Início » Tendências » 5 Tendências de Decoração para sala de jantar em 2021 com FOTOS

5 Tendências de Decoração para sala de jantar em 2021 com FOTOS

Embora a tecnologia tenha empurrado cada vez mais as pessoas para os quartos e salas de estar, até mesmo na hora do almoço ou do jantar, algumas famílias ainda valorizam muito momento à mesa.

Para essas, a sala de jantar deve ser muito bem pensada, a fim de torná-la um lugar agradável, confortável e bonito.

Na lista de hoje, trataremos justamente a respeito das principais ideias de decoração de sala de jantar neste ano de 2021. Confira!

Dicas para decorar sala de jantar 2021

Antes de vermos as tendências de decoração de sala de jantar em 2021, convém discutirmos algumas dicas a respeito do que fazer e do que não fazer ao decorá-la.

sala de jantar decorada

A primeira dica que damos é: antes de realmente sair para comprar os móveis para a sala de jantar, faça um planejamento e já tenha uma lista de tudo o que irá comprar.

Além disso, já tenha em mente os modelos e as cores que você deseja.

Com isso, você evitará frustrar-se ao comprar uma mesa que, na loja, parecia que iria ficar ótima em sua sala de jantar, mas que, na hora de instalá-la, ela ficou muito grande, muito pequena ou destoou completamente do restante da decoração.

sala de jantar integrada com cozinha e sala de estar

Ao fazer esse planejamento, avalie principalmente o espaço da sala de jantar. Faça todas as medições necessárias, reflita sobre a quantidade de coisas que você pode colocar nela sem que ela fique nem muito poluída, nem muito vazia etc.

Alguns especialistas em decoração de interiores recomendam que haja no mínimo 90 centímetros de espaço livre para circulação.

Outra coisa importante de se atentar na hora do planejamento é quanto à iluminação, etapa fundamental de qualquer decoração que muitas vezes as pessoas acabam negligenciando.

sala de jantar moderna

É sempre importante ter uma boa iluminação, independente do cômodo. Afinal, de que adiantará ter a cozinha mais maravilhosa do mundo se ela for escura a ponto de mal ser possível perceber a decoração?

Convém, também, refletir sobre quais móveis e objetos você quer colocar em sua sala de jantar. Alguns, como é de se imaginar, são indispensáveis, tais como a mesa e as cadeiras. Já outros, vão de acordo com o gosto, as necessidades e o orçamento da pessoa.

Reflita: será mesmo que sua sala de jantar precisa de um candelabro de cristal?

Tendências de decoração de sala de jantar 2021

Levando em consideração as dicas mencionadas acima, vejamos, agora, as principais tendências de decoração de sala de jantar neste ano de 2021.

Sala de jantar com paredes brancas

Não há nenhuma surpresa no fato de este tipo de decoração estar na lista de tendências de sala de jantar em 2021.

sala de jantar com paredes brancas

Isso porque, embora já seja uma decoração tradicional e clássica, a sala de jantar com paredes brancas permanece como uma forte tendência no universo da decoração de interiores.

A parede branco na sala de jantar funciona como uma tela em branco: você pode decorar o restante da sua sala de jantar da maneira como quiser, sem se preocupar muito se vai combinar ou não com a parede, já que o branco é neutro e não polui visualmente o ambiente.

decoração sala de jantar branca paredes brancas em sala de jantar

Além disso, há outras vantagens na decoração com paredes brancas: a cor branca ajuda a refletir a luz natural, de modo que auxilia na luminosidade, além de passar a impressão de que o ambiente é ainda maior. Para aumentar este efeito, você também pode acrescentar espelhos.

Só cuidado para não exagerar no branco! Do contrário, sua sala de jantar poderá ficar apática.

É preciso que haja alguns elementos, com outras cores (até mesmo contrastantes, como o preto), a fim de quebrar a neutralidade excessiva que o branco pode causar.

Sala de jantar com cadeiras coloridas

Outra tendência este ano é a de sala de jantar com cadeiras coloridas. Esse tipo de detalhe combina bastante com fundos neutros, como o já citado fundo branco.

sala de jantar com cadeiras coloridas

A ideia é deixar as cadeiras serem o centro da atenção na decoração, tornando a sala de jantar mais descontraída.

As cores das cadeiras dependerão muito de seu gosto. Você pode tanto escolher uma cor só para todas as cadeiras, como escolher cores diferentes para cada uma delas.

decoração com cadeiras coloridas em sala de jantar cadeiras coloridas na sala de jantar

Caso sejam de cores diferentes, é importante, entretanto, que elas tenham a mesma tonalidade. Ou seja, se escolher uma verde com mais pastel, todas as demais devem ter tons pastéis.

Caso sejam de uma mesma cor, você pode optar por tonalidades diferentes, para fugir da repetição.

Sala de jantar com mesa redonda

Embora mesas retangulares sejam mais comuns, hoje em dia, há uma tendência por optar, também, por mesas redondas.

decoração sala de jantar com mesa redonda mesa redonda para sala de jantar sala de jantar com mesa redonda

Elas são especialmente recomendadas para cozinhas pequenas, que não possuem muito espaço livre, já que ocupam bem menos espaço, permitindo que se circule livremente pela sala de jantar.

Sala de jantar com espelhos

Outra tendência bastante forte neste ano de 2021 é a de decoração de sala de jantar com espelhos.

espelhos na decoração de sala de jantar sala de jantar decorada com espelhos

Isso porque, além ser um detalhe interessante de se colocar nas paredes, eles ainda ajudam a refletir a luz, ajudando na luminosidade do cômodo, além de dar a impressão de que a sala de jantar é maior do que ela é.

Uma combinação de espelhos e quadros também pode ser uma boa opção e ajudar a dar mais vida às paredes: afinal, nem só de mesa e cadeiras vive a sala de jantar.

Sala de jantar com quadro grande

Outra maneira de decorar as paredes da sala de jantar é com uma única pintura grande e central.

decoração com quadro em sala de jantar rústica quadro em parede de sala de jantar sala de jantar com quadro em destaque na parede

É claro, você pode ainda optar por pinturas menores e espalhá-las pela parede, misturando-as com espelhos ou fotografias da família. Porém, essa tendência diz respeito a uma única e imponente pintura em destaque na parede.

É claro: a imagem retratada na pintura irá variar muito de acordo com os gostos pessoais dos moradores da casa. Pinturas mais sombrias para os mais góticos, pinturas bucólicas para os campestres etc.

Comente