Iluminação Natural – Dicas para a luz do sol invadir a sua casa (e a importância disso)

Se tem algo deprimente é ter uma casa escura, não é mesmo? Infelizmente, pode ser algo até comum hoje em dia, afinal são áreas mal dimensionadas, espaços afetados por construções vizinhas que interferem na exposição do sol, janelas pequenas demais, entre outros fatores.

Caso você não saiba, a iluminação é extremamente importante para você e para seu lar. Por isso, conheça aqui algumas dicas que vão ajudar você a mudar sua casa para melhor em relação a esse quesito.

Importância da iluminação natural

ambiente com boa iluminação natural

É claro que é normal que em alguns períodos do dia a sua casa não receba muita luz solar. E sobre isso não podemos fazer muito. No entanto, para os imóveis construídos à sombra, é necessário dar uma forcinha para o sol entrar.

A iluminação natural é muito mais vantajosa do que a artificial, afinal o sol é fonte natural de vitamina D – essencial para a saúde dos ossos e a síntese do cálcio que nós consumimos nos alimentos.

casa com boa iluminação natural

Além disso, o sol impõe menos esforços visuais para o olho humano. Outro benefício é a marcação do ritmo biológico, estabelecendo o padrão de sono – algo necessário para o psicológico do indivíduo.

Entre as outras vantagens, pode-se destacar que o sol desencadeia o processo de produção de endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar.

E claro: a iluminação natural é gratuita e isso é algo a se contar e muito quando vemos a conta de energia elétrica, não é?

Dicas para ter mais iluminação natural em casa

Existem muitos detalhes que podem ajudar na inserção da iluminação natural dentro de seu lar. Veja abaixo alguns deles:

Cores claras

Você sabia que as cores claras nos móveis e demais itens da casa servem como rebatedores de luz?

Isso porque elas dão a sensação de que você está realmente aproveitando melhor a luz natural. Por outro lado, cores escuras concentram mais luz para si mesmas, evitando que ela se propague e deixando a casa mais abafada.

cores claras e iluminação natural

Não deixe as janelas sujas/embaçadas

Vidros embaçados, sujos, com marcas de tintas ou outras imperfeições podem deixar a casa menos arejada, afinal impedem a entrada da iluminação natural.

Procure manter a limpeza das janelas, ok?

Quanto mais transparentes forem os vidros, melhor. Tire o pó todas as semanas e uma vez por mês faça uma limpeza mais profunda.

Cortinas influenciam na iluminação natural

Cortinas pesadas e tecidos escuros devem estar fora de cogitação. 

Escolha tecidos finos e cores claras, especialmente para os ambientes da sala e dos quartos. A recomendação de tecidos vai para voil, seda, renda, linho ou organza. 

De cores, opte por bege, cru, off-white, gelo ou branco.

quarto com boa iluminação natural

Instale espelhos e claraboias

Os espelhos não são apenas itens para decoração – eles podem deixar a casa mais iluminada também!

Coloque-os em locais estratégicos, em frente às janelas. Essa ideia é ainda mais bacana se a vista lá fora for bonita! Caso não goste de espelhos, pode usar móveis espelhados, tanto em tons metálicos como materiais polidos (como os móveis de madeira laqueados).

Já falando das claraboias (as aberturas no teto), geralmente elas são utilizadas em locais onde não há janelas, como é o caso de banheiros, closets e corredores. Nada impede de ser instalada em outros ambientes.

Na realidade, elas são instaladas ainda na época em que se está construindo a casa, ok?

claraboia em quarto

Aposte nessas dicas para melhorar a iluminação natural de sua casa, sempre focando também em mantê-la fresca – aposte na presença de plantas para notar a diferença – e cuide da posição dos móveis para não deixá-los nas passagens de luz. 

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário