Transforme o ambiente: Como decorar o quintal dos fundos com plantas e arvores frutíferas

Tem pessoas que esquecem, mas a decoração de um lar não envolve apenas as áreas internas! O exterior também deve ser considerado com muito carinho, afinal não adianta deixá-lo sem graça enquanto o lado de dentro está impecável, não é?

Por isso, você pode transformar seu quintal, independentemente do tamanho, em um espaço relaxante e cheio de charme, incluindo plantas e árvores frutíferas!

Veja abaixo algumas dicas, sugestões e fotos para se inspirar!

Escolha das plantas

Escolher as plantas dependerá do seu gosto pessoal, mas também deve ter em mente certos pontos importantes, como a exposição ou não ao sol, tamanho, manutenção e umidade do local.

Se a ideia é ter um quintal florido, é preciso saber que você terá que se dedicar nessa função. No entanto, se você quer plantas simples, atente-se que árvores grandes não combinam com espaços pequenos – neste caso, arbustos são muito indicados!

quintal com plantas e pequeno lago quintal com gramado, arbustos e flores quintal simples com plantas

Plantas com pouco crescimento garantem que o espaço não fique com um aspecto muito fechado. Dependendo da decoração, você pode incluir pedras decorativas para dar cor e textura.

quintal com grama sintética e pedrinhas

Mesmo com pouco espaço você pode aproveitar a jardinagem, plantando bambus decorativos e até criando um pergolado com banco para poder descansar após um dia cheio.

quintal com pergolado

Aliás, antes de plantar qualquer coisa, verifique as condições do solo, pois se a terra não é fértil, será necessário nutrir a área. Fale com um profissional da área de jardinagem para evitar que mate as plantinhas com a falta ou excesso de adubação.

Além disso, procure sempre olhar para o quintal pensando no equilíbrio entre natureza e convivência, pensando em itens que irão compor o espaço e não apenas na área verde.

Árvores frutíferas

As árvores frutíferas são incorporadas ao paisagismo contemporâneo e combinam tanto pelo visual quanto para trazer aquelas memórias de quintal da vovó à tona, não é?

Para escolher uma árvore frutífera, você deve analisar o tamanho do jardim. Grandes espaços permitem árvores como pé de manga, acerola, jabuticabeira, entre outras.

Já para pequenos espaços, a sugestão é optar pelo pé de romã, de pitanga, de acerola, cerejeira do Rio Grande, pé de limão siciliano, etc.

árvore frutífera em vaso no quintal quintal amplo quintal

Para vasos, as melhores árvores são a de jabuticaba, limão, romã, laranja kinkan, mirtilo e pitanga.

As árvores necessitam de luz por, pelo menos, seis horas por dia para darem bons frutos. E na questão da adubação, a ideal ainda é a orgânica (quatro vezes ao ano).

Dependendo do seu quintal e da árvore frutífera, saiba que as frutas com cores escuras, avermelhadas e roxas podem manchar ou sujar o piso se ele for muito branco ou de alguma tonalidade clara.

Com as dicas e fotos, agora você está preparado para transformar seu quintal, não é? Não deixe de comentar o que você tentou!

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário