Início » Dicas » Depósito para jardim e organizadores de plástico – Ideias para sua casa

Depósito para jardim e organizadores de plástico – Ideias para sua casa

 Se você gosta de mexer com jardinagem sabe que essa pode ser uma atividade que exige o manejo de vários tipos de ferramentas. Enxadas, pás grandes ou pequenas, ancinhos, vasos…Enfim, você já deve ter tido alguma dificuldade com espaço para guardar tudo isso, não é mesmo? A aquisição de um depósito para jardim ou de organizadores feitos de plástico podem ajudar, e muito, a organizar os seus utensílios.

Depósito para jardim feitos de plástico

Um “quarto da bagunça” é necessário em quase todas as casas do mundo, certo? E quando se trata de ferramentas de jardinagem eles se tornam ainda mais necessários, pois, normalmente os materiais são grandes e ocupam bastante espaço.

depósito-para-jardim

Depósitos para jardim podem ser encontrados em vários materiais e até mesmo construídos, porém são poucos os que oferecem a praticidade dos feitos em material plástico. Eles são fáceis de limpar e não exigem manutenção. 

Esse tipo de depósito costuma ser feito de polipropileno, um material extremamente resistente ao tempo. Sendo assim, preocupações com chuva, exposição solar frequente ou outras variações climáticas não afetam sua durabilidade.

Onde encontrar depósito para jardim e média de preço 

Os depósitos de plástico podem ser encontrados em lojas que trabalham com materiais para casa. Estão disponíveis em tamanhos e cores variados dependendo da sua necessidade.

O “casebre” é entregue em peças e sua montagem é relativamente fácil acompanhando o manual de instruções. Ele pode ser montado apenas por uma pessoa, mas o trabalho é mais fácil se executado por duas.  

Muitos modelos já vem com prateleiras e ganchos para ajudar na organização das ferramentas e otimizar o espaço. Também contam com uma saída de ar, permitindo que o espaço permaneça ventilado mesmo quando trancado.

Ah, e é claro que seu uso não fica restrito apenas para materiais de jardinagem. Eles podem ser usados para guardar outras coisas também, como bicicletas e outros tipos de materiais.

Agora falando de valores, essa é uma aquisição que exige um investimento alto.Para adquirir um depósito para jardim feito com esse material o valor pode variar de R$3.000,00 até R$7.000,00. O valor é alto porque o polipropileno é um material importado, então seu custo não é dos mais baratos. Por tanto, antes de pensar em investir em um depósito desses, pense bem na sua real necessidade.

Dicas para organização de depósitos de jardim

Se você não pode, ou não quer, investir em um depósito para jardim desses, sem problemas. Que tal construir um? No vídeo a seguir do canal “Casa de Verdade” você aprende como construir um depósito de ferramentas utilizando peças de compensado e telha ecológica.

Organizadores Plásticos

Além dos depósitos, organizadores de plásticos também são uma ótima alternativa para arrumar seus materiais. E o melhor de tudo, é que esses organizadores podem ser feitos reaproveitando materiais que iriam para o lixo, ou que estão esquecidos em um canto há tempos.  Ah, e esses recipientes servem para organizar as ferramentas e também o seu jardim como um todo. Confira as ideias:

Caixotes plásticos de Feira

Os caixotes de feira podem ajudar a organizar as pequenas ferramentas que utilizamos no dia-a-dia da jardinagem. Em um único caixote é possível guardar luvas, botinas, pás pequenas, regador e outros materiais. Além disso, essas caixas também podem servir para a organização dos seis canteiros. Isso mesmo, forrando com plástico é possível encher esses recipientes de terra e transformá-los em canteiros ou vasos para hortas e jardins.

Potes de Sorvete

Os potinhos de sorvete já são velhos amigos das pessoas que gostam de organização, e eles também podem ajudar no jardim ou horta. Por serem pequenos, eles tem o tamanho ideal para a organização antes da plantação. Você pode usá-los para armazenar as suas sementes, para deixar seus brotinhos de plantas crescendo antes de plantar e também para armazenar pequenas ferramentas. Enfim, são grandes parceiros de todos os anti-bagunça.

Garrafa Pet

Por fim, as maravilhosas garrafas pet!!! Quem quer plantinhas organizadas de um jeito moderno e 100% sustentável precisa conhecer todas as possibilidades que as garrafas pet oferecem. Elas podem servir como vasos de flores, para formação de brotos de plantas que irão para o solo e etc. Garrafas de plásticos são muito versáteis então, seja criativo.

Mas afinal, qual o problema em deixar as ferramentas no jardim?

Utensílios de jardinagem costumam ser fabricados com materiais como aço e ferro e podem sofrer com ferrugem ou outros tipos de danos se ficam sempre expostos no tempo. Considerando que algumas dessas ferramentas não são muito baratas o melhor é preservar sua durabilidade guardando-os em local adequado. 

Outro motivo para considerar ter um espaço apenas para guardar esses materiais é se você tem crianças em casa. Não esqueça que muitas dessas ferramentas são afiadas e podem ser perigosas caso sejam manuseadas sem o devido cuidado. E furtos também podem ser um problema. Melhor prevenir, não é mesmo?

E aí? Ficou animado para ter suas ferramentas todas organizadas e em um local próprio para elas? Ou em ter suas plantinhas todas organizadas? Então deixe um comentário contando como você já faz essa organização na sua casa, a gente quer saber 😉

 

Aline Resende
É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Comente