Decoração de sala: Como decorar e organizar

A sala é considerada por muitos o coração da casa, afinal, é nela que passamos boa parte do tempo e também recebemos família e amigos. Por isso, nada mais justo que caprichar na decoração desse espaço.

Mas, afinal, como decorar sala e conquistar um resultado incrível? Isto é possível seguindo algumas dicas especiais. Confira aqui quais são elas e aproveite para colocá-las em prática!

Invista nos móveis mais importantes

Montar uma sala perfeita exige investir nos móveis mais importantes, aqueles que garantirão um cômodo funcional e confortável. E quais seriam essas peças? Para facilitar, preparamos uma lista com os essenciais:

  1. Sofá: é a peça fundamental, portanto, não abra mão de investir em pelo menos um modelo. O melhor sofá é aquele capaz de acomodar todos os moradores da casa e que seja resistente e confortável. Se preferir e houver espaço, combine o móvel com poltronas ou pufes;
  2. Rack para TV: é nele que ficarão o aparelho de televisão e demais eletrônicos utilizados na área. É importante fazer esse investimento, porque o móvel garante que esses itens sejam corretamente armazenados, evitando danos e prejuízos. Há diversos modelos de rack, desde o clássico de piso até as versões suspensas. Escolha aquele que melhor se adequar ao seu projeto decorativo;
  3. Mesas: há dois modelos de mesa que podem entrar na decoração da sua sala, a de centro e a lateral. Caso haja espaço, utilize as duas opções. Se não houver, utilize mesas laterais, pelo menos. Assim, o centro do cômodo ficará livre para circulação.

Decoração de sala

Como organizar os móveis na sala?

A distribuição dos móveis pela sala depende muito do espaço disponível, ou seja, do tamanho do cômodo. Veja como é possível fazê-la aproveitando ao máximo a área:

  1. Organização em L: é perfeita para salas quadradas ou retangulares, tanto as pequenas como as grandes. Seu diferencial é que um bom pedaço da sala ficará aberto e livre para circulação;
  2. Sofá como divisor de ambientes: organização mais indicada para salas grandes e com mais de um espaço integrado, como a sala de estar e de jantar. Neste caso, não é preciso colocar uma divisória tradicional entre os ambientes, basta utilizar o sofá como delimitador;
  3. Móveis contra a parede: é a opção que funciona bem para qualquer sala, principalmente para as pequenas. Neste caso, os móveis são postos próximos da parede, deixando a área central livre para circulação.

Dicas para decorar a sala

  1. Aposte em acessórios

Nem só de móveis essenciais se faz a decoração da sala: os acessórios complementam o ambiente, dando-lhe mais charme. Portanto, não deixe de investir em tapetes, cortina, almofadas e mantas para sofá.

  1. Saiba trabalhar com cores

Se você tem um estilo mais clássico, investir em uma decoração em tons neutros, como o branco ou terrosos, é a melhor opção. Gosta de cor, mas tem medo de usá-la? Neste caso, escolha uma tonalidade neutra predominante para a sala e insira acessórios vibrantes, dando pinceladas de cor ao ambiente.

Decoração de sala

Caso prefira decorações coloridas e alegres, uma dica infalível é utilizar uma paleta com cores semelhantes, como o vermelho, rosa e laranja, o que ajuda a criar uma harmonia visual e torna o resultado da decoração encantador.

  1. Escolha um estilo decorativo

Se você tem dificuldade para montar ambientes agradáveis e bonitos, investir e se inspirar em um estilo decorativo pode fazer a diferença. Não sabe em qual investir? Então, confira algumas opções:

– Minimalista: é o estilo que utiliza o mínimo possível de recursos, criando ambientes com toque clean. Trata-se de um tipo de decoração que esbanja sofisticação e elegância;

– Industrial: tem inspiração na década de 1950 a 1970, nos Estados Unidos, com construções com tubulações aparentes e uso predominante de metal e concreto. É uma das principais tendências em decoração de ambientes internos, atualmente;

– Rústico: estilo que possui inspiração na vida no campo, portanto, utiliza bastante tons terrosos e madeira na decoração, além de trabalhos em patchwork, palha e cerâmicas, ajudando a criar um ambiente aconchegante;

Decoração de sala

– Contemporâneo: trata-se de um estilo de decoração que preza pela modernidade, com espaços simples, porém bastante funcionais e confortáveis. Neles, há um grande uso de materiais tecnológicos e móveis e acessórios com formas geométricas, além de se trabalhar mais com diferentes cores e texturas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply