Como Decorar uma Sala – Confira as melhores dicas aqui!

A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, afinal, é nela que recebemos familiares e amigos, bem como descansamos após um dia de trabalho ou estudo. Por isso, é fundamental que essa área tenha uma decoração especial e esbanje conforto.

Precisa decorar a sala de estar de sua casa, mas não faz a mínima ideia de como conseguir um resultado incrível e aconchegante? Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos um guia com dicas preciosas para atingir esses resultados. Confira e saiba como decorar salas!

Entendendo a importância do espaço disponível

decoração para sala de estar

Não há como fugir: toda boa decoração para sala começa de uma forma, sabendo exatamente o espaço que se tem disponível. Este detalhe é importante porque evita a compra de móveis e acessórios na quantidade ou tamanho errados.

Por isso, defina o tamanho da sala, se pequena ou grande. Depois, tire as medidas do espaço e considere essas informações na hora de comprar móveis para sala. Assim, será possível adquirir itens no tamanho ideal, que realmente caibam no cômodo.

Isso ajuda a fazer compras mais assertivas e também a economizar, já que não será necessário realizar trocas dos móveis ou ter gastos para adaptá-los, podendo finalizar a decoração rapidamente.

Móveis para sala essenciais

decoração para sala

Já possui as medidas da sala em mãos? Então, é chegado o momento de começar a procura pelos móveis perfeitos. Em um primeiro momento, compre somente os essenciais, para tornar o ambiente funcional. Depois, se houver espaço e dinheiro, invista em mais peças e acessórios.

E quais seriam os móveis essenciais para se ter na sala de estar? Há uma lista com os mais importantes, conheça quais são eles a seguir e garanta todos para sua casa:

  • Sofá: escolha a peça de acordo com a quantidade de moradores e visitas que costuma receber, para garantir que todos terão espaço para se acomodar. Um detalhe importante é que é possível substituir o sofá por poltronas, se preferir;
  • Rack para TV: é essencial para apoiar eletrônicos e garantir que permaneçam corretamente armazenados;
  • Mesa de centro e lateral: são móveis perfeitos para apoiar objetos decorativos e, até mesmo, pratos e copos, evitando o contato direto com o sofá, o que pode danificá-lo.

Acessórios para sala

decoração sala pequena

Depois de escolher os móveis, pense nos acessórios decorativos, que são peças que dão mais personalidade e charme para a sala de estar. Invista, por exemplo, em tapetes, especialmente os com pelo alto, que dão sensação de conforto.

Também aposte em cortinas, que ajudam a cortar a luz solar, e em almofadas e mantas, que devem ser colocadas sobre o sofá, tornando o ambiente mais aconchegante.

Objetos decorativos, como quadros, luminárias, vasos e plantas também fazem a diferença e dão vida e alegria para a sala de estar, portanto, espalhe esses itens pelo cômodo.

Como decorar uma sala pequena

decoração sala pequena

Os imóveis novos, especialmente os apartamentos, têm uma característica em comum: a sala é pequena. É justamente aí que muitos ficam em dúvida, já que nem sempre é fácil trabalhar com áreas reduzidas. Mas, não precisa desanimar! Dá, sim, para montar ambientes incríveis, basta seguir essas dicas:

  1. Elimine excessos: ambiente pequeno não combina com excessos, porque a área pode se tornar intransitável. Por isso, insira no espaço somente móveis essenciais e não abuse nos acessórios;
  2. Use o espaço vertical: substitua o tradicional rack para TV por um painel e instale prateleiras ou armários aéreos para organizar objetos. Assim, a área disponível para transitar na sala será maior;
  3. Utilize cores claras: essas tonalidades dão a impressão visual que o ambiente é maior. Por isso, o branco é seu melhor amigo ao decorar a sala. Se adorar cor vibrante e quiser inseri-la no ambiente, utilize-a em alguns acessórios, como na almofada ou manta.

Como decorar sala grande

decoração sala grande

O principal diferencial da sala grande é que dá para abusar mais nos móveis, acessórios e cores, já que espaço não é o problema. Vale adotar essas dicas:

  1. Utilize mais móveis complementares: ótimos exemplos são os aparadores e armários, que ocupam mais espaço e ajudam a tornar o ambiente mais bonito;
  2. Mescle móveis e acessórios: combine sofá com poltronas e pufes, sobreponha tapetes e utilize diferentes tipos de mesa na área, para ocupar espaços de forma diferente;
  3. Monte uma sala de jantar: divida o espaço disponível e instale uma sala de jantar, com mesa e cadeiras, balcão ou aparador, criando um espaço perfeito para saborear lanches e refeições com a família ou visitas.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply