Essas 5 dicas MUITO ÚTEIS te ajudam a escolher o melhor tapete para sua sala

Veja 5 dicas que lhe ajudarão a escolher o tapete perfeito para sua sala e complemente a decoração com uma peça incrível!

O tapete é uma peça essencial na decoração da sala. Ele oferece benefícios especiais, como a melhora e complemento da decoração, tornando o ambiente incrível.

Mas não é só isso! O tapete melhora a acústica do cômodo, portanto, contribui para se ter uma boa experiência de assistir à TV na sala. Além disso, trata-se de uma peça que torna o ambiente confortável, evitando o contato dos pés diretamente com o piso.

Quer comprar tapete, mas não sabe como escolher o melhor para sua sala? Então, continue a leitura e confira cinco dicas muito úteis que separamos para lhe ajudar nessa tarefa!

1. Escolha o formato ideal

Essas 5 dicas MUITO ÚTEIS te ajudam a escolher o melhor tapete para sua sala

Existe tapete em formato variado, o que facilita encontrar um que seja perfeito para sua sala. O tapete retangular é mais tradicional e à prova de erros.

Se sua sala for pequena, uma alternativa é o tapete quadrado, que normalmente tem medidas reduzidas e entrega um efeito parecido ao do tapete retangular.

Há, ainda, o tapete redondo e o oval. Peças com formas arredondadas tornam a decoração mais dinâmica. Além disso, elas ocupam mais espaço. Portanto, é importante considerar esse detalhe se a sala for pequena.

tapete oval na sala

Normalmente, recomenda-se o uso de tapetes arredondados para dar destaque a algum móvel, como um sofá, uma poltrona ou uma mesa. Basta colocar a peça debaixo desse móvel.

2. Atente-se ao tamanho do tapete e da sala

tapete para sala

Saber o tamanho do tapete e da sala, especificamente do local onde deseja deixar a peça, é muito importante. O motivo disso é simples: assim, poderá comprar um tapete que caiba perfeitamente no local, sem deixar a impressão de que a peça está desproporcional.

Portanto, antes de partir para a busca do tapete perfeito é importante medir a área em que deixará a peça. Quando encontrar um modelo de seu gosto, compare a medida da área com a da peça.

O ideal é que o tapete fique embaixo dos móveis, pelo menos uma parte dele, ou até cinco centímetros antes dos móveis. Tudo depende do efeito que deseja dar.

sala com tapete grande

Um detalhe importante: manter a peça embaixo dos móveis dá um efeito de amplitude para a decoração. Por isso, costuma ser a melhor alternativa para ambientes pequenos.

Ao seguir essa dica, conseguirá comprar uma peça num tamanho adequado, evitando a necessidade de troca do tapete.

3. Saiba escolher cor e estampa

tapete combinando com decoração da sala

A cor e a estampa do tapete são detalhes importantes, pois precisam estar alinhados com o restante da decoração da sala para conseguir um resultado harmônico.

No que se refere à cor, uma dica à prova de erros é escolher uma peça num tom neutro, como o bege, cinza, preto ou marrom. Essas tonalidades combinam facilmente com outras cores e são atemporais.

Se quiser um modelo colorido, aposte numa peça que tenha uma cor igual ou semelhante a outra que já aparece na decoração da sala. Assim, terá unidade visual e um melhor resultado.

tapete rosa para sala

Sobre o tapete estampado, há uma grande variedade de padronagens e o ideal é considerar o estilo decorativo da sala para escolher a melhor peça.

De maneira geral, estampas de arabescos, listras e flores são clássicas. As de formas geométricas são mais modernas.

4. Compre tapete confortável

tapete branco antiderrapante

O conforto deve ser uma das principais características da peça. Assim, será possível deixar o ambiente mais agradável, o que faz a diferença num momento de descanso.

Os tapetes com pelo alto são os mais confortáveis! Eles são macios ao toque e dão sensação de abraço. Portanto, dê preferência a eles, principalmente se morar em lugares mais frios ou durante a temporada de outono/inverno.

tapete redondo felpudo em sala

Em lugares quentes, o ideal é escolher um tapete com pelo mais curto, porque o longo aquece o ambiente. Neste caso, escolha uma peça confeccionada com material agradável ao toque, para ter o mesmo efeito de conforto.

5. Prefira a peça de manutenção fácil

tapete geométrico

O tapete é uma peça incrível, mas se tiver uma manutenção complicada pode ser que se arrependa de utilizá-lo. A manutenção é a limpeza da peça. Quanto mais simples ela for, melhor.

O ideal é que essa limpeza seja feita com aspirador de pó e produtos próprios para tapete (são encontrados facilmente em supermercados). Tenha em mente que tapetes claros podem exibir manchas com facilidade, portanto, terá de limpá-los com maior frequência.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário