Como cuidar de Bromélia – 5 dicas fundamentais

Além de proporcionar alegria ao ambiente, cultivar flores e plantas em casa pode ser aquele momento de relaxamento que você tanto procura. O contato com a terra é recomendado para quem precisa aliviar o estresse!

Uma aposta são as bromélias, que são plantas bonitas e não tão difíceis de cuidar, caso você não tenha tanto tempo assim no seu dia a dia.

Elas podem ser cultivadas tanto em casa como em apartamento, adaptando-se facilmente ao ambiente. Conheça alguns dos cuidados mais importantes dessa planta.

Como cuidar de bromélia?

Em apartamentos, as bromélias combinam em vasos, mas você pode optar por esse método até se morar em casa, caso não queira deixar a planta no jardim.

bromélia

As raízes das bromélias se expandem e exigem bastante água, então é ideal que você use vasos mais pesados, como aqueles de barro, sabe? 

Ele não precisa ser muito grande, para evitar que fique excesso de umidade nas raízes, pois isso pode provocar adoecimento na planta. Independentemente da forma de plantio (vaso ou jardim), cuide para que a base das folhas não fique em contato direto com o solo, ok?

Existe a opção de bromélias aéreas, que são vendidas junto a um pedaço de madeira. Esse tipo não deve ser plantado no solo, pois só consegue sobreviver presa a outra planta, como se fosse as orquídeas.

Nesse caso, é interessante ler uma planta que se dê bem com a bromélia para deixá-las juntas.

Luminosidade e temperatura

Sobre a luminosidade, dependerá da variedade da bromélia. Algumas – aquelas com as folhas mais acinzentadas, espinhentas, avermelhadas e prateadas – gostam bastante do sol e podem ficar expostas por longos períodos.

Já as bromélias de folhas macias, verdes ou verdes mais escuras preferem sombra e menor quantidade de luz ao longo do dia. Claro que é necessário que elas peguem sol, porém não exposição o tempo todo, mas em momentos em que o sol está mais fraco, preferencialmente.

Pela temperatura, saiba que as bromélias são plantas tropicais, por isso elas gostam de temperaturas mais elevadas. Se você mora em regiões mais frias, a dica é deixar a planta dentro de casa mesmo e onde for mais quentinho.

Rega

As bromélias preferem solos mais úmidos, mas isso não é o mesmo que encharcar o solo. É essencial molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base.

Em regiões mais úmidas, a rega pode ocorrer de uma a duas vezes por semana. Por outro lado, em regiões com clima seco e durante o verão, a rega aumenta de três a quatro vezes por semana.

Em dias extremamente quentes (quando está acima dos 30ºC) e com umidade do ar mais baixa, você pode usar um borrifador para espirrar água diretamente sobre as folhas, mas não exagere – é só para manter a umidade da planta.

bromélia em vaso

Solo

As bromélias são exigentes quanto ao solo, pois gostam de alto teor de nutrientes e pH mais próximo do neutro.

É necessário adubar o solo antes de plantar a bromélia. Se for colocar a planta em um vaso, a recomendação é comprar substrato de terra.

A maioria das bromélias se dão bem com misturas de terra, areia e fibra de coco. O importante é que o substrato seja capaz de reter água para ajudar a manter a umidade que tais plantas tanto apreciam.

Para bromélias aéreas, prepare o solo da planta principal com cuidado, pois é dela que a bromélia se alimentará. Siga as mesmas dicas, mas verifique o pH e o substrato ideal da planta onde ficará fixada.

Poda e floração

Não há poda nas bromélias. É apenas indicado que você remova as folhas secas ou danificadas para que a planta fique continue se desenvolvendo.

Normalmente, as plantas mais velhas que ainda produzem mudas podem ser podadas para que se dê mais luminosidade.

Na floração, é importante saber que as bromélias florescem apenas uma vez e isso serve para gerar novos brotos. Isso significa que irão morrer em seguida. O broto é lateral e substitui a planta que irá morrer. 

As bromélias florescem apenas quando atingem a maturidade, que varia conforme a variedade. Algumas podem florescer em questão de meses, enquanto outras podem levar anos.

5 dicas fundamentais para cuidar de bromélia

bromélias

Veja 5 dicas que serão fundamentais para que as bromélias consigam crescer saudáveis:

1– Evite o uso de pesticidas e fungicidas

As plantas tendem a ser bastante resistentes a doenças e pragas, por isso não use esses produtos. Nas bromélias, é comum que apareçam lesmas e lagartas, que podem ser facilmente removidas com a mão (usando luva, obviamente) ou uma pá.

Caso a bromélia for atacada por fungos, faça uma mistura caseira de sabão de coco dissolvido em água e aplique usando uma esponja sobre as folhas para removê-los.

2– Observar a temperatura e a umidade do ar

Como plantas tropicais, você precisa ficar de olho na temperatura e na umidade do ar, tanto se a planta está dentro ou fora de casa.

Se resolveu plantá-la no jardim, faça mais regas e borrife água sobre as folhas. O melhor horário para isso é depois do pôr do sol ou no começo da manhã.

3– Cuidado para a planta não cair

Se você plantar a bromélia naqueles vasos de plástico, tome cuidado para que o vaso não caia no chão, pois a tendência de crescimento da planta pode fazer com que ele fique mais pesado.

Deixe o vaso em um local onde ele não possa cair ou virar. 

4– Coloque um pires de borda alta embaixo do vaso da bromélia

O pires será útil para sempre deixar um pouquinho de água, já que as bromélias adoram umidade. E não há preocupação com o mosquito da dengue se você optar por um pires de borda alta ou um tanque e terra com bastante matéria orgânica.

5– Faça mudanças graduais

Se você precisar mudar a bromélia de lugar, faça isso com calma, mesmo quando perceber que sua planta precisa de mais sol. 

As bromélias se adaptam aos poucos. Comece colocando a planta por um pouco mais de tempo exposta ao sol e não a coloque diretamente por um dia inteiro.

Note que as bromélias são plantas fáceis de cuidar e podem ser excelentes companhias em seu jardim ou dentro de casa. Já teve ou tem essa planta em seu lar? Comente!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário