Decorações com ferro forjado – Nos melhores cômodos e para as melhores épocas do ano. Veja nossas dicas

Confira, aqui, dicas de como montar decorações com ferro forjado e saiba mais sobre esse poderoso material!

A decoração com ferro forjado é uma alternativa para deixar seu lar ainda mais bonito e personalizado. Dá para usar esse material em móveis ou objetos de decoração, garantindo um resultado encantador.

Mas, afinal, como fazer uma decoração com ferro forjado? A seguir, damos dicas de uso desse material em seu lar. Confira e aproveite para adotá-las, conquistando uma decoração especial!

O que é ferro forjado?

Decorações com ferro forjado

A princípio, é importante saber o que é ferro forjado. Trata-se de um tipo de ferro em forma altamente pura. Ele enferruja menos rápido do que outros tipos, além de ser mais fácil de soldar, moldar e trabalhar.

Costuma ser muito utilizado na confecção de correntes, tubos de ferro, ganchos, cabideiros, entre outros objetos que são utilizados na decoração da casa.

Qual resultado o ferro forjado dá à decoração?

O uso do ferro forjado dá um toque rústico para a decoração, pois seu acabamento é natural. Além disso, também confere um ar clássico, como o de decorações antigas.

O material é muito utilizado na confecção de arabescos, que dão um ar mais vintage para a decoração, inclusive mais romântico. Por isso, é um aliado de quem prefere ambientes com decor mais antiga, sem deixar a sofisticação de lado.

Onde usar o ferro forjado?

O material é muito versátil, tanto que pode ser utilizado em quaisquer cômodos. Dá para usá-lo interna e externamente, portanto, em quartos, salas, cozinhas, jardins, entre outros.

O segredo está em usar o material em objetos de decoração ou em móveis. De maneira geral, tem um preço mais baixo do que outros tipos de metal mais resistentes, por isso dá para utilizá-lo na decoração sem estourar seu orçamento.

vaso de ferro forjado

Como usar o ferro forjado na decoração?

Há várias formas de usar o ferro forjado na decoração, basta abusar de sua criatividade. A seguir, damos algumas alternativas para inserir esse material em diferentes ambientes:

Área externa

O ferro forjado pode ser utilizado em diversos detalhes da decoração na área externa, como em portões e bancos, garantindo peças cheias de estilo do lado de fora de seu imóvel.

Também dá para usar suportes de ferro forjado, como os que são utilizados para vasos de plantas e campainhas. Outra opção é o uso em luminárias, como as que trazem formas de arabescos e dão um toque clássico para a decoração.

luminária de jardim de ferro forjado

Se preferir, existe a possibilidade de utilizar adornos de ferro forjado em paredes, como os que têm formas de pássaros e flores, garantindo um resultado bonito e criativo para o ambiente.

Há, ainda, a possibilidade de instalar janela ramada de ferro forjado, o que contribui para tornar a fachada do imóvel ainda mais bonita e personalizada, tudo isso de maneira simples, sem precisar realizar grandes reformas.

Área interna

Se tiver um orçamento maior para decoração, uma dica infalível é investir em móveis de ferro forjado. Há desde bancos até alternativas que têm detalhes desse material.

fruteira de ferro forjado

São peças especiais que dão charme para a decoração, ajudando a diferenciá-la. Entre os principais móveis, destaque para mesas, cadeiras e estantes, principalmente as que são utilizadas na sala e no quarto.

Outra opção de uso do ferro forjado é em adornos e demais objetos de decoração. Dá para encontrar alternativas incríveis, como as de animais (pássaros, gatos, entre outros, de ferro forjado). Também há adornos de flores, utensílios domésticos, castiçais e outros.

Tais objetos podem ser colocados em cantos específicos do cômodo, seja para completar a decoração ou como o destaque no ambiente. Dá para apoiá-los em móveis, como mesas, estantes, racks e aparadores, ou instalá-los na parede.

divisória de ferro forjado

Onde encontrar objetos de ferro forjado para decoração?

Dá para encontrar itens de ferro forjado em lojas de decoração tradicionais ou especializadas nesse tipo de material. Outra dica é garimpar em antiquários, ou seja, lojas que vendem produtos antigos.

Também há a possibilidade de recorrer a sites que vendem produtos novos e usados. Neles, normalmente dá para encontrar móveis e objetos de decoração com preços especiais, ajudando-lhe a economizar.

Mas sempre tenha o cuidado de comprar com vendedores com boa reputação, para evitar cair em golpes. Outra dica é buscar o máximo de informações sobre o produto e dar preferência por anúncios com fotos.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário