Início » Dicas » Dicas para montar o quarto do bebe com segurança

Dicas para montar o quarto do bebe com segurança

Você quer um quarto lindo para o seu bebê, mas precisa se lembrar de um detalhe fundamental: o ambiente também precisa ser seguro, aconchegante e funcional.

Afinal, como conseguir esses resultados no quarto infantil? Há algumas dicas especiais para obtê-los! Confira aqui quais são elas e garanta um ambiente belo e com segurança para o bebê!

Como escolher o cômodo para o quarto infantil?

É importante que quarto do bebê seja montado num cômodo calmo e longe de ruídos, o que proporcionará melhor descanso e um ambiente agradável para a criança.

Ademais, esse cômodo deve ser iluminado, sobretudo pela luz natural, e arejado, com boa circulação de ar. Outro cuidado é optar por um quarto com espaço suficiente para transitar com o bebê no colo, sempre com segurança.

baby5
Monte o quarto infantil com antecedência

Quando o cômodo é planejado com antecedência, é mais fácil atentar aos detalhes e evitar situações que podem comprometer a saúde do bebê, como o cheiro de tinta, cola ou qualquer outro material possa causar alergia.

Por isso, faça eventuais reformas no quarto preferencialmente ainda no segundo trimestre de gestação. Neste mesmo período, comece as pesquisas pelos móveis para quarto do bebê.

Caso compre pela internet, solicite com antecedência, também ainda no segundo trimestre da gravidez, pois algumas lojas pedem mais de 30 dias para a entrega dos produtos.

Saiba aproveitar melhor o espaço do quarto do bebê

Seja realista. No ambiente deverá caber tudo o que o bebê precisa (veja aqui dicas fundamentais para montar o quarto), sem ficar apertado ou exagerado na decoração.

Por isso, evite excessos e compre móveis fundamentais ao quarto infantil. Isso deixará mais área livre para circulação, possibilitando que os pais transitem pelo quarto com a criança no colo com maior facilidade, minimizando o risco de acidentes.

Para não ter erros, tire as medidas do quarto (largura e altura das paredes), pesquise modelos e tamanhos que lhe agrade mais e confira se todos os móveis caberão no ambiente.

Ao instalar os móveis, procure deixar a área central do quarto livre, o que aumentará o espaço disponível para uso e circulação, tornando o ambiente mais seguro possível, e deixe móveis próximos aos outros, para evitar longas caminhadas com o bebê no colo.

berços certificados - segurança

Não abra mão da qualidade dos móveis infantis

Móveis de qualidade fazem toda a diferença. O motivo é simples: eles são mais resistentes e, portanto, com menor risco de danos, o que pode provocar acidentes, principalmente quando em uso.

Ademais, móveis para quarto infantil de qualidade duram por mais tempo e não exigem constantes gastos com manutenção, reparos ou trocas, ajudando os pais a economizar.

Escolhendo o berço 

Tenha em mente que o bebê utilizará o berço por aproximadamente dois anos, até o período em que irá dormir numa cama ou minicama apropriada ao seu desenvolvimento.

Atualmente, por medidas de segurança, é necessário que o berço seja certificado pelo Inmetro. Por isso, antes de fechar a compra verifique se o modelo escolhido cumpre essa exigência, garantindo a segurança do móvel.

Há, ainda, algumas recomendações importantes na hora da escolha do berço. Saiba, a seguir, quais são elas:

  • A distância entre as grades do berço deverá ter entre 4,5cm a 6,5cm, pois assim não haverá risco de prender a cabeça, os ombros ou as mãos do bebê;
  • Caso o berço tenha rodízios nos pés, no mínimo dois deles deverão ter travas ou serem fixos;
  • O espaço entre a lateral do berço e o estrado não deverá ultrapassar 2,5cm;
  • O vão no estrado entre uma ripa e outra não poderá ser maior que 6cm, para evitar que braços e pernas fiquem presos;
  • Caso o berço possua partes em tela, os vãos dos buraquinhos da tela não poderão ultrapassar 7mm, assim como furos dos parafusos não poderão ser maiores que 7mm, evitando que dedinhos se prendam;
  • Verifique o colchão que acompanha o berço. É essencial que se encaixe perfeitamente no berço, sem sobrar ou faltar medidas.

baby4
Escolhendo a cômoda / trocador

Até o seu filho deixar as fraldas, estima-se que você terá trocado mais de 2000 fraldas sujas, considerando que ele as use até aproximadamente um ano de idade.

Com base nisso, é importante ter um lugar adequado para trocar seu bebê, e nada mais prático e econômico que utilizar a cômoda do quarto como base para o trocador de fraldas.

Em geral, as cômodas são grandes, então é possível utilizar um cesto com os acessórios de troca das fraldas apoiado sobre elas, facilitando o acesso a esses itens.

Também dá para deixar uma gaveta do cômodo destinada a esses acessórios, dispensando o cesto, ocupando em cima somente o trocador. Demais gavetas podem ser usadas para os sapatos, as roupas e outros acessórios do seu bebê.

baby3

Opte por um móvel sólido e firme, que não tenha pontas ou farpas aparentes, ou seja, com um ótimo acabamento. O móvel tem de ser resistente, para aguentar o peso da criança, sem correr o risco de virar ou soltar partes.
Lembre-se, ainda, de conferir se a tinta utilizada na cômoda é atóxica, para minimizar as chances de possíveis acidentes quando seu bebê começar a engatinhar.

Tenha sempre em mente a praticidade, o conforto e a segurança do seu bebê na hora de escolher todo e qualquer mobiliário do quarto infantil!

Comente