Decoração para Edículas – Como planejar e decorar

Sabe aquela construção complementar a sua residência, que geralmente fica localizada no quintal ou nos fundos? A edícula é esse pequeno espaço externo que pode ser usado para muitas finalidades e chama a atenção de pessoas que querem inovar na organização de objetos ou até como uma área de lazer.

Por não ter ligação com a residência principal, a edícula ganhou muitos projetos sofisticados e modernos recentemente. Para inspirar você a reformar ou mesmo construir uma edícula, que tal conhecer os modelos existentes hoje?

Modelos de edículas

As edículas já não são mais aquele lugar para deixar jogadas as tralhas acumuladas de anos. Agora, ela pode se transformar em uma área totalmente dedicada ao lazer e a diversão, para ter bons momentos com a família e a amigos ou o que mais sua criatividade quiser.

Conheça alguns dos principais modelos de edículas para decidir qual combina mais com seu lar:

  1. Edícula com churrasqueira:

O primeiro exemplo de modelo de edícula é aquele que vem com uma peça já bem tradicional dessas áreas: a churrasqueira. Esse elemento faz com que a edícula se torne um espaço de convivência para a família e para a reunião de amigos enquanto se assa aquele churrasco que a maioria dos brasileiros gosta.

Nesses casos, existe uma bancada com um determinado número de cadeiras.

  1. Edícula gourmet:

A edícula gourmet é aquela área mais completa do que a edícula com churrasqueira. Além desse item indispensável, esse modelo permite que se prepare e aprecie as refeições sem precisar se deslocar.

Sendo assim, a edícula gourmet comporta móveis como a mesa de refeições, fogão a lenha (e/ou a churrasqueira), bancada com cozinha, poltronas, sofás, entre outros itens para deixar essa área externa o mais confortável possível.

  1. Edícula com piscina:

Se o foco é mais o relaxamento, a edícula pode ser favorecida com a instalação de uma piscina pré-fabricada. É possível que a edícula abrigue a área de convívio, sem estar ligada com a parte de alimentação, ou seja, sendo apenas um espaço coberto contendo bancada, mesa de centro, sofás, poltronas e até espreguiçadeiras.

Edicula com piscina

Obviamente que se você tiver espaço e interesse, a área da edícula pode conter a área gourmet ou pelo menos a churrasqueira para dar ainda mais lazer à família ou convidados.

  1. Edícula residencial:

Outra alternativa para a edícula é que ela sirva para uma “casa”, onde dependendo do tamanho pode ter um ou dois dormitórios.

Esse espaço, embora pequeno, pode ser charmoso e ser conhecido como “casa de hóspedes” ou ainda servir para a própria família. Se existir a chance, a família pode obter renda extra através do aluguel de quartos ou de todo o espaço. Tudo irá depender do espaço disponível e das intenções dos moradores.

  1. Edícula com lavanderia:

A lavanderia pode ser montada na edícula sem problema algum, mas o que mais se torna vantajoso é que os outros itens podem fazer parte do ambiente sem atrapalhar essa função doméstica ou o lazer dos demais.

Existe ainda o projeto funcional “tudo em um”, que basicamente designa a união de todos os modelos em um só ambiente. Isso quer dizer que você pode ter uma edícula completa (gourmet), com churrasqueira, com piscina e com dormitório e banheiro se for necessário.

Dicas de decoração para edículas

A edícula certa para o seu lar é aquela que se adapta ao seu gosto e personalidade. É claro que o intuito é manter a mesma linha da residência principal, isto é, com uma decoração similar para não dar um contraste muito desgastante.

Felizmente, a edícula – assim como seu próprio lar – combina com muitos estilos, sendo que os mais frequentes e populares são o rústico e o moderno.

Veja algumas dicas simples que podem fazer a diferença na decoração de sua edícula:

  • A iluminação natural é sempre importante, pois reforça a ideia de conforto e fazendo com que a experiência seja mais agradável ainda.

Por isso, que tal apostar em uma cobertura translúcida?

  • Portas corrediças são opções incríveis caso queira isolar a edícula de possíveis barulhos, especialmente se for servir de abrigo para possíveis hóspedes.

As portas corrediças têm a vantagem de proporcionar ampla iluminação para o interior do ambiente e ainda dá aquela sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

  • Otimização de espaço com móveis que organizem o que for necessário e o que não precisa ser visto toda hora.

Isso vale, por exemplo, para o caso da instalação da lavanderia na edícula. Você pode usar armários inferiores no balcão onde ficará o tanque para que se guarde todos os itens que for utilizar para o trabalho doméstico.

  • Pé direito amplo favorece a sensação de um grande espaço, além de arejamento,
  • Para dar aquele toque moderno à edícula, use pastilhas como revestimento nas paredes,
  • Organize o balcão em formato de “U” para garantir um bom conforto e dar uma sensação de ambiente mais largo,
  • Para a iluminação interna, sugere-se os spots esféricos – instale-os em pontos estratégicos no teto para direcionar a luz de modo aleatório e elegante,
  • Não esqueça de fazer uso de objetos decorativos para não deixar o ambiente muito clean.

De preferência, aposte em vasos de plantas e flores, tomando cuidado com a água e a iluminação primordiais para um saudável desenvolvimento delas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply