Decoração Para Quartos – Como decorar? Quais os itens importantes?

Uma cama, um guarda-roupa e um criado-mudo. Antigamente, era tudo que se necessitava em um quarto para que ele fosse confortável, afinal o tempo utilizado nesse ambiente serve em teoria para dormir, não é mesmo?

Errado. Hoje em dia, o quarto é aquele cômodo não só reservado para o sono, mas também como um “refúgio”, uma parte da casa em que é possível relaxar e até ter certo lazer. Com cuidado e atenção, a decoração do quarto pode trazer funcionalidade e aconchego.

Quarto

Itens decorativos essenciais para um quarto

Independentemente da idade ou do sexo da pessoa que esteja ocupando o quarto, existem certos elementos que são considerados indispensáveis na hora de decorar, em especial por terem a capacidade de otimizar o espaço sem afetar o conforto.

Em todos os casos, o início de decoração de um quarto sempre deverá ser montado por meio da escolha do melhor lugar para a cama – esse detalhe faz com que toda a perspectiva do ambiente mude completamente dependendo onde está situado este móvel. Tanto é que outros móveis irão depender da colocação da cama para depois serem depositados!

Confira quais são os elementos que são necessários para uma decoração de quarto:

  • Abajures e/ou luminárias:

A iluminação, quando escolhida corretamente, pode acrescentar mais aconchego e aquecer o cômodo. Para quem gosta de uma leitura na cama ou mesmo para quem prefira estudar/trabalhar no quarto, é possível colocar um abajur em cada criado mudo ou mesmo uma luminária de chão em um canto do quarto.

Se existir problema com espaço, pode-se optar por luminárias fixadas na parede.

  • Cabides fixos na parede ou na porta do quarto ou cabideiros:

Os cabideiros (ou as opções fixas de parede/porta) são itens que podem amparar seus objetos pessoais até que você consiga tempo (ou vontade, convenhamos) para guarda-los em seus devidos lugares.

Outra vantagem é evitar o acúmulo de peças e acessórias em cima da cama ou até mesmo no chão. É, basicamente, um organizador para pessoas bagunceiras.

  • Espelhos:

O espelho não é só um elemento queridinho de grande parte das mulheres, mas também um acessório muito importante para a decoração de um quarto, pois ele pode fornecer amplitude para o espaço, ou seja, disfarçar o tamanho – principalmente de ambientes pequenos – dando a ideia de ser maior.

  • Poltronas, puffs ou bancos:

Para deixar a cama somente como lugar do sono, uma poltrona confortável, um puff ou banco (caso se tenha um bom espaço) são alternativas bem-vindas para fazer uma boa leitura ou um breve descanso.

Decoração de quartos

  • Prateleiras:

Obrigatórias, as prateleiras são aqueles móveis com infinitos modelos e formatos e que podem atender os mais exigentes clientes. Para otimizar espaço, dar praticidade e elegância ao quarto, as prateleiras podem ser instaladas onde houver espaço – uma dica é acima da cabeceira da cama, por exemplo.

  • Tapete:

Acredite, um tapete pode mudar muito um quarto. Por trazer mais conforto, este objeto favorece o aquecimento do cômodo, evitando que você coloque os pés no piso gelado. O tamanho dele (a área que ele irá abranger) é de sua escolha – leve em conta o resto da decoração do quarto!

Dicas de decoração do quarto: como deixá-lo mais funcional

A decoração do quarto se torna um passo muito individual, afinal ela deve estar de acordo com os gostos e necessidades do ocupante. No entanto, muitas dicas de decoração para esse ambiente são procuradas para que os móveis e o restante dos elementos decorativos possam agir em conjunto e deixar um local leve e agradável.

Veja só o que pode ser interessante para dar mais utilidade ao seu quarto quando for decorá-lo:

  • Cores:

A decoração do quarto tem tudo a ver com a escolha das cores do ambiente. Cores claras, por exemplo, fornecem amplitude enquanto que as cores fortes são mais recomendadas para aqueles grandes espaços.

Hoje, a criatividade é muito aproveitada e a mistura de cores também ganhou popularidade. Se é muito difícil escolher uma cor, o papel de parede pode ser utilizado – tanto em uma como em todas as paredes do quarto –, fazendo-o combinar com o piso e com os demais móveis, claro.

Quarto decoração

  • Persianas e cortinas:

Também são opções que valorizam a decoração, bastando ter cuidado com as cores de modo que não entrem em disputa com o restante das cores utilizadas no quarto. Isso pode atrapalhar as energias e deixar o ambiente desarmônico.

  • Fotografias:

As fotografias decoram um quarto com muita graça, mas cabe salientar que se tenha cuidado com a carga emocional dos retratos – imagens que trazem calmaria são as melhores opções, pois proporcionam boas sensações e facilitam o sono.

Fotografias de família são melhores para outros ambientes, ok?

  • Caixa organizadoras:

Além de dar um ar diferente ao ambiente, as caixas organizadoras podem fazer exatamente o que o nome propõe: trazer organização a itens que antes poderiam ficar jogados no quarto de qualquer maneira e que ainda podem ser colocados em espaços vazios em prateleiras, por exemplo.

  • Mesa multiuso:

Se você tem um bom espaço livre no quarto, a mesa pode ser uma aliada na decoração e ainda dar conta de várias de suas necessidades – de estudos, de trabalho ou até mesmo para guardar itens de beleza.

Lembre-se que até mesmo os móveis, quando escolhidos em versões, modelos e formatos com design diferenciado podem trazer ainda mais exclusividade ao ambiente, dando um destaque para a decoração de quarto.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply