Início » Decoração » Como fazer decoração rústica; TRANSFORME sua casa com essas ideias baratas e incríveis

Como fazer decoração rústica; TRANSFORME sua casa com essas ideias baratas e incríveis

Confira ideias para investir na decoração rústica e transformar seu lar, garantindo um resultado incrível de maneira econômica.

A decoração rústica, que tem ares de casa de campo, é perfeita para montar ambientes aconchegantes, agradáveis e estilosos. O melhor? Dá para investir nesse estilo decorativo adotando ideias baratas!

Aqui, você confere como fazer uma decoração rústica de maneira acessível, garantindo um ambiente incrível, seja para sua sala, quarto ou qualquer outro cômodo!

Prefira itens de madeira

Como fazer decoração rústica; TRANSFORME sua casa com essas ideias baratas e incríveis

A decoração rústica valoriza a madeira, colocando-a em evidência no ambiente. Se for utilizar esse estilo na sala, por exemplo, dá para escolher móveis de madeira ou adornos confeccionados com esse material.

E não precisa ser um móvel caro! A dica é instalar prateleiras de madeira ou usar mesas laterais ou de centro. No caso da decoração do quarto, uma cabeceira feita com esse material também ajuda a ter um resultado incrível.

Inclusive, dá para mesclar diferentes tons de madeira. As cores claras contribuem para se ter um ambiente mais iluminado. Já as tonalidades escuras são ideais para ter uma decoração sóbria e elegante.

Use itens de artesanato

retalhos como revestimento de móveis

O artesanato também é marcante na decoração rústica. Ele aparece no uso de adornos, esculturas, capas de almofadas, mantas, tapetes de crochê, entre outros itens.

A dica é valorizar o trabalho do produtor local, escolhendo peças que foram feitas à mão. O grande diferencial desses itens é que eles tendem a ter preços acessíveis. Assim, conseguirá montar uma decoração incrível, com criatividade de sobra, sem gastar uma pequena fortuna.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Insira materiais naturais no ambiente

materiais naturais na decoração

Esse tipo de decoração se caracteriza pela valorização de materiais naturais. Por isso, é essencial inseri-los no ambiente para reforçar o lado rústico.

Entre os principais, destaque para os tecidos de algodão, linho e sarja, por exemplo. Eles podem aparecer em cortinas, capas de almofada e toalhas de mesa.

Também há uma valorização de rendas e crochês, que surgem principalmente em toalhas e cortinas. Outros excelentes exemplos de materiais naturais usados na decoração rústica são o sisal e a palha, comuns em peças como os tapetes de sala.

Deixe tijolos aparentes

tijolos de demolição em sala de jantar

O tijolo aparente é outra característica da decoração rústica, que dá maior evidência para o imperfeito. Neste caso, a intenção e fazer sobressair o natural, o que não tem aparência perfeita e forjada.

Para garantir um resultado encantador na decoração, a dica é manter somente uma das paredes com tijolos em evidência. Escolha uma parede de destaque no cômodo, para reforçar ainda mais a característica rústica do ambiente.

Use cores naturais

cores naturais na decoração

Na decoração rústica, as cores que remetem ao natural são as mais utilizadas. É o caso de tons terrosos, bege, laranja e verde, lembrando a natureza.

Essas cores aparecem em vários detalhes da decoração, como nos revestimentos de pisos, na pintura de paredes, nos móveis e nos acessórios de decoração.

Decore com plantas

plantas e decoração rústica

As plantas também são marcas registradas desse estilo de decoração, aparecendo para dar pinceladas de cor e charme para o ambiente. Para reforçar o lado rústico, coloque as plantas em vasos de cerâmica e ou de cimento.

Outra opção é mantê-las suspensas em prateleiras na parede, usando plantas com efeito de caimento. Se preferir, dá para deixar as plantas em hangers feitos com materiais naturais, como barbantes. O macramê é um ótimo exemplo.

Valorize a luz natural

iluminação natural em casa da roça

A luz natural é parte importante da decoração rústica. A ideia é deixar o ambiente o mais agradável possível, por isso é fundamental aproveitar ao máximo a luz do sol no ambiente.

Para isso, tenha o cuidado de manter janelas abertas ao longo do dia, bem como de usar cortinas claras, pois possibilitam aproveitar melhor a iluminação natural.

Especialmente no que se refere à luz artificial, a indicação é que use um sistema que mescle luz amarela e branca, para criar um efeito de aconchego em todo o ambiente, sem deixar a funcionalidade de lado.

A luz branca deve ser utilizada em áreas que precisam de uma iluminação maior, como no banheiro, na cozinha, na lavanderia e no home office.

Já a amarela é interessante na sala e no quarto, que são áreas de descanso. Dessa forma, terá um ambiente mais propício ao relaxamento. As cores quentes, que é o caso das amarelas, dão sensação de conforto e de aconchego, contribuindo de maneira positiva com o descanso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário