Dicas para manter o guarda roupa organizado

As mulheres hão de concordar: não é fácil manter um guarda roupas organizado. Afinal, não são só roupas que a gente coloca dentro dele… são roupas, sapatos, cremes, casacos, itens de maquiagem, beleza e por aí vai. Até mesmo os homens, que não usam a grande maioria dessas coisas, não conseguem deixar o guarda roupa 100% organizado! Qual é o segredo para que nosso móvel não pareça ter saído de um filme de terror, faltando apenas um monstro emergir no meio de tanta bagunça?

Pode parecer muito clichê, e um tanto quanto óbvio, mas a maior dica para deixar o guarda roupas organizado é, justamente, investir pesado em sua organização. Ora, para que isso seja possível, não é necessário apenas boa vontade e muito desejo em deixar o quarto arrumado; é preciso também ter paciência para poder conduzir o cômodo com organização e elegância. Além disso, disciplina para manter a organização proposta é também outro grande desafio, pois de nada adianta estabelecer uma regra de organização, se, no decorrer dos dias, ela for deixada de lado.

O primeiro passo para colocar em prática um plano de organização é redefinir os espaços dentro do guarda roupa: mesmo que ele seja pequeno, com organização entre suas prateleiras e gavetas é possível guardar tudo de forma organizada. Os sapatos, por exemplo, podem ser guardados em pequenos sacos (transparentes, de preferência), ao invés de permanecerem jogados ou dentro das caixas originais – que gastam muito espaço. Esses pequenos sacos não são caros e podem ser confeccionados sob medida, até mesmo por uma costureira de bairro.

Dicas para organizar o seu guarda roupa
Dicas para organizar o seu guarda roupa

Guardar as roupas sempre dobradas de forma correta é um jeito de deixar o espaço mais organizado. Se as roupas forem muitas a dica é guardá-las dentro do móvel dobradas em forma de “rocambole”, enroladinhas, ao invés de guardá-las no quadrado tradicional com que elas são dobradas após serem passadas. Se a pessoa enrolar com cuidado e critério elas não amassam e salvam bastante espaço nas gavetas – e essa também é uma ótima dica para quem vai fazer as malas.

Outra questão importante na organização das roupas é manter aquelas peças utilizadas no dia-a-dia mais acessíveis, isso é, sempre à frente, evitando assim, aquela bagunça já esperada ao procurar pela peça de preferência. Além disso, deixar as roupas da estação vigente sempre em primeiro plano evita a desorganização causada pela busca incansável pela peça de roupa preferida. Então, nada de deixar num primeiro plano as roupas de inverno se estamos no verão.

Cremes, maquiagens e outros acessórios de beleza podem ser guardados no banheiro, livrando mais espaço no guarda roupa. No máximo coloque dentro do armário perfume e outros artigos de uso estritamente pessoal, principalmente se a casa for dividida com mais alguém. E, por fim, use e abuse dos cabides para colocar as roupas maiores ou mais pesadas, que não podem ser guardadas dobradas nos armários. E, para deixar tudo ainda mais organizado, colocar as roupas nos cabides em escala crescente de cores também pode ser uma boa opção.

Se você possui mais alguma dica de organização de guarda roupa, participe do blog deixando um comentário abaixo. Sua participação pode servir de inspiração para as pessoas que estão criando coragem para iniciar uma verdadeira revolução no guarda roupa.

Deixe seu comentário