertical.

Outra opção é instalar vasos em estruturas próprias para a parede, trabalhando com diferentes tipos de plantas, o que dará um charme especial para o jardim, deixando-o mais bonito.

Invista numa iluminação especial

A iluminação artificial é um os segredos para evidenciar o jardim, principalmente se ele for de inverno, conferindo para o ambiente uma sensação a mais de aconchego.

Nesses espaços dá para utilizar, por exemplo, spots instalados no piso, com foco para as plantas ou parede. Também existe a possibilidade de utilizar andarelas para criar um efeito original.

Reutilize materiais

Sabe aqueles objetos decorativos que estão prestes a ir para o lixo? Veja se é possível utilizá-los no jardim, seja para as plantas ou como elemento de decoração.

Vale usar, por exemplo, xícaras, canecas e chaleiras, além de pneus, bicicletas e tudo o que sua imaginação permitir. A diferença é que esse jardim ganha um ar mais rústico, perfeito para quem deseja fugir do óbvio.

Cuidados e manutenção

Atividades como rega, poda e adubagem são cuidados essenciais para manter as plantas de seu jardim sempre bonitas, portanto, não deixe essas tarefas de lado. Além disso, faça limpezas periódicas da área, removendo folhas e demais sujeiras que possam comprometer o crescimento das plantas ou a beleza do local.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply