Dicas de decoração – Saiba como decorar o seu lar

Decorar é uma tarefa extremamente prazerosa, afinal, nada melhor que finalmente ver seu lar ganhando forma e ficando do jeito que sempre sonhou. Mas, isso não quer dizer que não dê trabalho ou exija pouco esforço.

No entanto, saiba que seguindo algumas dicas de decoração dá para montar cada canto de sua casa de maneira descomplicada, sem passar nervoso e ainda conquistar um resultado incrível.

Dicas de decoração

Quer saber como isso é possível? Então, confira aqui dicas e truques de decoração preciosos e aproveite para colocá-los em prática quando for montar sua casa ou redecorá-la!

Decoração da casa – primeiros passos

Antes de começar a decoração, é essencial adotar algumas dicas que funcionam como primeiros passos, estabelecendo alguns pontos que guiarão a montagem dos espaços. Entre os principais, destaque para:

  1. Estabeleça o orçamento disponível

Esta dica é importante porque evita o endividamento ou que o mês seja fechado no negativo. Portanto, faça as contas e defina quanto é possível gastar num primeiro momento e tente seguir esse valor à risca.

  1. Considere o estilo decorativo preferido dos moradores

Saber o estilo decorativo favorito dos moradores é fundamental para que a casa tenha a cara deles e se reconheçam em cada ambiente. Portanto, antes de comprar móveis ou acessórios, identifique o que todos gostam e tente montar uma decoração que converse com essas preferências.

Dicas de decoração

  1. Verifique o tamanho dos cômodos

Esta é uma orientação que costuma ser deixada de lado na hora de decorar ambientes. Saber o tamanho exato dos cômodos faz a diferença, porque permite se programar melhor e predefinir os locais que os móveis serão instalados, esboçando o resultado final da decoração.

Além disso, ter essa informação possibilita a compra correta de móveis, ou seja, no tamanho ideal. Assim, é possível evitar dor de cabeça com trocas ou necessidade de adaptação das peças para que caibam perfeitamente nos cômodos.

Dicas de decoração

  1. Combine praticidade e beleza

É fácil se deixar encantar por um móvel lindo, porém pouco funcional. Mas, não se deixe levar! É importante que a decoração combine praticidade e beleza, para que facilite o dia a dia dos moradores.

Portanto, antes de comprar um móvel, verifique se ele é fácil de ser instalado, higienizado e se realmente será útil na decoração. Pode parecer bobagem, mas isso faz a diferença, já que a aplicação e limpeza será descomplicada, deixando mais tempo livre para outras tarefas.

Ademais, garante-se o investimento em uma peça que ajudará a manter o ambiente mais organizado, funcional e belo, contribuindo de maneira positiva para a decoração.

Como escolher os itens da decoração

Depois de seguir os primeiros passos da decoração, é chegado o momento da compra dos itens a serem utilizados em cada ambiente. É aí que muitos entram em dúvida, afinal, como escolher essas peças? Veja, a seguir, algumas dicas para acertar nessa tarefa:

  1. Invista no mais importante

Antes de partir para as compras, faça uma lista com itens mais importantes que precisam ser adquiridos. E como saber que eles são, realmente, essenciais? Simples: tudo que os moradores utilizam no dia a dia é fundamental.

Dicas de decoração

Portanto, entram nessa lista móveis como sofá, rack para TV, cama, guarda-roupa, criado-mudo e armários para cozinha e banheiro, por exemplo. São itens que ajudarão a realizar atividades básicas e manterão os ambientes organizados.

Depois de garantir essas peças, invista em móveis acessórios, por exemplo, mesa lateral e de centro, aparador, cômoda, entre outros, bem como em acessórios (tapete, cortina e almofadas) que complementarão a decoração.

  1. Escolha uma cartela de cores

A cor é sempre uma dúvida recorrente no momento da escolha dos móveis e acessórios. Por isso, escolha uma cartela com antecedência, estabelecendo tonalidades que combinam entre si, para que o resultado visual seja mais harmônico.

Se tiver medo de escorregar na decoração, um truque infalível é investir em cores neutras, como o branco, bege, cinza, tons terrosos e preto, que combinam com tudo e são à prova de erros.

  1. Defina um estilo decorativo

Dicas de decoração

Estabelecer um estilo decorativo para inspirar a decoração da casa é sempre uma boa pedida, porque facilita a escolha de móveis e acessórios. Há vários estilos, como o clássico, contemporâneo, rústico, industrial, retrô e minimalista. Escolha seu favorito e compre os itens que sigam esse estilo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply