Início » Para sua Casa » Como montar um home office em sua casa ou apartamento; detalhes que você PRECISA considerar

Como montar um home office em sua casa ou apartamento; detalhes que você PRECISA considerar

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos familiares, amigos ou conhecidos que estão em home office, o famoso trabalho remoto – cenário que se tornou ainda mais popular por causa da pandemia.

No entanto, trabalhar em casa exige comprometimento e disciplina, além de ter um espaço apropriado para garantir produtividade. 

Se você deseja montar seu home office, mas está em dúvida sobre como é possível fazer isso de maneira prática e sem estresse, continue lendo. Aqui estão os detalhes e sugestões que você precisa considerar!

O que considerar na hora de montar um home office?

mulher em home office

É meio óbvio: montar um home office vai muito além de apoiar seu notebook em cima da mesa da sala de estar ou da cozinha e começar os trabalhos.

Existem alguns pontos importantes que não podem ser ignorados para que o seu espaço ofereça diversos benefícios tanto para sua função quanto para sua saúde.

Tamanho e tranquilidade do ambiente

Um ponto fundamental para montar seu home office é o tamanho do espaço, afinal ele precisa ser suficiente para abrigar os equipamentos e itens relacionados ao seu trabalho. O objetivo é que nada fique entulhado ou atrapalhe a sua circulação.

Procure ter uma parede livre para acomodar a mesa e deixar os acessórios do cotidiano disponíveis, assim você consegue os acessar com praticidade e facilidade.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

E não basta isso, o ambiente para seu home office precisa ser tranquilo, ou seja, ele não pode ser barulhento, pois você não será capaz de se concentrar para realizar suas tarefas.

Home office precisa de iluminação

O cômodo onde você terá seu home office precisa ser bem iluminado. De preferência, tenha a mesa de trabalho perto da janela.

A luz natural é uma excelente aliada para a produtividade, pois consegue aumentar a motivação e disposição. Imagine-se em um ambiente com uma iluminação mal planejada: você provavelmente sentirá dificuldades em se concentrar, além de sofrer de preguiça e sono.

E não esqueça de focar na iluminação artificial: use pontos de luz ou luminárias. Você pode ter uma luminária ajustável de mesa, que é uma opção barata e bastante prática, por exemplo.

Outro detalhe que ajuda a deixar o ambiente mais iluminado é a cor das paredes: escolha cores neutras, pois elas rebatem e refletem a luz de maneira mais eficiente.

Atente-se para a posição do sol durante o dia

Preste atenção na posição do sol e na forma como ele é refletido dentro do cômodo onde pretende montar seu home office. 

A razão é simples: a luz solar afetará a forma que você trabalha e isso influencia na sua produtividade. 

A incidência dos raios solares será mais intensa em determinados horários dentro do seu espaço, o que lhe ajuda a mudar o que for possível na mobília e decoração para evitar incômodos.

Dê atenção à ergonomia

Claramente, o local onde você terá sua rotina diária de tarefas precisa atender todas as suas necessidades. Para isso, pense em tudo o que você precisa, focando no essencial para que ela mantenha seu bem-estar.

Em primeiro lugar, escolha uma mesa de um tamanho apropriado – ela precisa acolher seu computador ou notebook, assim como itens variados de papelaria, por exemplo.

Segundo, uma cadeira ergonômica que ajuda a manter a postura e não prejudica a saúde: os pés precisam ficar firmemente apoiados no chão ou em um suporte específico. Aliás, use um mouse pad com descanso para o pulso (o antebraço precisa estar em posição paralela ao chão) e apoio para os pés, o que evitará dores.

A tela do computador ou notebook também exige atenção: deixa-a posicionada na altura dos olhos.

Tenha espaço para organização

Mesmo trabalhando em casa, não há desculpas para ser desorganizado. Um local muito bem organizado melhora a produtividade e a concentração, pois não existem vários elementos que lhe tirem a atenção durante suas atividades.

Logo, procure opções de móveis que armazenem seus documentos, anotações ou itens diversos, como é o caso de baús, gaveteiros e caixas organizadores – são três opções super acessíveis.

Você pode ainda ter prateleiras e estantes, caso tenha espaço disponível. Nesses móveis, pode-se aproveitar para fazer uma decoração simples.

Home office precisa ser funcional

Quanto mais funcional for o home office, melhor. Portanto, pense na funcionalidade e praticidade desse local.

A dica é que você separe os objetos necessários para suas horas de serviço sem que seja necessário ficar saindo do cômodo toda hora, ok? Isso porque mesmo poucos minutos de distração podem afetar o seu rendimento. 

O mesmo vale para lanchinhos, garrafa de água, uma lixeira para o descarte de rascunhos ou anotações, entre outros detalhes.

Certifique-se de estar em um local onde possa fechar a porta para garantir privacidade e manter o isolamento acústico.

Dê vida ao ambiente home office

O trabalho home office é solitário de certa forma, por isso a inserção de plantas em seu espaço pode ser extremamente útil. E mais: as plantinhas trazem vivacidade, ajudam a purificar o ar e até aumentam o seu bem-estar.

Escolha espécies resistentes, como cactos e suculentas – se não tiver muito espaço, pode colocá-las em um canto da mesa ou ainda sobre uma prateleira. 

Dependendo da planta e da temperatura do ambiente, você pode colocá-las próximas das janelas ou portas para que elas respirem e fiquem sempre saudáveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário