Decoração de Quarto de Casal – Dicas Para Deixar ele Lindo!

O quarto de casal é um dos ambientes da casa que pode render uma complexa decoração, afinal é necessário conciliar a personalidade e as preferências das duas pessoas que ali irão conviver. De toda maneira, é sempre importante equilibrar o bem-estar de ambos, sem esquecer do romantismo.

Na hora de decorar, é sugerível que se defina um estilo que seja agradável ao casal e que atenda às necessidades de espaço, em especial quando o quarto de casal é pequeno, como em apartamentos.

Principais aspectos da decoração de quarto de casal

Uma das primeiras observações a serem feitas antes de iniciar a decoração de quarto de casal é em relação ao espaço disponível para decorar, ou seja, as medidas do seu quarto:

  • Quando o quarto é pequeno, a aquisição de um modelo de cama errada pode ocupar o espaço todo,
  • A cama é a primeira mobília a ser escolhida e posicionada,
  • Camas e cabeceiras baixas são mais indicadas para quartos de casal pequenos, pois dão uma impressão de ambiente mais amplo,
  • Já quartos maiores pedem camas e cabeceiras mais altas.

É claro que não é necessário ter uma cabeceira – é possível utilizar a própria parede com esse propósito ou escolher modelos distintos de cama.

Outro detalhe associado com a cama é a escolha do colchão: apesar de não influenciar em termos estéticos, ele deve ser criteriosamente definido para dar conforto e tranquilidade ao casal.

Cores

Outro aspecto que afeta (e muito) a decoração de quarto de casal são as cores. É interessante que o ambiente conte com cores que passem serenidade e equilíbrio, mas isso não é obrigatório. Mais uma vez, a escolha das cores nas paredes e da decoração como um todo dependerá do gosto do casal.

dicas de decoração para quarto de casal

Confira as principais cores e seus significados para o quarto de casal:

  • Laranja: significa fartura, podendo estimular a energia e a criatividade,
  • Amarelo: é sinônimo de prosperidade, alegria e traz a sensação de conforto ao quarto,
  • Vermelho: em excesso, pode tornar o quarto agressivo, mas com moderação significa paixão, sensualidade e intensidade,
  • Verde: em tons claros ele remete à esperança, perspectiva e à própria natureza,
  • Azul: estimula a intuição e tranquiliza, dando sensação de frescor aos moradores,
  • Lilás: está ligada com a inteligência e poder místico,
  • Preto: por ser neutro, ele combina com as outras cores e sofistica o ambiente, porém o excesso pode gerar depressão aos moradores.

Para tomar uma decisão adequada, lembre-se: cores fortes em ambientes pequenos diminuem ainda mais o espaço, da mesma forma que pés direitos baixos com cores escuras tenderão a ficar ainda mais baixos. Quanto mais clara for a cor, maior o quarto de casal irá parecer.

Móveis

Depois da cama, que outros móveis são necessários para um quarto de casal?

Isso também dependerá do tamanho disponível para eles. Quando se tem bastante liberdade de circulação, é possível aproveitar o espaço do quarto de casal para incluir:

  • Criado-mudo: em um só lado da cama ou nos dois, esse móvel serve de apoio para alguns objetos que são necessários ao alcance da mão.
como decorar quarto de casal

Dependendo o modelo, eles já contam com gavetas – mais uma forma de organizar certos itens seus.

  • Guarda-roupa: para organizar a bagunça e deixar os itens pessoais armazenados.

Com os modelos presentes no mercado hoje em dia, você pode adquirir um guarda-roupa que combine com o estilo de decoração do quarto de casal. Uma dica é com porta de correr para otimizar a área, já que as portas não irão ocupar espaço para abrir. Ainda, se for possível, escolha um modelo que venha com espelho para dar ainda mais amplitude ao quarto!

  • Cômoda: a cômoda serve justamente para organizar objetos pessoais, tais como produtos de beleza e outras decorações,
  • Poltrona/puff/chaise/pequeno sofá: um lugar para sentar no quarto, caso tenha espaço, tem como finalidade ser uma opção de descanso no final do dia ou mesmo para ter alguma conversa,
  • Móveis funcionais são excelentes para quartos de casal pequenos, pois garantem economia de espaço e também no bolso. São exemplos as camas com baús ou até escrivaninha com gavetas.

Outros itens podem ser agregados ao projeto de decoração do quarto de casal conforme houver espaço e interesse do casal, sem abrir mão da beleza e do conforto de ambos. Assim como em outros ambientes, a decoração ideal envolve um conceito simples: menos é mais.

Outras Dicas

Capriche com os elementos que você já possui e não esqueça da iluminação do quarto e acessórios que realmente tragam a personalidade do casal à tona:

  • Iluminação: preze pela luz natural, mas também aposte em um jogo de luz que crie romantismo para o seu quarto de casal – a luz indireta é a melhor alternativa,
quarto casal decorado
  • Quadros modernos dão requinte ao ambiente (na cabeceira da cama podem ser um local estratégico e bem diferenciado),
  • Cortinas estilizadas modernizam o quarto de casal,
  • Plantas são bem-vindas ao quarto de casal, pois influencia no bem-estar e na circulação de oxigênio do cômodo.

Caso tenha dúvidas sobre a escolha dos móveis e na decoração de quarto de casal, você pode optar pelos móveis planejados – eles se adaptarão ao ambiente, pois são feitos sob medida ao espaço disponível, sem permitir sobras ou perda de espaço.

O que resta é usar a criatividade para que o quarto de casal fique com a sua cara e do (a) parceiro (a)!

Deixe seu comentário