Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

Decorar uma sala pequena é uma tarefa complicada, afinal, não é simples trabalhar com espaços reduzidos. Porém, não precisa desanimar: é possível, sim, montar uma área linda e aconchegante, mesmo que o cômodo seja menor. Você só precisa utilizar a sua criatividade e ter empenho na hora de realizar essa decoração na sala pequena.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de decoração para salas pequenas, além de inspirações. Confira, a seguir, e aproveite para montar um espaço incrível, funcional e agradável para descansar ou receber visitas.

Salas de estar não precisam ser grandes para que sejam acolhedoras em casa. Sua sala só precisa de alguns objetos decorativos específicos, de um painel de TV bonito, em alguns casos uma mesa de centro e na parede  algumas cores claras ou escuras como contraste.

Dicas de decoração para sala pequena

1. Evite excessos

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

Excesso não combina com espaço pequeno, porque existe uma grande possibilidade de tornar a área intransitável ou sobrecarregada visualmente. Por isso, adote a máxima minimalista que diz que menos é mais.

Não exagere na quantidade de móveis ou de acessórios e procure utilizar apenas o que for essencial para o cômodo, seja para garantir sua funcionalidade ou conforto. Como por exemplo, se você pode comprar móveis e decorações mais minimalistas, é indicado, pois caso contrário, o ambiente ficará bem poluído.

É possível organizar de acordo com aquilo que é mais necessário na sua sala pequena, se você precisa de um espaço para ver televisão, invista nos em um painel de TV, mas se é para receber visitas, invista em um bom sofá, ou se for apenas passagem, invista em itens visuais bonitos. Na sala de estar pequena uma decoração direcionada é uma boa forma de começar.

2. Invista nos móveis adequados

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

É importante investir em móveis adequados para sala, ou seja, os mais importantes, que são o rack para TV, sofá e mesa de centro e/ou lateral. Se sobrar espaço, insira uma poltrona ou pufe no cômodo, isso porque existem vários tipos de sofás que podem ser utilizados no seu espaço limitado.

Há duas dicas especiais para acertar na compra desses móveis. A primeira é medir o espaço disponível e levar em consideração essa informação no momento da aquisição, para garantir peças que realmente caibam no cômodo e não comprometam sua funcionalidade.

A segunda dica é utilizar móveis que tenham pouco volume e design clean, porque eles não sobrecarregam a área e contribuem para passar a sensação que o espaço é maior. Desse jeito você vai limitar o que deve comprar, deixando tudo mais barato e sem ter que gastar um dinheiro que ia além do previsto.

3. Disponha os móveis corretamente

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

A forma como os móveis são organizados faz a diferença na decoração. Para salas pequenas, duas maneiras de disposição são infalíveis: em L ou com as peças contra as paredes.

Ambas as formas de organização contam com o diferencial de deixar o espaço central do cômodo livre para circulação, o que também contribui para que se tenha a impressão que a área é maior.

Além disso, você pode colocar móveis coringas em sua sala, como é o caso do sofá bicama, que em casos necessários, pode se tornar uma cama de casal. Mesas que podem se transformar em outros móveis e muito mais. Esses móveis adaptados podem ter preços acima do comum, porém, são bem interessantes de se investir.

4. Acerte na cor

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

Na hora de escolher a cor de paredes e móveis, tenha em mente uma informação importante: tonalidades claras ajudam a passar a impressão que o cômodo é maior, enquanto tons vibrantes e escuros reduzem visualmente o espaço. Por isso, tons claros são sempre mais indicados na decoração da sua sala de estar, principalmente se é uma com o espaço limitado.

Portanto, para garantir uma decoração agradável, dê preferência para cores claras, como o bege, cinza e branco, que devem ser utilizadas de forma predominante no cômodo.

As cores escuras ou vibrantes são as suas favoritas? A boa notícia é que há um truque para utilizá-la na sala pequena sem prejudicar a decoração, basta usar essas tonalidades em acessórios decorativos, como almofadas e tapetes.

Isso pode dar a impressão de que o ambiente é mais confortável e mais gostoso de ficar.

5. Utilize o espaço vertical

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

Ao decorar salas pequenas é comum se esquecer de um espaço importante e bastante usável, o vertical. Existe a possibilidade de instalar prateleiras ou nichos na parede, utilizando-os para organizar objetos ou apoiar itens decorativos.

Outra forma é pendurar na parede objetos de decoração, para personalizar o espaço. Ótimos exemplos são quadros e louças, sempre dando preferência para aqueles com tonalidades claras e evitando excessos. Assim em uma sala pequena, com a decoração da sala você ainda consegue expressar sua personalidade.

6. Adote espelhos

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

O truque do espelho é um dos mais indicados quando se fala em decoração de espaços pequenos e há uma razão para isso: ele é extremamente eficaz. Por refletir imagens, o espelho dá sensação de profundidade, passando a impressão que o cômodo é maior.

Para conquistar esse efeito, é interessante adotar um espelho grande e instalá-lo em uma das paredes principais / de destaque da sala, tomando o cuidado de garantir que ele não reflita detalhes indesejáveis, como instalações elétricas.

7. Aposte na iluminação diferenciada

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

A iluminação é uma aliada na decoração de salas pequenas, porque ela ajuda a passar sensação de amplitude. Uma boa dica é instalar luzes embutidas, andarelas, luminárias pendentes ou plafon.

E não se esqueça de abusar da luz natural durante o dia. Para isso, aposte em cortinas levemente transparentes para a sala. Ademais, evite bloquear janelas com móveis, para tirar máximo proveito a iluminação solar.

8. Use acessórios

Decoração de Sala Pequena: Melhores Dicas Simples e Barata

Pode não parecer, mas os acessórios de decoração são itens fundamentais para dar um toque pessoal e de aconchego para o ambiente. Por isso, não abra mão deles! Vale a pena instalar cortina na janela, utilizar um tapete macio ao toque e espalhar almofadas e mantas pelo sofá. Esses pequenos detalhes tornarão o espaço superconfortável para moradores e visitas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply