Decoração de Quarto Feminino – Como Deixar o Ambiente Mais Aconchegante

O quarto é nosso refúgio, nosso espaço mais privado da casa –é ali que temos total liberdade, descanso e prazer. E é exatamente por isso que a sua decoração desse ambiente é algo bem pessoal e até pode ter como base alguma inspiração.

Um exemplo são os quartos femininos. Em suma, eles exibem elegância em conjunto com uma delicadeza que não é vista em outros quartos e isso é ainda mais enriquecido quando há o uso de algum estilo de decoração para dar infinitas possibilidades de visuais.

Como deixar o quarto feminino cheio de estilo e bonito: veja dicas!

decoração quarto feminino

A sugestão mais fácil para iniciar uma decoração de quarto feminino é escolher uma temática, pois isso facilita muito na escolha de móveis e como você irá agir com o restante do cômodo para dar aquele toque de personalidade.

Porém, existem muitas pessoas que preferem deixar de lado os temas de quartos femininos e partir para uma decoração mais prática e do seu gosto pessoal. E assim começa uma parte mais divertida (pelo menos para grande parte das pessoas): a escolha da cor para o quarto!

Você sabia que a cor que você opta no seu quarto pode afetar até mesmo os seus batimentos cardíacos? Para um ambiente em que o objetivo principal é dormir, é fundamental que se opte por cores que facilitem o sono.

Veja dicas acerca da combinação de cores do quarto para não errar nesse ponto:

  • Amarelo: é uma cor relacionada com a concentração e a comunicação, estimulando a alegria a espontaneidade,
  • Verde: por remeter ao que é natural, essa cor está pronta para dar equilíbrio e harmonia, proporcionando criatividade para você,
  • Azul: é a cor da harmonia, da paz e da tranquilidade, principalmente por estar ligada ao céu e ao oceano,
  • Roxo: favorece a sabedoria e o amor, desenvolvendo um ambiente espiritual para a razão e emoção,
  • Vermelho: propicia a paixão, o amor e a energia, mas não é muito indicada em grandes quantidades no quarto, pois estimula o movimento,
  • Cinza: cria um cômodo de amizade e conciliação,
  • Rosa: é a mistura do amor e da felicidade e é uma das cores mais usadas em decoração de quarto feminino,
  • Branco: fornece tranquilidade e paz, porém em excesso pode causar ansiedade,
  • Preto: essa cor transmite profundidade e sabedoria, podendo dar sofisticação ao ambiente, mas também pode torna-lo pesado – por isso, é necessário cuidado com a quantidade usada.

Se você tem muitas dúvidas sobre a cor que mais combina com seu estilo, que tal apostar nos tons que você mais tem afinidade em detalhes da decoração?

quarto feminino

Além desse fator das cores, você pode relacionar as cores com o estilo predominante no seu quarto. Os mais populares são:

  • Estilo clássico: onde há elegância e praticidade,
  • Estilo contemporâneo: aspecto clean, mas com design marcante e atual,
  • Estilo vintage: aquele ambiente retrô e vibrante,
  • Estilo minimalista: um cômodo mais funcional, com poucos móveis,
  • Estilo casual chic: para todas as mulheres que possuem criatividade, são enérgicas e dinâmicas,
  • Estilo boho: é aquela mistura de decoração de hippie, étnico, folk, vintage e boêmio,
  • Estilo oriental: quando se quer um quarto feminino zen,
  • Estilo provençal: destaca-se pela sofisticação, quantidade de ornamentos e muitos detalhes.

O segredo para um quarto feminino bonito, confortável e estiloso é saber tomar as decisões conforme algumas poucas referências sem poluir visualmente o local.

Dicas para decoração de quarto feminino

Para ter uma decoração de quarto feminino que você não vá enjoar, a primeira dica é investir em cores e tons mais delicados (fuja das cores vibrantes por enquanto), dando preferência às opções neutras e suaves, tais como o branco, creme, cinza e bege.

Se quiser, combine outro tom com uma dessas opções, como é o caso de rosa com branco, amarelo e cinza, etc. As cores vibrantes – ou pelo menos uma forma harmoniosa delas – podem ser aplicadas nos elementos decorativos coloridos. Vale ainda frisar que quartos pequenos ganham ainda mais espaço quando pintados com cores claras.

quarto mulher

Agora, confira essas dicas para que você consiga decorar seu quarto feminino com facilidade:

  • Se quiser destacar uma parede do quarto, use papel de parede que tenha estampas do seu agrado.

Adesivos de parede são também uma ótima alternativa pela praticidade e ainda são encontrados em vários modelos e tamanhos!

  • Use móveis que sejam multifuncionais, em especial se o seu quarto for pequeno ou se você quer manter uma boa circulação.

Nesse caso, existem modelos de puffs que são baús, bancada de estudo/trabalho com gavetas para guardar itens ou roupas, entre outras opções. De toda forma, todo quarto feminino geralmente precisa conter três móveis principais: a cama, o criado-mudo e o guarda-roupas. Depois disso, defina os outros móveis conforme suas necessidades, particularidades e espaço disponível.

  • Não esqueça dos espelhos, pois são úteis para você se arrumar e também para complementar a decoração do ambiente, dando a ele maior amplitude,
  • Lembre-se de prestar atenção na iluminação de modo que se harmonize com a decoração do quarto feminino: escolha uma iluminação de preferência com cores claras e que refresquem,
  • As cortinas e o tapete podem ser pequenos detalhes, mas que farão total diferença na decoração do quarto feminino: a sugestão são as cortinas de tecido que tenham tons próximos das cores do restante da decoração ou até em tons neutros.

A decoração do quarto feminino também pode ser bem caprichado por meio de objetos, tais como quadros, almofadas, jogos de cama e outros itens que você achar relevantes – cuidado para não carregar demais o ambiente, use sempre apenas o necessário.

Deixe seu comentário