Decoração De Sala: Dicas, Como Organizar e Móveis. Confira Aqui!

A sala é considerada por muitos o coração da casa, afinal, é nela que passamos boa parte do tempo e também recebemos família e amigos. Por isso, nada mais justo que caprichar na decoração desse espaço. Isso não é desculpa se você possui uma sala pequena ou curte o estilo de uma sala simples, é sempre possível investir em objetos decorativos, papel de parede, em uma estante diferente ou até mesmo um painel de madeira.

Mas, afinal, como decorar sala e conquistar um resultado incrível? Isto é possível seguindo algumas dicas especiais de ideias de decoração. Confira aqui quais são elas e aproveite para colocá-las em prática! Tudo isso pode ser feto de uma forma simples e barata, investindo na decoração uma maneira de partir para a reforma e construção mais simples.

Invista nos móveis mais importantes

Decoração De Sala: Dicas, Como Organizar e Móveis. Confira Aqui!

Montar uma sala perfeita exige investir nos móveis mais importantes, aqueles que garantirão um cômodo funcional e confortável. E quais seriam essas peças? Para facilitar, preparamos uma lista com os essenciais, com base os designers de interiores.

Assim, você pode começar investir na sua sala da maneira mais correta, você pode colocar um painel de TV, investir em uma decoração, colocar uma mesa de centro, comprar um sofá cama ou tantas outras opções que cabem em salas de estar, seja uma sala de estar pequena ou não.

Sofá

Decoração de sala: Como decorar e organizar

É a peça fundamental, portanto, não abra mão de investir em pelo menos um modelo. O melhor sofá é aquele capaz de acomodar todos os moradores da casa e que seja resistente e confortável. Se preferir e houver espaço, invista em poltronas ou pufes.

Eles ficam muito bonitos bem dispostos na sala de TV, ao redor de uma mesa de centro, independente se estamos falando de cores escuras, tons claros e até mesmo tons cinzas, são apenas uma parte do processo de decoração. Podem ficar bonitos na sala de TV ou também na sala de jantar, sejam elas com uma parede de divisória ou em conjunto.

Rack para TV

Decoração de sala: Como decorar e organizar

É nele que ficarão o aparelho de televisão e demais eletrônicos na parede utilizados na área. É importante fazer esse investimento, porque o móvel garante que esses itens sejam corretamente armazenados, evitando danos e prejuízos, principalmente na parede em que está instalado na sala de estar.

Há diversos modelos de rack, desde o clássico de piso até as versões suspensas. Escolha aquele que melhor se adequar ao seu projeto decorativo. Muitos deles são acoplados a uma parede e dão uma maior impressão de uma casa aberta.

Ficam muito bonitos também em uma sala integrada, independente se é pequena e decorada, ou uma sala colorida com cores claras, basta encontrar aquele que melhor combina com o ambiente e que gera a sensação de amplitude e bom gosto.

Mesas

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Há dois modelos de mesa que podem entrar na decoração da sua sala moderna, a de centro e a lateral. Caso haja espaço, utilize as duas opções. Se não houver e for uma sala pequena, utilize mesas laterais, pelo menos. Assim, o centro do cômodo ficará livre para circulação. Essa é uma boa dica de decoração para salas pequenas.

Elas são uma parte essencial que vão além de decorar uma sala, além disso são super usuais em casa, dando mais disposição ao ambiente da sala, principalmente para quem gosta de beber e/ou comer nesse cômodo, servindo como apoio.

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Como organizar os móveis na sala?

A distribuição dos móveis nas salas depende muito do espaço disponível, ou seja, do tamanho do cômodo. Veja como usar ideias criativas de arquitetura de interiores podem fazê-la aproveitando ao máximo a área:

Organização em L

Decoração de sala: Como decorar e organizar

É perfeita para salas quadradas ou retangulares, tanto as pequenas como as grandes. Além de poder compor tanto em sala de jantar quanto sala de estar. Seu diferencial é que um bom pedaço da sala ficará aberto e livre para circulação.

Sofá como divisor de ambientes

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Organização e dicas de decoração  mais indicada para salas grandes e com mais de um espaço integrado, como a sala de estar e de jantar. Neste caso, não é preciso colocar uma divisória tradicional entre os ambientes, basta utilizar o sofá como delimitador.

Móveis contra a parede

Decoração de sala: Como decorar e organizar

É a opção que funciona bem para qualquer sala de estar moderna, principalmente para as pequenas. Neste caso, os móveis são postos próximos da parede, deixando a área central livre para circulação.

Obviamente, tudo isso depende do que o designer de interiores achar do ambiente e todas as ações que ali serão executadas. Como por exemplo, se vai ser utilizado para home office, se o ambiente é adaptável, se é uma sala de estar pequena, se a cozinha e sala são integradas e se vale a pena investir em uma construção ou reforma.

Dicas para decorar a sala

Aposte em acessórios

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Nem só de móveis essenciais se faz sala decorada: os acessórios complementam o ambiente, dando-lhe mais charme. Portanto, não deixe de investir em tapetes, cortina, almofadas e mantas para sofá. Muitas coisas podem ser inseridas no sofá da sala, em casos que até mesmo não precisa ter os tons concretos ou específicos.

Saiba trabalhar com cores

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Se você tem um estilo mais clássico, investir em uma decoração em tons neutros, como o branco ou terrosos, é a melhor opção. Gosta de cor, mas tem medo de usá-la? Neste caso, escolha uma tonalidade neutra predominante para a sala e insira acessórios vibrantes, dando pinceladas de cor ao ambiente.

Você pode por exemplo, investir em um sofá de couro com várias almofadas coloridas em um tom diferente, na hora pode dar um contraste diferente na sala de uma forma simples.

Caso prefira decorações coloridas e alegres, uma dica infalível é utilizar uma paleta com cores semelhantes, como o vermelho, rosa e laranja, o que ajuda a criar uma harmonia visual e torna o resultado da decoração encantador.

Escolha um estilo decorativo

Decoração de sala: Como decorar e organizar

Se você tem dificuldade para montar ambientes agradáveis e bonitos, investir e se inspirar em um estilo decorativo pode fazer a diferença. Não sabe em qual investir? Então, confira algumas opções:

  • Minimalista: é o estilo que utiliza o mínimo possível de recursos, criando ambientes com toque clean. Trata-se de um tipo de decoração que esbanja sofisticação e elegância;
  • Industrial: tem inspiração na década de 1950 a 1970, nos Estados Unidos, com construções com tubulações aparentes e uso predominante de metal e concreto. É uma das principais tendências em decoração de ambientes internos, atualmente;
  • Rústico: estilo que possui inspiração na vida no campo, portanto, utiliza bastante tons terrosos e madeira na decoração, além de trabalhos em patchwork, palha e cerâmicas, ajudando a criar um ambiente aconchegante;
  • Contemporâneo: trata-se de um estilo de decoração que preza pela modernidade, com espaços simples, porém bastante funcionais e confortáveis. Neles, há um grande uso de materiais tecnológicos e móveis e acessórios com formas geométricas, além de se trabalhar mais com diferentes cores e texturas.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply