Início » Decoração » Decoração Para Quarto de Bebê – Dicas Para Deixá-lo Lindo!

Decoração Para Quarto de Bebê – Dicas Para Deixá-lo Lindo!

Mobiliar um quarto de bebê é uma tarefa simples, afinal os itens básicos para esse cômodo são o berço, poltrona, cômoda, armário e cortina. Por outro lado, decorar é um complemento dessa primeira etapa, e essa faz toda a diferença para ter uma bela decoração de quarto de bebê.

Nos primeiros meses de vida, o quarto do bebê precisa ser mais condizente com as necessidades dos pais, mas assim que a criança começa a explorar o ambiente, outros cuidados e alguns atrativos se fazem necessários. Para evitar que reformas, grandes esforços e muitos gastos sejam necessários, uma solução inteligente é planejar o cômodo de forma que possa ser adaptado para diferentes idades apenas com a substituição de móveis ou itens decorativos.

Muitas vezes ignoramos a harmonia de todos esses elementos, sem pensar na harmonização e otimização do espaço. Por isso separamos um manual básico para fazer a decoração de quarto de bebê:

Cores

quarto de bebe decoração

As cores dizem muito sobre o cômodo e também sobre a personalidade. Essa é uma tarefa que depende muito dos futuros pais, e nem tanto do arquiteto ou designer de interiores, já que vai de gosto e estilo de cada um.

Porém uma regra é básica, os tons mais suaves são ideais para esse tipo de proposta, já que oferecem maior tranquilidade e acolhimento para o bebê.

Papel de parede para quarto de bebê

Muitas vezes o papel de parede de bebê depende do tema escolhido para o quarto. Por exemplo, se o quarto for inspirado em safari ou na natureza, o ideal é uma estampa que remeta a esse tema com bichos, plantas e animais. No caso de um quarto neutro e moderninho, as estampas geométricas como o Chevron, poá, triangular e listras se encaixam melhor.

Nichos

Os nichos para quarto de bebê são peças fundamentais na decoração, pois além de decorar, servem para apoiar os objetos decorativos. Para a proposta de um quarto de bebê, eles devem brincar com os formatos e cores alegres. No mercado, podemos encontrar diversos modelos prontos! E se quiser colocar a mão na massa, você pode adesivar e pintar com as cores e estampas de sua preferência.

Objetos decorativos

Esses não devem faltar em um quarto de bebê! Tente variar os objetos com algo que remeta ao tema infantil: podem ser bichos de pelúcia, bonecas, quadros e até mobiliários personalizados.

Lembre-se que eles devem acompanhar a proposta do quarto, tanto as cores como o tema. E também encher muito de objetos pode deixar o cômodo visualmente pesado, por isso, o equilíbrio é sempre a melhor opção.

Dicas para não errar na decoração

quarto de bebe
  • Evite exageros: é importante manter o quarto arejado e com um bom espaço para circulação. Para tanto, vale eliminar móveis que não serão usados por algum tempo e, principalmente, “um erro que está totalmente relacionado com isso é o exagero no enxoval feito pela família. É importante adquirir apenas uma quantidade de roupas e acessórios que possam ser armazenados com praticidade”, observa a designer de interiores Naila Broisler.
  • Cuidado com o tema: para não deixar o quarto cansativo, é interessante não utilizar as mesmas imagens e figuras muitas vezes repetidas. Além disso, vale optar por temas mais neutros, já que não é possível ter certeza de quais serão os gostos pessoais do seu filho.
  • Atenção aos tecidos: tanto para poltronas quanto para a roupa de cama do bebê, é importante escolher tecidos que sejam fáceis de limpar e secar, assim como se certificar de que os materiais não causarão alergias ou serão desconfortáveis.
quarto bebe unisex
  • Evite tapetes: bonitos, fofos e ótimos aliados para criar um ambiente aconchegante, os tapetes também exigem cuidados especiais. Para quartos de bebês, o ideal é escolher modelos que não sejam muito felpudos ou escorregadios. Essa opção ajuda a evitar acidentes e protege a criança de alergias e contaminações.
  • Verifique onde ficam os pontos de energia: muitas vezes esquecido, esse é um cuidado necessário mesmo antes do início da montagem do quarto do bebê. Naila lembra que tomadas podem vir a ser necessárias em casos de inalação, por exemplo. Por isso, certifique-se de que os pontos de energia serão de fácil acesso.
  • Não tenha medo de ousar: para tornar o quarto do seu filho um ambiente único, a criatividade é o melhor caminho. Fuja do lugar-comum e procure ideias alternativas para deixar tudo com a cara da família e ainda mais cheio de carinho!

Comente